Como fazer cuscuz de couve-flor

Como fazer cuscuz de couve-flor

O cuscuz é um prato tradicional marroquino feito de pequenos grãos de sêmola. Permite preparações múltiplas, em grande parte porque o sabor em si é relativamente insosso. O que o torna delicioso são os outros ingredientes e condimentos adicionados a ele. Um dos ingredientes que não podemos levar com a sêmola é o trigo. Para celíacos e pessoas com intolerância ao glúten, o que é perigoso. Felizmente, existe uma maneira de as pessoas comerem um prato com cuscuz sem usar trigo. Esta é a criação de uma aproximação usando ingredientes sem glúten. Fazemos exatamente isso com esta receita fácil sem trigo no como fazer cuscuz de couve-flor.

4 jantares dificuldade baixa
Ingredientes:
Você também pode estar interessado em: Como fazer macarrão de trigo sarraceno
Passos a seguir:

1. Para fazer um cuscuz de couve-flor com vegetais, a primeira coisa que precisamos fazer é transformar os floretes da couve-flor em pedaços do tamanho de grãos. Essas peças são a alternativa ao cuscuz. Para fazer isso, primeiro precisamos cortar o caule central da couve-flor, bem como todas as folhas e sua base. Em seguida, cortamos as florzinhas em pedaços individuais.

Como fazer cuscuz de couve-flor - Etapa 1

2. Depois que as hastes são removidas, você tem duas opções:

  1. Rale a couve-flor à mão.
  2. Use um processador de alimentos.

Embora quebrar a couve-flor com um processador de alimentos seja fácil, nem sempre é melhor. Uma vez que podemos facilmente cortar a couve-flor muito fina com um processador de alimentos, ralar a couve-flor com a mão pode nos ajudar a obter o tamanho que queremos mais facilmente. Quando terminar, adicione um pouco de sal e polvilhe com o suco de limão. Mantenha-os de lado até que o resto dos ingredientes estejam prontos.

Como fazer cuscuz de couve-flor - Etapa 2

3. Agora é a hora de pique os vegetais que vai acompanhar a couve-flor. Descasque e corte a cebola, a cenoura, a abobrinha e o pimentão em pedaços pequenos. Pique também algumas folhas de salsa e as folhas de coentro. Coloque todos em uma tigela separada para quando for a hora de adicioná-los ao cuscuz de couve-flor.

Como fazer cuscuz de couve-flor - Etapa 3

4. Com todos os ingredientes prontos para uso, a próxima etapa é cozinhe os grãos da couve-flor. A melhor maneira de fazer isso é no vapor (em uma panela com peneira) ou em um vaporizador. Outra opção é fervê-los levemente em uma panela no fogão, ou no micro-ondas. É muito importante que você faça isso por apenas alguns minutos para que os grãos fiquem soltos, mas inteiros, sem se despedaçar.

Como fazer cuscuz de couve-flor - Etapa 4

5. Assim que o cuscuz de couve-flor estiver cozido, escorra muito bem (se você cozinhou em água) e reserve. Coloque um fiozinho de azeite em uma panela e cozinhe o vegetais preparados (cebola, abobrinha, pimenta e cenoura).

Como fazer cuscuz de couve-flor - Etapa 5

6. Enquanto os vegetais estão cozinhando, adicione as especiarias ao seu gosto. Não deve faltar pimenta do reino moída na hora, curry, gengibre em pó e cominho. Mexa com uma colher de pau para que os vegetais fiquem impregnados com o aroma de especiarias.

7. Quando os vegetais estiverem prontos, misture com os grãos de couve-flor. Em seguida, adicione o restante dos temperos, incorporando a salsa picada e os coentros. Prove o resultado final, caso seja necessário retificar ou adicionar mais algum tempero. Sirva e saboreie o cuscuz de couve-flor com legumes.

Agora você sabe fazer cuscuz de couve-flor, mas já experimentou outras receitas semelhantes?

Como fazer cuscuz de couve-flor - Etapa 7

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como fazer cuscuz de couve-flor, nós recomendamos que você visite nosso Receitas categoria.

Pontas
  • A couve-flor e o cuscuz de vegetais podem usar os vegetais de sua preferência (portanto, remova qualquer ingrediente de que não goste). Berinjela, abóbora, pimentão verde, pepino e muito mais também são ingredientes possíveis.
  • Lembre-se que você pode enriquecer este prato com um toque pessoal. Por exemplo, adicione algumas groselhas para fornecer uma nuance rica de doçura, alguns pinhões ou mesmo alguns legumes, como feijão ou grão de bico cozido.
  • Se você gosta do aroma intenso de menta, pode usar no lugar da salsa e se quiser colocar algumas gotas de molho de soja no cuscuz, faça-o, mas tome cuidado para compensar com sal.
  • Ao cozinhar (ou vaporizar) os grãos da couve-flor, tente adicionar alguns aromáticos e temperos à água do cozimento, como alho-poró, um pedaço de aipo ou algumas folhas de louro. Assim a couve-flor fica ainda mais saborosa.