Qual é a diferença entre açúcar e adoçantes?

Qual é a diferença entre açúcar e adoçantes?

Os adoçantes, assim como o próprio açúcar, fazem parte de nossa dieta diária. Muitas pessoas optam por consumi-los em vez de açúcares naturais - seja para razões dietéticas ou de saúde, ou apenas por simples preferência. Mesmo se não tomarmos adoçantes de propósito, eles ainda estão incluídos em muitas sobremesas ou outros alimentos prontos que compramos, então devemos estar atentos ao que estamos comendo.

Além da relação com a dieta, qual é a diferença entre açúcar e adoçantes? Aqui em nós vamos explicar as características de cada produto e o que os distingue.

Você também pode estar interessado em: Como substituir o açúcar por adoçante

O que é açúcar?

Açúcar é um adoçante natural que deriva de produtos diferentes. Existem mais tipos de açúcar do que a maioria das pessoas sabe - dê uma olhada nesta lista:

  • A sacarose, ou açúcar de mesa comum, deriva da cana-de-açúcar.
  • A frutose é encontrada em frutas.
  • A maltose é encontrada no trigo e em cereais à base de trigo.
  • Lactose, galactose e glicose também são encontradas na alimentação diária, como leite ou vegetais.

Só porque o açúcar é natural e vem de alimentos que os humanos sempre consumiram, não significa necessariamente que seja bom para o seu corpo, por definição. Embora seja verdade que o açúcar fornece ao seu corpo uma quantidade significativa de energia e calorias de que necessita, o consumo excessivo de açúcar pode causar ingestão excessiva de calorias e outros vários problemas de saúde.

Além disso, o diferentes tipos de açúcar não são igualmente saudáveis. O açúcar branco refinado, por exemplo, tem maior teor calórico e já passou por processos industriais. O açúcar mascavo, por outro lado, é um pouco mais diluído e inclui minerais; portanto, é mais saudável.

O que são adoçantes?

Adoçantes, ao contrário do açúcar, não vêm da natureza. Em vez disso, eles são fabricado quimicamente para adoçar produtos com teor calórico zero ou mínimo. Alguns tipos de adoçantes incluem sorbitol, manitol e xilitol.

Além de ser um forma de baixo teor calórico de adoçar alimentos, esses produtos também são usados ​​para conservar alimentos, para fermentar pão e farinha e para manter o frescor de certos produtos. Eles são frequentemente usados ​​na produção de produtos dietéticos, que são adequados para diabéticos ou pessoas que não consomem açúcar por escolha.

Apesar de não ser rico em calorias, muito se tem discutido sobre os efeitos do consumo excessivo ou a longo prazo no corpo. É um produto químico e, como tal, muita controvérsia cerca seu uso.

Qual é a diferença entre açúcar e adoçantes?

As explicações acima, então, estabelecem claramente algumas das principais diferenças entre açúcar e adoçantes:

  • O açúcar vem de alimentos e produtos naturais, enquanto os adoçantes são produzidos quimicamente.
  • O açúcar adoça, mas também fornece energia e calorias, enquanto os adoçantes têm apenas o efeito adoçante e fornecem menos da metade das calorias encontradas no açúcar.
  • O açúcar é absorvido rapidamente pelo corpo, servindo como fonte de energia, enquanto os adoçantes são absorvidos mais lentamente e não fornecem energia.
  • O consumo excessivo de açúcar pode causar doenças como obesidade, diabetes tipo 2 ou hipertensão. Adoçantes são regularmente usados ​​como substitutos do açúcar para pessoas que não podem consumir açúcar por motivos de saúde ou dietéticos, mas seu abuso também causa problemas intestinais, como diarreia e problemas estomacais.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Qual é a diferença entre açúcar e adoçantes?, nós recomendamos que você visite nosso Comida & bebida categoria.