A diferença entre desenvolvimento indireto e direto

A diferença entre desenvolvimento indireto e direto

Desenvolvimento refere-se à progressão de um ser vivo desde os estágios iniciais de vida até maturação. Este é o processo pelo qual todos os órgãos, tecidos e partes do corpo produzem e crescem. O desenvolvimento inclui todas as fases da vida, incluindo crescimento, diferenciações e morfogênese. Envolve todas as mudanças progressivas na forma, tamanho, função e estrutura durante a vida de um organismo. Todos os seres vivos passam por desenvolvimento, incluindo humanos, animais, insetos, plantas, microrganismos, seres aquáticos e outros. De acordo com as ciências da biologia, existem dois tipos de desenvolvimento pelos quais passam diferentes seres vivos, direto e indireto. Neste artigo, vamos entender a diferença entre o desenvolvimento indireto e direto.

Você também pode estar interessado em: Quando você usa a palavra quem em vez de quem?

Como determinar o desenvolvimento direto e indireto

O desenvolvimento direto e indireto descreveu diversos processos pelos quais um organismo passa durante seu processo de desenvolvimento. Isso geralmente inclui seu nascimento, maturidade de crescimento, envelhecimento e morte. O desenvolvimento de um organismo começa com um fertilização do ovo. Se passará por um desenvolvimento direto ou indireto, será determinado por sua progressão ao longo da vida. Como um recém-nascido atinge a maturidade sexual é completamente diferente em ambos os processos.

Assim que ocorre a fertilização do óvulo, a célula começa a se dividir, fazendo com que as células se repliquem e se especializem em zigoto. Diferenciação ou especialização das células é motivado pelos genes que são transcritos, traduzidos ou ativados. As células também podem ser diferentes devido a produtos químicos externos, como poluentes, álcool e outros. A rica gema de ovo carregada de proteínas e gorduras nutre o organismo dentro do ovo. O tamanho da gema depende muito se o organismo terá desenvolvimento direto ou indireto.

Desenvolvimento direto

No nascimento

Se um ser vivo depois de emergir do ovo ou após o nascimento se assemelhar muito ao seu adulto, então terá um desenvolvimento direto. Os recém-nascidos parecem adultos em miniatura, mas com muito poucas pequenas diferenças. Esses organismos não passam por qualquer metamorfose ou estágio larval. Mas isso não significa que não haverá diferenças entre um recém-nascido e um adulto. Uma mudança óbvia que acontecerá seria o aumento do tamanho.

Taxa de crescimento

No desenvolvimento direto, a taxa de crescimento é mais alta durante o primeiros estágios da vida, desacelera na puberdade e cessa completamente quando o organismo atinge a idade adulta. Existem vários fatores que afetam o seu desenvolvimento, incluindo fatores internos e externos. Fatores internos incluem hormônios que pode levar a condições como nanismo se for baixo ou gigantismo se for alto.

Maturidade sexual

A maturidade sexual é uma das mudanças mais significativas que um organismo atinge durante o desenvolvimento direto. Eles alcançam este estágio após uma série de etapas e ação de vários hormônios. As partes de suporte de seu sistema reprodutivo permanecem inativas por um longo tempo após o nascimento. À medida que se aproximam da idade adulta, seus hormônios hipofisários e gonadais entram em ação e causam seus órgãos sexuais desenvolver totalmente.

Sistema reprodutivo masculino e feminino

Nas mulheres, o hormônio que estimula os folículos faz com que os oócitos e folículos cresçam. Seu hormônio luteinizante estimula essas células a produzirem estrogênio, o hormônio sexual feminino que causa o desenvolvimento no útero, nas glândulas de leite e em outras características relacionadas ao sexo feminino. Nos homens, os hormônios hipofisários fazem com que os testículos comecem a produzir esperma e androgênio secreto, o hormônio sexual masculino. O hormônio luteinizante é mais ativo nos homens, pois causa a secreção de andrógenos e a espermatogênese ao mesmo tempo. Andrógeno ajuda no desenvolvimento do pênis, aparecimento de crescimento de cabelo masculino e outras características relacionadas ao homem durante a puberdade.

