Como fazer um frasco de fermentação

Como fazer um frasco de fermentação

Você sabia que muitos dos alimentos e bebidas mais populares do mundo são feitos por fermentação? Cerveja, pão, queijo, picles, chucrute, vinho e iogurte, entre outros, são alimentos fermentados. O processo de fermentação consiste na utilização de bactéria ou fermento para transformar carboidratos em ácidos orgânicos ou álcool. No entanto, este processo só pode acontecer em condições particulares. Uma maneira de criar condições anaeróbicas para fermentar alimentos é fazendo seus próprios potes de fermentação em casa.

Fique conosco e aprenda como fazer uma jarra de fermentação; você poderá fazer seus próprios picles e outros alimentos processados!

Você também pode estar interessado em: Como Preservar Cogumelos

O que é um jarro de fermentação?

Os humanos começaram a fazer alimentos fermentados antes mesmo de começarem a escrever. Este processo é útil para conservar os alimentos, para torná-los mais fáceis de cozinhar, para torná-los mais saborosos e também para torná-los mais nutritivos.

Como você pode imaginar, existem tantos diferentes tipos de alimentos fermentados que há métodos diferentes para prepará-los. Uma coisa é fermentar repolho em uma jarra fazer panquecas crocantes de kimchi e outra bem diferente para fazer kefir de água ou chá de kombuchá.

No entanto, o general processo de fermentação é o mesmo para todos os alimentos. Açúcares e outros carboidratos são transformados em ácidos conservantes (como nos picles), dióxido de carbono (como no pão) ou álcool (como no vinho ou cerveja) quando enzimas específicas agem sobre eles. Essas enzimas são secretadas por células de levedura vivas e inativas.

UMA jarra de fermentação é o recipiente que você usará para guardar a comida enquanto o processo ocorre. Para fermentar alimentos em casa, você também precisará de outros materiais, como um processador de alimentos ou pelo menos uma faca afiada, uma ferramenta de bater como um almofariz e pilão e diferentes tipos de tampas.

Qual é o melhor material para uma jarra de fermentação?

  • Vidro: Esta é uma escolha confortável e acessível se você está apenas começando a fazer sua própria comida fermentada. Não contém produtos químicos, não risca facilmente e é relativamente barato se você tiver muitos alimentos fermentados para armazenar. Você pode encontrar potes de enlatados, potes de vidro e até potes de pedreiro no mercado para usar como potes de fermentação.
  • Porcelana: Claro, não estamos falando de vasos decorativos ou cerâmica, mas de porcelana adequada para alimentos. Você pode tecnicamente fermentar alimentos em potes de porcelana, mas eles são mais caros e frágeis, então não são a escolha mais fácil de usar.
  • Cerâmica: Os potes ou potes de fermentação de cerâmica não são tão fáceis de encontrar, mas seu tamanho grande é útil se você tiver muitos alimentos para processar.

Portanto, o melhor material para uma jarra de fermentação é o vidro. O plástico é a opção menos recomendada, porque muitas vezes é tratado com produtos químicos e é facilmente arranhado.

Qual é a melhor tampa para uma jarra de fermentação?

Depois de ter o frasco de vidro no qual você fermentará sua comida, como você vai fechá-lo? É muito importante para evitar que o oxigênio entre na jarra enquanto deixa os gases de fermentação que aparecem durante o processo irem embora.

Em geral, qualquer tampa que você escolher será melhor se tiver um barreira resistente à água para prevenir bactérias indesejáveis. Você também precisará usar um pote limpo menor, um caroço de repolho ou uma fatia de maçã como um peso de fermentação para garantir que o alimento que você está fermentando permaneça submerso na solução.

Como fazer uma tampa de airlock para uma jarra de fermentação:

No mercado, você pode encontrar muitos tipos diferentes de tampas de airlock e kits de fermentação para usar com seus potes de vidro. Eles são a sua melhor escolha para prevenir o mofo, e você pode fazer os seus próprios.

Arranje um tampa do frasco de conservas de plástico do tipo de boca larga e prendo-o em um pedaço de madeira. Faça um orifício bem pequeno no plástico: em seguida, use brocas mais largas com cuidado até obter um 1.25 cm (0.Furo de 5 pol. Lembre-se de que essas tampas são finas e podem quebrar.

Você pode fazer sua própria tampa da câmara pressurizada por um jarra de vidro, mas se você nunca grelhou vidros antes é melhor apenas levá-los a uma loja especializada e fazer o furo lá. Mesmo se você tiver experiência em perfurar vidro, é melhor use uma furadeira em vez de uma furadeira manual.

Remova quaisquer aparas e lave tudo. Insira uma borracha segura para alimentos ilhó no orifício e, em seguida, insira uma borracha junta. Então, coloque um fermentador de eclusa de ar (que você pode encontrar nas lojas) no buraco, até que saia do ilhó. Feito! Agora você pode montar seu pote de airlock caseiro.

Como fazer uma capa de tecido para um frasco de fermentação:

Você pode fazer uma tampa caseira para o seu frasco de fermentação com um pano de musselina, pano de prato ou filtro de papel de café limpo. Simplesmente corte-os no tamanho desejado e prenda a capa de tecido com um elástico. A probabilidade de mofo é maior, mas sempre pode ser removido. Algumas pessoas usam balões perfurados, mas eles não são uma opção hermética e podem conter vestígios de produtos químicos ou bactérias estranhas.

Como usar uma tampa apertada para uma jarra de fermentação:

Você pode simplesmente fechar a tampa normal do frasco de vidro com muita, muito força. Se você escolher esta opção fácil, terá que "arrotar" a jarra de fermentação uma vez por dia, o que impedirá o transbordamento e o excesso de pressão. Tampas apertadas evitarão o mofo, mas não completamente.

Como fazer uma jarra de fermentação - Qual é a melhor tampa para uma jarra de fermentação?

Erros comuns ao fermentar alimentos

Depois de fazer sua jarra de fermentação caseira e começar a fermentar picles ou chucrute, você ainda pode ter uma surpresa desagradável e descobrir que a comida mofou ou simplesmente não tem o gosto certo.

  • Falha no ambiente anaeróbico: "anaeróbico" significa sem oxigênio. Se o ar entrar em sua jarra de fermentação, as leveduras podem se transformar em vinagre. Se seu alimento fermentado ficou rosa ou marrom, se cheira mal ou parece viscoso, pode haver um problema com a câmara de descompressão.
  • Fracasso no período de fermentação: os microrganismos precisam estar em temperatura ambiente para desenvolver e fermentar os alimentos adequadamente. Não coloque seus potes na geladeira durante o processo de fermentação, que dura cerca de um mês.

Se você suspeita que seu alimento fermentado está estragado ou mofado, não coma isso de jeito nenhum. Demora algum tempo para o molde se tornar visível, então se você notar alguns nas camadas superiores ou na solução de salmoura pode não ser suficiente para removê-los: todo o frasco já pode estar estragado. Aqui você pode ler mais sobre o que acontece se você comer comida vencida e o que fazer se você tiver intoxicação alimentar.

Isto é como fazer uma jarra de fermentação, junto com como fazer tampas e airlocks para a jarra e o que não fazer. Não perca os seguintes artigos relacionados!

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como fazer um frasco de fermentação, nós recomendamos que você visite nosso Comida & bebida categoria.