Qual é a diferença entre custódia e direitos dos pais?

Qual é a diferença entre custódia e direitos dos pais?

Quando há um divórcio ou uma separação do casamento ou de uma parceria civil em que há filhos envolvidos, a terminologia jurídica é usada, o que, em muitos casos, leva à confusão. Este é o caso com os conceitos de "direitos dos pais" e "custódia". Ambos os conceitos afetarão a família e é muito importante que sejam claros para os pais. No pr.comcorpx.info vamos explicar Qual é a diferença entre a custódia e os direitos dos pais é.

Você também pode estar interessado em: Como Superar o Divórcio

O fim da situação de coabitação entre os pais

Quando um casal com filhos quer dissolver seu casamento ou encerrar a relação e coabitação, a lei estabelece um procedimento para que os filhos sejam plenamente protegidos, podendo também manter uma relação contínua, justa e saudável com seus pais, uma vez separados.

Por acordo mútuo ou por meio de petição, o casal deve aceitar uma série de medidas endossadas por um juiz. Entre eles estará a decisão de quem vai garantir a responsabilidade parental e a guarda dos filhos. Um passo adiante é o estabelecimento de direitos de visita, com quem a criança passará certas férias ou quanto de pensão alimentícia será fornecida por cada pai.

Qual é a diferença entre custódia e direitos dos pais? - O fim da situação de coabitação entre os pais

Direitos dos pais

Como regra geral, e a menos que um dos pais seja legalmente incapaz de fazê-lo, direitos e responsabilidades parentais vai ser a obrigação de ambos os pais. Mas o que são direitos dos pais e como você perde o direito de exercê-los?

A responsabilidade parental é o pacote de direitos e deveres que os pais têm para com seus filhos: proteção, educação, alimentação, abrigo, saúde, treinamento, higiene, educação... Em suma, tudo o que uma criança precisa para seu pleno desenvolvimento e não pode adquirir para si.

Para muitos, é suficiente dizer que a responsabilidade parental é qualquer obrigação e responsabilidade de ser pai, para garantir o desenvolvimento adequado e o bem-estar das crianças.

Em geral, direitos dos pais descansa com ambos os pais e só é perdido quando um juiz considera que o pai não cumpre os deveres e obrigações, que ele não está qualificado para fazê-lo ou que a criança foi entregue para adoção. Da mesma forma, a responsabilidade parental expira com a idade dos filhos e sua capacidade de cuidar de si próprios.

Custódia

Muitas vezes, a custódia e os direitos dos pais são dois conceitos que as pessoas confundem. Depois de esclarecer o que são os direitos dos pais, temos que esclarecer o que custódia dos filhos é.

Fundamentalmente, a custódia se refere ao pessoa que cuida da criança, eles devem cuidar, proteger, alimentá-los e abrigá-los na maior parte do tempo ou por períodos alternativos. A criança mora com a pessoa que está com a guarda e essa pessoa fica responsável por levá-la à escola, ao médico, alimentá-la, cuidar da higiene... tudo sem prejuízo dos direitos do outro progenitor em decidir sobre os assuntos do seu filho.

Normalmente, a custódia é concedida às mães de crianças. Porém, já faz um bom tempo que premia Guarda conjunta está se tornando mais comum. Assim, independentemente dos direitos de visita, a guarda compartilhada também dá direito aos filhos de pernoitar por períodos alternados ou sucessivos de tempo com cada um dos pais. O pai com a criança sob seu teto naquele momento específico, tem a custódia até que a criança volte para ficar com o outro pai.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Qual é a diferença entre custódia e direitos dos pais?, nós recomendamos que você visite nosso Relações familiares categoria.