Envelhecimento e morte

Um organismo atinge a maturidade total e se desenvolve completamente quando é capaz de realizar a atividade sexual e reproduzir descendência. Para muitos seres vivos, isso também marca o fim da vida. Por exemplo, as fêmeas de alguns animais morrem após botar ovos e alguns machos morrem ainda mais cedo, logo após a cópula. Aranhas fêmeas e alguns outros organismos comem seus machos imediatamente após o acasalamento. Muitas mariposas, enguias e salmões também morrem após um único ato sexual. O declínio na capacidade aumenta com a idade na maioria dos mamíferos, mas muitos animais permanecem em suas habilidades máximas mesmo na velhice. Uma vez que muitos organismos morrem após a atividade sexual, sua morte é rápida e não é seguida por velhice e deterioração.

Regressão

Em outros organismos, a capacidade reprodutiva não termina com um único ato de produção. Eles permanecem vivos e são capazes de se reproduzir repetidamente. Certos organismos, como peixes, répteis, invertebrados, moluscos e anfíbios, continuam a crescer depois de produzir descendentes. Mas com eles, a atividade sexual tende a cessar com a idade, como nos humanos. Este tipo de desenvolvimento é chamado de desenvolvimento regressivo.

A diferença entre desenvolvimento indireto e direto - desenvolvimento direto

Desenvolvimento indireto

No nascimento

No desenvolvimento indireto, um ovo fertilizado é dividido várias vezes para produzir blástula, uma bola de células ciliadas e ocas. Esta blástula forma um intestino primitivo por invaginante em uma extremidade e as células continuam se dividindo para formar a gástrula, um embrião de dupla camada. O buraco onde o intestino se abre será seu futuro ânus, e a boca estará na extremidade oposta. Bolsas subdivididas se desenvolvem a partir do intestino e formam a cavidade corporal do organismo.

Em poucas semanas, a larva do organismo passa por um complexo sistema de metamorfose ou transformação e leva ao desenvolvimento de um organismo juvenil. Em outras palavras, o desenvolvimento indireto envolve um estágio larval com necessidades alimentares diferentes em comparação com os adultos. Mariposas e borboletas fornecem excelentes exemplos de organismos com desenvolvimento indireto.

Estágio larval

Em muitos organismos, os embriões se desenvolvem para formar um larva. É um organismo sexualmente imaturo que é visivelmente diferente dos adultos da mesma espécie. Por serem tão diferentes de seus adultos, eles também têm necessidades alimentares diferentes. Na verdade, as larvas desses organismos vivem em ambientes completamente diferentes dos adultos.

Porque ambos têm necessidades alimentares diferentes, eles têm menos competição pelos recursos e permitem que uma população de maior tamanho se desenvolva. Eventualmente, a larva passa por um processo de metamorfose, o corpo muda drasticamente e surge um adulto sexualmente maduro. Pense nas diferenças extremas entre uma borboleta adulta e sua lagarta.

O que é metamorfose?

Metamorfose refere-se a um processo biológico através do qual um organismo desenvolve fisicamente depois da evolução. Envolve mudanças drásticas na estrutura corporal do organismo por meio da diferenciação, crescimento e desenvolvimento celular. O processo é induzido pela iodotironina e é uma característica clássica de todos os cordados. Muitos peixes, insetos, moluscos, anfíbios, equinodermos, cnidários, tunicados e crustáceos passam por esse processo, acompanhado por mudanças extremas em seu comportamento e necessidades alimentares. Organismos que sofrem metamorfose são denominados metamorfoses. Existem três categorias nas quais os organismos podem ser divididos de acordo com sua metamorfose, que são metamorfose completa, metamorfose incompleta e nenhuma metamorfose.

Animais associados ao desenvolvimento direto e indireto

Tudo répteis, mamíferos e pássaros têm sistema direto de desenvolvimento, o que significa que seus filhotes se parecem com as versões em miniatura de seus pais. Animais que passam por desenvolvimento direto incluem humanos, cães, gatos, etc. Sua sobrevivência é atribuída à estrutura do ovo a partir do qual o filhote se desenvolverá.

O ovo tem quatro membranas que possibilitam a troca gasosa, a contenção de resíduos e a proteção do feto. Alguns insetos, anfíbios e equinodermos sofrem sistema indireto de desenvolvimento, incluindo libélulas, sapos, borboletas, etc. As larvas dessas criaturas têm requisitos ambientais e alimentares ecologicamente diferentes dos adultos.

Se você quiser ler artigos semelhantes a A diferença entre desenvolvimento indireto e direto, nós recomendamos que você visite nosso Aprendendo categoria.