Qual é a diferença entre HTTP e HTTPS?
Contente

Ao navegar em sites, você deve ter notado http: // ou https: // na barra de endereço do seu navegador. Para ser preciso, ambos são protocolos que um determinado site usa para trocar informações entre o navegador da web e o servidor da web.
Mas você já se perguntou qual é a diferença entre HTTP e HTTPS? Vamos descobrir aqui em oneHOWTO.
O que é HTTP e HTTPS?
A forma completa de HTTP significa Protocolo de Transferência de Hipertexto. Ao usar este protocolo, os usuários da web são capazes de transferir dados de páginas da web, incluindo: vídeos, imagens, textos, gráficos, músicas e outros arquivos. É basicamente usado para acessar páginas da web e outros recursos. Em outras palavras, é um sistema de solicitação-resposta em um modelo cliente-servidor de computação. Quando você digita http: // antes de um endereço da web do site que você deseja visitar, ele informa ao seu navegador para se conectar ao site via HTTP.
Por exemplo, quando você digita http: // www.xyz.com na barra de endereço do seu navegador da web, ele envia o comando HTTP para o seu servidor da web para transferir e buscar a página da web que você solicitou. Nesse caso, seu cliente é o navegador da web e seu servidor é o host do site.
Por outro lado, a forma completa de HTTPS é Protocolo de transferência de hipertexto seguro. Ele usa conexão criptografada de HTTP via sistema de segurança da camada de transporte. Embora um cliente troque dados confidenciais pelo servidor, eles precisam ser protegidos para que ninguém possa acessá-los ou hackea-los. Tendo isso em mente, a Netscape Corporation desenvolveu HTTPS para permitir transações seguras e autorização.
Segurança de HTTP e HTTPS
Durante o período inicial do Rede mundial de computadores, administradores de rede tiveram que encontrar uma maneira de compartilhar informações carregadas na Internet. Com este objetivo em mente, eles concordaram com o HTTP como um procedimento para troca de informações. Depois que todos se familiarizaram com a forma como o HTTP troca informações, o hacking se tornou comum. Então, eles desenvolveram um procedimento chamado HTTPs para proteger as informações trocadas. A segurança dos dados online depende de Criptografia de certificado SSL. Isso significa que o remetente concorda em enviar um código ao destinatário, para que seus documentos sejam traduzidos em cadeias de caracteres incompreensíveis. Quando alguém entre o remetente e o destinatário abre a mensagem, não será capaz de decifrar a informação, devido ao qual os dados permanecem protegidos.
Quando os humanos recebem o código, eles podem codificar os documentos, mas os computadores são capazes de decodificá-lo ainda mais rápido. Para que isso aconteça, os computadores em ambas as extremidades usam Certificado SSL que contêm as cadeias de caracteres que podem desbloquear os códigos secretos. O certificado SSL contém uma chave pública que qualquer pessoa pode acessar quando precisar criptografar a mensagem. A chave privada não é compartilhada por ninguém, para que as informações compartilhadas permaneçam protegidas e confidenciais.

Benefícios de HTTP e HTTPS
O principal benefício do HTTP é que ele é uma plataforma independente que permite plataformas cruzadas de portabilidade direta. Não requer nenhum `` tempo de execução `` para ser executado de forma eficiente e também pode ser usado por meio de Firewalls. Nem requer orientação de conexão, nem sobrecarga de rede.
HTTPS, também traz uma série de benefícios. Em primeiro lugar, fornece segurança às informações confidenciais e privadas do cliente, como números de cartão de crédito e senhas. Eles não podem ser interceptados, portanto, não podem ser decifrados entre o remetente e o destinatário por qualquer hacker. Olhando para HTTPS no seu endereço da web, os visitantes podem verificar rapidamente se você é o proprietário de uma empresa registrada e o proprietário do domínio. Eles podem ter certeza de que as informações que compartilham em seu site ficarão protegidas contra roubo. Os visitantes são mais propensos a concluir transações em sites que têm HTTPS.
