Como os animais se reproduzem

Um característica do reino animal é a capacidade dos animais de se reproduzirem. Assim como com nascimento, crescimento e morte, a reprodução faz parte do círculo da vida. Nem todos os animais se reproduzem da mesma maneira, isso depende de suas características e de seu ambiente, então neste artigo explicamos como os animais se reproduzem descrevendo os tipos de reprodução e as condições necessárias para que isso aconteça.
1. Vamos começar discutindo reprodução sexual, ou seja, o tipo de reprodução em que uma fêmea é fertilizada pelo esperma do macho para engravidar. Dentro deste tipo de reprodução, existem alguns animais que usam fertilização interna (como acontece com as pessoas) e outros que usam fertilização externa; aqui vamos explicar a diferença:
- Fertilização interna: o esperma fertiliza o óvulo quando o homem está dentro do corpo da mulher. Mamíferos, pássaros, insetos e répteis usam esse tipo de fertilização, assim como os humanos. Este processo funciona quando o espermatozóide do macho penetra no óvulo, iniciando a gestação do embrião.
- Fertilização externa: isso é quando a entrada do esperma no óvulo ocorre fora do corpo da fêmea, isso ocorre especialmente em animais marinhos, como peixe e anfíbios. Para isso, a fêmea põe muitos óvulos na água e o macho espalha seus espermatozoides sobre eles para fertilizá-los.

2. Os animais que praticam a reprodução sexuada podem ser diferenciados conforme sejam animais vivíparos ou ovíparos; isso depende da maneira como eles carregue o embrião. Existem alguns que fazem isso internamente, eu.e. o feto se desenvolve dentro do estômago da mãe (como acontece com as pessoas) e outros para os quais o desenvolvimento do óvulo é externo.
Aqui estão as diferenças:
- Animais vivíparos: Aquelas que dão à luz filhos vivos são conhecidas como vivíparas. Esses animais formar o embrião no corpo da mãe e o feto é alimentado pelo cordão umbilical que transporta os alimentos que a fêmea ingere para o bebê. Esses animais são mamíferos que têm seus filhotes com o processo natural de parto e gravidez. Este e o número de descendentes produzidos podem variar.
- Animais ovíparos: além dos mamíferos, a maioria dos animais gestam fora do corpo da mãe. O bebê se desenvolve dentro de um ovo contendo o embrião e diferentes camadas que o protegem. Quando esses animais saem da casca, eles são "nascermos"; quando surgem, podem ser independentes o suficiente para viver por conta própria sem a ajuda da mãe (como no caso de peixes ou répteis) ou, inversamente, precisam dos cuidados de sua mãe até ficarem ligeiramente maiores (como acontece com os pássaros).

3. Dependendo de como os jovens saem seus respectivos locais de fertilização (a barriga da mãe ou os ovos), os animais também podem ser divididos em diferentes tipos, dependendo se seus o desenvolvimento é direto ou indireto. Isso se refere a se os animais já têm corpo de adulto, isto é, se ao nascerem se parecem com suas mães.
- Desenvolvimento direto: Isto é, quando os recém-nascidos se parecem com seus pais ao nascer; ou seja, você pode dizer que eles são o mesmo animal, mas menores. Este é o caso de humanos, mamíferos e alguns pássaros.
- Desenvolvimento indireto ocorre quando o bebê parece muito diferente de sua mãe. Por exemplo, quando as rãs nascem girinos, que parecem uma espécie de peixes pequenos, mas depois se tornam rãs.

4. Reprodução assexuada não requer dois membros da mesma espécie, mas sim um animal pode trazer vida ao mundo sem ser fertilizado por outro. A principal característica desse tipo de reprodução é que a genética não muda porque não existem dois conjuntos de genes, apenas um. Existem vários tipos de reprodução assexuada:
- Bipartição: estes são organismos unicelulares que se dividem em dois para criar uma nova vida.
- Gemmation: é quando uma criatura desenvolve um caroço espontaneamente que se transforma em uma nova vida. Este é o caso das esponjas marinhas.
- Fragmentação: uma parte de um ser vivo cria outra; por exemplo, o braço de uma estrela do mar pode produzir uma nova estrela do mar.

5. Dentro de reprodução assexuada há dois fenômenos que ocorrem na terra que vale a pena mencionar separadamente, porque são diferentes modos de reprodução em animais que não precisam de um segundo membro para ter filhos:
- Hermafroditismo: este tipo de animal contém em si ambos os sexos, fêmea e macho, para que possam gerar um embrião por si próprios sem outro membro. Isso se aplica, por exemplo, a caracóis.
- Partenogênese: Este é um embrião que se desenvolve a partir de uma parte do corpo que não é fertilizada. Este tipo de reprodução ocorre principalmente em artrópodes (formigas, aranhas, etc.), mas também em peixes ou répteis. Eles têm descendentes cujos componentes genéticos são exatamente os mesmos, porque eles não têm intervenção de qualquer outro corpo.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como os animais se reproduzem, nós recomendamos que você visite nosso O reino animal categoria.
- Você pode encontrar informações detalhadas online sobre tipos específicos de reprodução.
- Você também pode encontrar muitos livros de reprodução que podem ajudar.