A diferença entre arte paleolítica e neolítica

A diferença entre arte paleolítica e neolítica

Ao estudar História da Arte, não se pode ignorar algumas das formas mais primitivas de arte. Estamos falando das primeiras representações de imagens que foram criadas durante a Idade da Pedra, que usavam as mais rudimentares ferramentas, estilos e formatos. Embora possamos olhar para a arte da Idade da Pedra apenas como pinturas em cavernas, há muito mais coisas que podem diferenciar os estilos de diferentes épocas. É por isso que neste artigo iremos fornecer informações detalhadas para que você saiba a diferença entre a arte paleolítica e neolítica.

Você também pode estar interessado em: Como as pinturas rupestres foram feitas?

Situando o Paleolítico e o Neolítico no tempo

O primeiro evidência de propósito artístico pelo Homo Sapiens remonta a 40.000 anos atrás, durante o Paleolítico Superior e é conhecido como o início da arte antiga, embora o sítio arqueológico da Caverna de Blombos, na África do Sul, mostre pedras ocres que foram gravadas para o que se acredita ser apenas fins artísticos.

Arte no Paleolítico (2.000.000- 9.000 AC aprox.) começou entre culturas pré-históricas de todo o mundo, que eram nômades caçadores-coletores que viviam em tribos e viviam em cavernas, ao ar livre ou em pequenas cabanas feitas de galhos ou pele de animal. É por isso que as primeiras formas de arte foram pinturas rupestres e arte portátil, como pequenas estatuetas, miçangas e trabalhos decorativos em objetos utilitários.

Por outro lado, o Era neolítica (10.200- 4.500 AC aprox.) é definida pela cessação da vida semi-nômade dos homo-sapiens, razão pela qual a coleta de alimentos para a comunidade e a caça se transformaram em colheita e pastoreio de animais. A sociedade começou a criar uma certa hierarquia em uma comunidade, e as primeiras formas de divindades e crenças surgiram. Com a colonização das civilizações neolíticas e o aprimoramento das ferramentas utilizadas, a arte neolítica baseia-se na arte megalítica e monumental, bem como na gravura de estátuas e outros artesanatos de uso diário.

As datas em que cada era paleolítica não são exatas, pois a transição da vida semi-nômade para a sedentária não aconteceu na mesma época em diferentes partes do mundo. Assim, as diferenças entre a arte Paleolítica e Neolítica não podem ser definidas por anos, mas podem ser pela mudança no modo de vida de uma determinada sociedade.

Técnicas

A arte paleolítica é a forma de arte mais rudimentar que existe. As técnicas utilizadas foram condicionadas pelas ferramentas básicas que puderam encontrar. Vamos examinar as técnicas usadas em todas as formas de arte paleolítica:

Pinturas

  • Era paleolítica: Provavelmente, uma das formas de arte mais conhecidas da era paleolítica são as pinturas rupestres. Embora muitas cavernas desta época apresentem impressões digitais e de mãos feitas com argila em suas paredes, ainda não são consideradas arte, mas uma marca criada para remover a argila das mãos da pessoa. No entanto, essas marcações ajudaram a homo sapiens sapiens da vez examine essas marcas, suas linhas paralelas e tente reproduzi-las em um padrão repetitivo. Uma das técnicas utilizadas foi o sopro de pigmento para criar estênceis de mão, que retratou a silhueta da mão do artista. À medida que aprenderam esta técnica, eles começaram a embelezar essas mãos pintadas com argila ou ocre para um valor decorativo extra. O paralelo linhas criadas com seus dedos desenvolveram-se em linhas sinuosas, que deu à civilização a primeira ideia de semelhança. Com as marcas que fizeram, eles as completaram para representar o que queriam se parecer. A arte figurativa começou depois de todo esse processo, quando diferentes materiais terrosos eram usados ​​para pintar as paredes das cavernas com o dedo para geralmente retratar cenas de caça, pintadas nas cores vermelho e amarelo do ocre, ou o preto da hematita, óxido de manganês ou carvão. A perspectiva não era muito boa no início, com chifres frontais em um corpo de perfil ou pernas apenas de um lado do corpo, escondendo o outro par de pernas que os animais teriam. No entanto, a arte das cavernas se desenvolveu adicionando realces de sombreamento nas formas dos animais e os faz parecer mais vivos. Para obter informações mais específicas, dê uma olhada em nosso artigo sobre como pinturas em cavernas foram feitas.
  • Era neolítica: Com o abandono das cavernas, a pintura foi deixada para as paredes externas e cerâmicas. A pintura de parede neolítica não foi capaz de sobreviver à passagem do tempo muito bem devido ao fato de que as pinturas foram feitas em murais de casa, mas a cerâmica representa desenhos de motivos geométricos, mas também desenhos de animais. No entanto, ainda existem algumas pinturas desta época, como algumas pinturas em cavernas da Argélia que retratam humanos. A pintura foi feita em uma ou duas cores, especialmente marrom e preto.