Questões de segurança HTTP e HTTPS
Como mencionado anteriormente, HTTP tem suas próprias preocupações de segurança. Uma vez que não tem como manter as informações compartilhadas privado, qualquer pessoa pode acessar facilmente os dados compartilhados entre os computadores do remetente e do destinatário. Como não tem integridade, qualquer pessoa pode alterar ou roubar o conteúdo sem autoridade. HTTP não é seguro, pois não possui métodos de criptografia. Portanto, qualquer informação sensível compartilhada por meio dele está sujeita a escuta clandestina. Como não há autenticação, o usuário não tem ideia sobre com quem está compartilhando suas informações. A autenticação está aberta para todos, o que significa que qualquer pessoa que puder interceptar a solicitação pode roubar o nome de usuário e a senha usados.
Quando se trata de usar HTTPS, é sempre mais lento que o HTTP, provavelmente porque tem maior latência devido ao trabalho extra que tem que fazer ao fazer a conexão. No entanto, este tempo extra é levado apenas durante a primeira solicitação. Para solicitações subsequentes, o navegador reutiliza a conexão e armazena em cache a sessão SSL, para que possa retomar rapidamente a comunicação.
As páginas que você acessa por HTTPS não podem ser armazenadas em cache usando um cache compartilhado. Uma vez que a conexão entre o servidor e o navegador é criptografada, nenhum intermediário esconderijo pode ver o conteúdo. Alguns navegadores também não armazenam em cache arquivos HTTPS em seus caches locais. Desde a não é seguro misturar HTTP e HTTPS conteúdo em uma única página, imagens e ícones incorporados precisam passar pela criptografia para que não possam ser armazenados em cache. Como não há cache local, isso pode levar a problemas com o Internet explorer, que não será capaz de salvar arquivos ou abri-los em outros aplicativos.
Processos de criptografia e descriptografia pode levar a sobrecarga de computação para um navegador, bem como para um servidor. Pode não ser notado por sistemas clientes modernos, mas lidar com várias conexões HTTPS durante horários de servidor ocupados seria um grande problema. Certos sistemas de proxy e firewall não permitem acesso ao site HTTPS. Muitos administradores simplesmente se esquecem de permitir o acesso HTTPS em seus sistemas. Embora, às vezes, eles tomem essa decisão intencionalmente para fins de segurança.
Uma vez que HTTPS é criptografado de uma ponta a outra, eles podem transportar tráfego, mas a um custo . Quando se trata de despesas, as CAs cobram uma quantia pesada para emitir certificados. Você precisa de pelo menos um certificado para cada site que deseja proteger, pois o nome do host faz parte do certificado emitido. Custos administrativos ocultos também são aplicáveis para a certificação e sua renovação a cada ano.
O que é porta e criptografia?
Porta é uma comunicação canal que determina a expectativa do servidor em receber dados de clientes. Certas funções precisam de portas diferentes. Por exemplo, a função de receber e enviar e-mails é possível com a porta 25 SMTP.Para transferências de arquivos, ele precisa da porta 21.
Da mesma forma, o HTTP usa a porta 80 para a maioria das funções de comunicação, por outro lado, a porta preferida para HTTPS é a porta 443. No que diz respeito à criptografia, o HTTP não usa criptografia, enquanto o HTTPS usa criptografia devido ao seu Certificados SSL / TSL. Você pode identificar rapidamente se um site é criptografado ou não olhando para o seu nome de URL. Um url HTTP começa com HTTP: //, enquanto um url HTTPS começa com HTTPS: //.
Portanto, se você estiver apenas navegando em um site para fins informativos, um URL HTTP é adequado, mas se você estiver compartilhando qualquer informação privada em uma página da web ou fazendo uma transação financeira, certifique-se de que é seguro com HTTPS.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Qual é a diferença entre HTTP e HTTPS?, nós recomendamos que você visite nosso Internet categoria.