Qual é a diferença entre mitose e meiose?
Contente

Todo e qualquer organismo multicelular começa com um ovo fertilizado que é multiplicado pela divisão das células. Por exemplo, você começou como um único óvulo fertilizado dentro do útero de sua mãe. No momento, você se tornou uma comunidade em expansão de milhões de células, todos os quais trabalham juntos para mantê-lo vivo. Quando você é concebido, um zigoto se multiplica para formar duas células, essas duas células se multiplicam para formar quatro e o processo de multiplicação continua até que você se torne um ser humano completamente formado. Em todos os organismos, as células eucarióticas produzem novas células como resultado da meiose e mitose. Ambos são processos de divisão celular. Ambos são semelhantes, mas também têm certas diferenças. Neste artigo, você conhecerá qual é a diferença entre mitose e meiose.
O que é mitose?
No processo de mitose, uma célula eucariótica cria dois conjuntos idênticos por separando cromossomos em seu núcleo. Esses conjuntos idênticos são chamados células filhas, que são idênticos à célula-mãe. A célula original divide seu núcleo para formar duas partes como ela mesma. As células-filhas criadas são compostas pelo mesmo número de cromossomos, assim como sua célula-mãe. Este é um tipo de reprodução assexuada, em que um organismo clona cópias exatas de sua célula original. Esta é uma forma muito eficaz e rápida de reprodução. No entanto, uma vez que as células-filhas são completamente idênticas às células-mãe, não há chance de diversidade.
O que é meiose?
Ao contrário da mitose, a meiose é um tipo de reprodução sexual. Este tipo específico de células em divisão é necessário para a reprodução sexual de eucariotos. Neste processo, as células produzidas são chamadas de esporos ou gametas. A célula tem algumas cópias de cada cromossomo, uma do pai e outra da mãe. O cromossomo do pai é chamado de zigoto, que é um óvulo fertilizado pelo esperma do homem. Cada célula cria quatro células, todas contendo uma cópia de ambos os cromossomos. Como resultado, o novo cromossomo é uma mistura de DNA paterno e materno. Devido a isso, a prole pode ser completamente diferente de um ou de ambos os pais.

Pontos de diferença entre mitose e meiose
Embora a mitose e a meiose sejam formas de reprodução, e ambas tenham processos e resultados finais quase semelhantes, há também vários pontos de diferença. Vamos falar sobre eles:
Tipo de reprodução: A principal diferença reside no tipo de reprodução através da qual descendência é produzido. A mitose é um tipo de reprodução assexuada, enquanto a meiose é um tipo de produção sexual de descendentes. No entanto, a mitose pode ocorrer em organismos sexuais e assexuados, enquanto a meiose pode acontecer apenas em organismos sexualmente ativos. A mitose visa promover a reparação e o crescimento do corpo, além de produzir células, enquanto a meiose tem como função a reprodução sexual. Todos os organismos são reproduzidos através do processo de mitose, exceto fungos, plantas, animais e humanos. A mitose ocorre nas células somáticas de um corpo, enquanto a meiose ocorre nas células germinativas do corpo.
Divisão de células: Na mitose, uma célula somática é dividida uma vez e a citocinese ocorre no estágio de finalização da telófase. Citocinese significa o divisão do citoplasma. Por outro lado, a célula reprodutiva é dividida duas vezes no processo de meiose. No que diz respeito à citocinese, ela ocorre no estágio de finalização da telófase I e II. Em palavras simples, a mitose ocorre por meio de apenas uma divisão das células, enquanto a meiose tem que passar por duas divisões celulares.
Número de células-filhas: O processo de mitose produz duas células-filhas, enquanto o processo de meiose produz quatro células-filhas. Na mitose, todas as células são diplóides e contêm o mesmo número de cromossomos que suas células-mãe. Na meiose, todas as células são haploides e contêm metade do número de cromossomos que suas células-mãe.
Número de cromossomos: O número de cromossomos permanece o mesmo ao final do processo de mitose. Por outro lado, o número de cromossomos diminui de diplóide para haplóide.
Composição dos genes: No processo de mitose, as células-filhas produzidas são cópias clônicas de suas células-mãe e não há chance de diversidade ou cruzamento. Pelo contrário, as células-filhas produzidas na meiose têm diversos combinações genéticas. A recombinação dos genes em células recém-produzidas ocorre como resultado de cromossomos homólogos sendo aleatoriamente segregados em células múltiplas. O cruzamento de cromossomos também acontece, no qual os genes são transferidos de um cromossomo homólogo para outro. Como resultado, os filhos podem ser completamente diferentes de um ou de ambos os pais.
Comprimento da prófase: Prófase é o primeiro estágio da mitose em que a cromatina é condensada para formar cromossomos discretos. A quebra do envelope nuclear também ocorre, devido à qual as fibras do fuso se desenvolvem nos pólos opostos das células. Em comparação com a prófase da meiose, as células passam menos tempo no estágio de mitose um e geralmente duram apenas algumas horas. No que diz respeito à prófase da meiose, ela é dividida em cinco estágios e leva muito mais tempo do que o primeiro estágio da mitose. A prófase da meiose pode levar vários dias para completar todas as suas fases. Os cinco estágios, chamados de diacinese, diploteno, paquiteno, zigoteno e leptoteno, não ocorrem na mitose. É a primeira fase quando o crossing over e a combinação de genes ocorre.
Formação de tétrade: Tétrade não se forma na mitose. No primeiro estágio da meiose, os cromossomos homólogos formam pares e se alinham para formar tétrades. Uma tétrade contém quatro cromátides, que são dois pares de cromátides irmãs.
Alinhamento do cromossomo na metáfase: As cromátides irmãs são cromossomos duplicados que compreendem um par de cromossomos idênticos. Na mitose, eles estão conectados uns aos outros no lugar do centrômero. Estas cromátides irmãs se alinham na placa metafásica. Esta placa está localizada a uma distância igual dos dois pólos da célula. Na meiose, as tétrades se alinham na metáfase, uma na placa metafásica. Tétrades são pares de cromossomos homólogos.
Separação de cromossomos: Na mitose, as cromátides irmãs se separam durante a anáfase e começam a migrar do centrômero para os pólos opostos das células. A cromátide irmã separada é chamada de cromossomo filho e se torna um cromossomo completo. Na meiose, os cromossomos homólogos movem-se em direção aos pólos opostos das células durante a anáfase um, mas as cromátides irmãs não são separadas neste momento.
Semelhanças entre mitose e meiose
Agora que discutimos sobre diferenças entre mitose e meiose, existem certas semelhanças também. Mais importante ainda, ambos os processos têm interfase, que é o período de crescimento em todos os organismos. Nesta fase, uma célula imita seus genes e começa a se preparar para a separação que se aproxima. Ambos os processos possuem fases de telófase, anáfase, metáfase e prófase. No entanto, na meiose, as células passam por essas fases duas vezes, enquanto isso é feito apenas uma vez na mitose.
O alinhamento de cromossomos duplicados também acontece em ambos os processos. Estes são chamados de cromátides e acontecem ao longo da placa da metáfase. Ocorre durante a metáfase na mitose e metáfase II na meiose. Além disso, ambos os processos envolvem separação de cromátides e formação de cromossomos. Isso ocorre durante a anáfase na mitose e anáfase II na meiose. Finalmente, tanto a mitose quanto a meiose acabam dividindo o citoplasma e produzindo células individuais.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Qual é a diferença entre mitose e meiose?, nós recomendamos que você visite nosso Aprendendo categoria.