Sintomas de um sensor de posição do acelerador ruim

O sensor de posição do acelerador, ou TPS, é responsável por transmitir informações sobre a posição do acelerador para o ECM ou Módulo de Controle Eletrônico. Ele contém uma série de peças mecânicas que podem ser danificadas e desgastadas com o tempo e uso. Nestes casos, será necessária uma reparação ou substituição imediata. Um sensor de posição do acelerador defeituoso começa a funcionar mal e retransmite dados errados para o sistema automatizado do seu carro. Como resultado, geralmente leva a uma baixa eficiência de combustível. Saber os sinais de um sensor de posição do acelerador ruim ajudará a diagnosticar rapidamente o problema e fazer as alterações necessárias a tempo. Leia este artigo para saber sobre o sintomas de um sensor de posição do acelerador ruim então você pode fazer exatamente isso.
Importância de um bom TPS
O sensor de posição do acelerador detecta a posição do seu acelerador (às vezes conhecido como acelerador ou acelerador) e envia suas informações para a unidade de controle do motor do seu carro. Aqui, esta informação é usada para controlar o corpo do acelerador que faz parte integrante da unidade de admissão de ar. Se o seu sensor não estiver funcionando corretamente, o motor interpretará erroneamente a proporção do ar e do combustível em seu veículo e o carro parará de correr suavemente. É por isso que é importante manter seu TPS em boas condições de funcionamento, pois garante que seu veículo aproveite ao máximo o combustível que usa.
Sintomas a procurar
Luz de serviço ligada
Esta é talvez a primeira coisa que você notará em seu veículo. Embora luzes de serviço pode indicar uma série de problemas com o seu veículo, isso pode significar um TPS com defeito. Tente descobrir por que sua luz de serviço está acesa. Se for devido a um TPS ruim, é aconselhável levar seu carro imediatamente ao mecânico. Ele confirmará o problema e tomará as melhores medidas para resolvê-lo profissionalmente.
Diagnóstico no multímetro digital
Sensores de posição do acelerador geralmente terão três fios saindo dele. O primeiro é para tensão de referência constante, o segundo é para o aterramento e o terceiro é para a saída do sensor no meio. Conecte o fio terra com o terra da bateria e ligue a chave. Quando você testa os fios, deve obter uma voltagem constante de cerca de 5 volts. Se não, então definitivamente há algum problema com o sensor de posição do acelerador.
Aceleração tardia
Um dos sinais certos de um sensor de posição do acelerador ruim é um ligeiro atraso na aceleração do seu carro. Quando você pressiona o pedal do acelerador, o carro deve acelere imediatamente. Se houver um atraso entre essas ações, você deve levar seu carro ao mecânico. Além disso, se você notar um pouco tropeçar em seu veículo enquanto acelera, então o TPS ruim é certamente uma razão possível para.
Parada inesperada
Outro sinal claro de um TPS ruim é parada inesperada, não importa se você está dirigindo o carro ou em ponto morto. A paralisação também pode ser um sinal de alguns outros problemas, mas se você notar isso junto com os outros sintomas descritos aqui, poderá relacioná-lo diretamente ao sensor de posição do acelerador ruim. TPS ruim pode fornecer informações erradas ao motor, fazendo com que ele pare sem qualquer aviso. Se o problema persistir e ocorrer com frequência, você não terá outra opção a não ser substituir o sensor.
Dirigibilidade problemática
Os sensores de posição do acelerador recebem a maior parte do desgaste na parte estreita de seu resistor crescente. Esta é a parte onde a corrente encontra a maior parte da resistência. Movimentos bruscos enquanto acelerando é um sintoma clássico de um sensor de posição do acelerador ruim. Um TPS defeituoso resultará em conexão mecânica instável em vez de falha total. Devido a essa informação falsa, o computador detectará que você está frequentemente fechando e abrindo o acelerador, mesmo que não esteja fazendo isso. O sensor de oxigênio indicará a proporção errada de ar-combustível para o computador e não será capaz de se ajustar ao fornecimento de combustível rápido o suficiente. Como resultado, você notará flutuações rápidas durante a marcha lenta e uma espécie de gagueira ao acelerar.

Aumento automático de velocidade
Se você notar que a velocidade do seu carro aumenta automaticamente por conta própria, especialmente quando você o dirige em uma rodovia, você deve considerar imediatamente levá-lo a um mecânico profissional. Isso pode ser um sinal de um mau TPS e pode levar a situações perigosas na estrada. Isso acontece porque a válvula borboleta presente em seu acelerador fecha e abre repentinamente quando você pressiona o acelerador com mais força.
Isso acontece porque o sensor não é capaz de detectar a posição fechada do acelerador. Você também pode notar um movimento de sacudidela e contração no seu carro quando você acelera. Um sensor de posição do acelerador defeituoso não será capaz de fornecer informações adequadas ao computador de bordo, devido ao qual ele não detectará o desempenho do motor no nível ótimo. Na falta de uma entrada adequada, o motor funcionará erraticamente e impedirá que o carro funcione suavemente.
Leitura de saída defeituosa
Em marcha lenta, a leitura de saída do seu carro deve ser inferior a 5% de sua tensão de referência e mais de 90% quando o acelerador está totalmente aberto. Então, se você vir uma referência de 5 volts, você deve obtê-la como 0.25 em marcha lenta e acima de 4.5 no máximo acelerador. Vire lentamente para frente e para trás e verifique se a tensão permanece estável nessas posições. Se os números ou o medidor pularem rapidamente, é uma indicação de um TPS ruim. Da mesma forma, se a tensão de saída estiver acima de 5% em marcha lenta e abaixo de 90% em totalmente aberta, então é um sintoma comum de um sensor de posição do acelerador com defeito.
Códigos particulares
O sistema de computador do seu carro irá identificar um problema incorreto com o seu TPS e enviar um código para notificar o motorista. Existem tantos códigos para indicar um sensor de posição do acelerador ruim, variando de 120 a 229. Se você receber qualquer um desses códigos de autodiagnóstico, pode ter certeza de que algo está errado com o seu TPS. Muitos leitores modernos podem monitorar a posição do acelerador do seu carro em tempo real enquanto o motor está funcionando. Ele pode detectar o circuito do sensor flutuando rapidamente e exibirá quaisquer mudanças na tensão. Um scanner pode atualizar suas leituras a cada 0.1 segundo e este tempo é suficiente para monitorar qualquer flutuações de tensão.
Dificuldade em mudar de marcha
Se o sensor de posição do acelerador não estiver funcionando corretamente, ele não relatará a posição do acelerador. Como resultado, você achará difícil mudar de marcha enquanto desacelera ou acelera. Embora isso também possa ser um sinal de sistema de transmissão defeituoso, você pode ter certeza de um TPS ruim se estiver junto com outros sinais também.
Conclusão
Se você deseja identificar um sensor de posição do acelerador problemático, há mais de uma maneira de descobri-lo. Usando um multímetro é uma maneira segura de determinar o problema, mas o processo pode ficar um pouco complicado. Um sintoma também pode ser um sinal de vários outros problemas. Resumimos algumas das maneiras mais fáceis e seguras de diagnosticar problemas relacionados ao TPS. Você pode até usar uma ferramenta de escaneamento automotivo para exibir um fluxo de dados com o qual você pode identificar o problema e resolvê-lo por um profissional.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Sintomas de um sensor de posição do acelerador ruim, nós recomendamos que você visite nosso Manutenção e conserto de automóveis categoria.