Gravuras

  • Era paleolítica: Não são apenas as pinturas que adornam as cavernas do Paleolítico. Os artistas das cavernas aprenderam a aproveitar o contorno natural e as fissuras das paredes para dar a certas imagens uma sensação de três dimensões usando ossos, marfim ou chifres de rena, dependendo da área. Gravações da era paleolítica com motivos ornamentais como zizags, divisas e leurons também podiam ser vistas nas lâminas de osso.
  • Era neolítica: A vida doméstica dos povos neolíticos fez com que as esculturas fossem utilizadas para embelezar vários objetos portáteis. Assim, esculturas de pedra petroghlyps, ou esculturas em pedra foram feitas por arranhões, gravuras, entalhes e escavações, entre outros métodos para criar figuras geométricas, animais domésticos, figuras humanas e o que poderia ser a representação do que conhecemos hoje como um mapa.

Estátuas e artesanato

  • Era paleolítica: As estatuetas e pequenas esculturas criadas durante essa época eram feitas com sílex que entalhavam em pedras. Um dos exemplos mais famosos de estátuas é o Vênus de Willendorf. As esculturas também podem ser vistas em pedras na forma de baixos-relevos, como a Vênus de Laussel, que foi esculpida em um calcário e retrata uma mulher nua e é pintada com ocre vermelho no topo. Embora se pense que a invenção da cerâmica foi feita no período Neolítico, há evidências de utensílios de cerâmica durante o período Paleolítico na China, Japão e Rússia.
  • Era neolítica: Durante esse tempo, o sedentário Homo Sapiens aprendeu habilidades como fiar, tecer e construir. Olaria e arte em cerâmica desenvolvidos à medida que aqueciam potes feitos de lajes transformadas em cerâmicas mais manufaturadas e esmaltadas, com novos formatos e tipos de vasos. Técnicas criativas de ornamentação em cerâmica e têxteis mostram como o neolítico buscava beleza em seus objetos e também funcionalidade. Assim, surgiram as primeiras peças de joalheria, como pingentes, jade esculpido...

Arquitetura neolítica

Uma das principais diferenças entre a arte paleolítica e neolítica é que esta última começou a construir assentamentos, criando assim certas hierarquias, crenças e divindades que exigiam construções artísticas monumentais. Assim, pedra construções megalíticas na forma de santuários e tumbas foram criadas a partir de grandes pedras. conhecido como petroformas, como tumbas ou cemitérios. Outro tipo de construção megalítica são os alinhamentos, que são pedras verticais únicas, conhecidas como menires e círculos de pedra, sendo o mais famoso Stonehenge. As primeiras criações cruciforme (em forma de cruz), serpentiforme (forma de serpente) e curvilínea (forma curva) foram construídas durante esta época.

A diferença entre arte paleolítica e neolítica - técnicas

O que eles retratam

Agora que você conhece as diferentes técnicas usadas na arte paleolítica e neolítica, vamos dar uma olhada no que essas duas formas de arte representavam:

Paleolítico

Conforme explicado acima, as primeiras representações artísticas foram de rochas, pedras e madeira com formas naturais. Depois dos estênceis à mão, a arte paleolítica começou a representar visualmente as coisas que eles encontrado no ambiente natural. As cenas de caça eram frequentes, e é embora as pinturas feitas como parte de um ritual para que a caça fosse frutífera. Assim, os sujeitos mostraram animais que foram caçados, como os seguintes:

  • cavalos
  • pássaros
  • cervo
  • bisons
  • mamutes

Eles também representavam os predadores que eram uma ameaça para eles e outros animais em seu ambiente:

  • leões
  • ursos
  • rinoceronte

Humanos não eram comumente representados. Um dos únicos exemplos é encontrado na rocha Bradshaw da Austrália, onde pinturas rupestres retratam homens com corpos anatomicamente proporcionais. Outro exemplo é o `Pin Hole man`. Por outro lado, símbolos de fertilidade foram retratados, principalmente em estatuetas, pelo fato de a reprodução humana ser um dos fatores determinantes para a sobrevivência da sociedade. Essas representações de mulheres obesas foram esculpidas para celebrar o que era então o mistério do nascimento e da procriação.

Neolítico

Durante o período neolítico, a figura humana se tornou mais importante em sua arte, que muitas vezes pinta cenas com grupos de pessoas caçando, cultivando ou dançando. As figuras nessas pinturas eram muito esquemáticas. As primeiras figuras humanas em grande escala foram criadas, que até apresentavam olhos pintados e detalhes em seus rostos, e não no resto dos corpos (exceto barrigas e seios, no caso de representações femininas). Além das figuras geométricas que tinham o único propósito de dar uma beleza extra aos objetos do cotidiano, umas das outras propósitos da arte neolítica era puramente funcional. A arquitetura megalítica tinha um propósito teológico. Com as primeiras divindades e crenças entre as comunidades, as crenças religiosas levaram as comunidades a homenagear e celebrar essas divindades e os mortos. Por exemplo, no Egito, a arte neolítica é um testemunho das primeiras pirâmides egípcias (período pré-dinástico).

A diferença entre a arte paleolítica e neolítica - o que eles retratam

Materiais utilizados

Agora, vamos dar uma olhada nas ferramentas e materiais usados ​​para criar arte, pois influenciaram fortemente as criações de arte do Paleolítico e do Neolítico:

Paleolítico

A arte paleolítica usava ferramentas muito rudimentares. Ferramentas de sílex foram usadas para esculpir pedras, bem como ossos afiados, marfim e chifres para esculpir em calcário, arenito e madeira. Acredita-se que a impressão à mão e os estênceis tenham sido feitos com uma forma rudimentar de pintura. Os materiais usados ​​foram basicamente lama, ocre, granito quartzito e serpentina para desenhar e criar cores. As estatuetas também foram feitas com terracota e argila.

Neolítico

Como o neolítico Homo sapiens adquiriram novas habilidades artesanais para servir ao seu estilo de vida sedentário, aprenderam a modelar e assar barro (estatuetas). Eles também usaram várias formas de pigmento para decoração.

O gesso foi usado para modelar estatuetas e também para preservar crânios. Tijolo de barro usado para construir suas casas também era usado para fins artísticos. Cerâmica de terracota altamente desenvolvida durante esta era, com o surgimento de ceramistas especializados que aprenderam a polir suas criações.

A construção megalítica mostrou o capacidade dessas pessoas de extrair pedras e transportá-los sem o uso da roda. Em vez disso, eles usaram árvores derrubadas e montes de terra para mover essas grandes pedras. A construção de montes era geralmente feita alternando camadas de terra e pedras e cobrindo-as com grama crescente e pedras planas.

Obras mais famosas da arte paleolítica e neolítica

Agora você sabe tudo sobre o diferença entre a arte paleolítica e neolítica, vamos verificar alguns dos exemplos mais famosos de cada vez:

Obras famosas da arte paleolítica

  • Vênus de Willendorf (foto abaixo)
  • Pinturas de Altamira
  • Pinturas rupestres de El Castillo
  • Vênus de Moravany
  • Murais da caverna de Lascaux
  • Cerâmica da Caverna de Xianrendong
  • Bradshaw Paintings
  • Les Combarelles cavernas gravuras

Obras famosas da arte neolítica

  • Stonehenge
  • Esculturas de Jiahu
  • Sítio arqueológico calocolítico de Catal Huyuk
  • Mais espesso de Cernavoda
  • O Deus Peixe de Lepenski Vir
  • Gravuras rupestres de Sydney
  • Estatuetas de Valfivia
  • Bonecos de Niola Doa
  • Tumba de Newgrane
  • Tumba da passagem de Knowth
  • Gobelki Tepe
  • Zuschen Tomb
A diferença entre a arte paleolítica e neolítica - obras mais famosas da arte paleolítica e neolítica

Resumo: as principais características

Ok, agora vamos fazer uma recapitulação rápida e verificar as principais características da arte paleolítica e neolítica:

Arte paleolítica

  • Seus temas principais eram comida (animais e cenas de caça) e fertilidade (por meio da representação de Vênus)
  • Pensado para ser com o objetivo de controlar seu ambiente por meio de rituais.
  • Impulsionou o pensamento abstrato no desenvolvimento Homo sapiens sapiens` conhecimento.

Arte neolítica

  • Arte e criação eram para fins funcionais ainda.
  • Imagens humanas são mais comuns do que animais e as proporções são mais parecidas com as humanas.
  • A ornamentação passou a ser usada.
  • A arte começou a ser criada em locais fixos.

Para mais aulas de arte, oferece vários outros artigos, como o características da arte barroca ou Arte renascentista.

Se você quiser ler artigos semelhantes a A diferença entre arte paleolítica e neolítica, nós recomendamos que você visite nosso Aprendendo categoria.