Como as pinturas rupestres foram feitas?
Contente

As pinturas rupestres são as obras de arte que você pode ver nos tetos e nas paredes de certas cavernas em todo o mundo. A maioria dessas pinturas remonta aos tempos pré-históricos, feitas mais de 10.000-20.000 anos atrás. As pinturas rupestres mais antigas conhecidas até hoje são consideradas o disco vermelho em El Castillo, norte da Espanha, pintadas há cerca de 40.800 anos. A maioria das pinturas rupestres são feitas em cavernas de difícil acesso. Atualmente, sabe-se que mais de 350 cavernas são pinturas rupestres, incluindo Altamira na Espanha, Creswell Crags na Inglaterra e Lascaux na França. Pinturas rupestres em Astuvansalami, Finlândia, são exemplos de pinturas rupestres. Essas pinturas já morreram devido à erosão ao longo de todos esses anos. Se você já se perguntou: como foram feitas pinturas em cavernas? veio com uma resposta completa.
Objetivo das pinturas rupestres
Também chamadas de pinturas parietais, pinturas rupestres são desenhos pintados no teto e nas paredes das cavernas durante os tempos pré-históricos. Eles podem remontar a até 40.000 anos. Não se sabe por que essas pinturas foram feitas. Segundo especialistas, não foram criadas apenas para decoração, pois a maioria dessas cavernas é de difícil acesso e não apresenta indícios de habitação. Alguns especialistas acreditam que essas pinturas foram feitas para fins de comunicação, enquanto outros atribuem um propósito cerimonial ou religioso a estes. O tema dessas pinturas é bastante semelhante em todo o mundo, uma vez que a maioria delas envolve imagens de animais e mãos de humanos.
Outras teorias são assim:
- Os xamãs eram pessoas que se retiraram para as cavernas escuras e entraram em estados de transe. Essas pinturas rupestres podem ter sido feitas por esses xamãs, que pintaram esses desenhos a partir de suas visões
- Eles poderiam ser algum tipo de grafite feito principalmente por jovens do sexo masculino daquela época. As figuras de Vênus nesses desenhos são quase da mesma idade também. A maioria dos jovens adultos que pintaram esses desenhos são considerados homens, enquanto alguns também podem ser mulheres
- Pode ter havido razões práticas para fazer esses desenhos também, como mostrar técnicas de caça, etc.
- Essas pinturas poderiam ter sido uma forma de arte durante os tempos pré-históricos, e as pessoas costumavam desenhar tudo o que tinham visões. Você pode verificar mais informações em nosso artigo sobre a diferença entre a arte paleolítica e neolítica.
Materiais usados para fazer pinturas rupestres
A maioria pinturas rupestres foram feitas com pigmento preto ou vermelho. Eles usaram óxidos de ferro ou hematita para fazer pinturas em vermelho, e carvão e dióxido de manganês para aqueles em preto.
Pode ter havido vários tipos de materiais usados para fazer cores, incluindo o seguinte:
- O ocre argiloso pode ser visto como o pigmento mais utilizado, pois apresenta diferentes tonalidades de marrom, amarelo e vermelho
- Para o preto, eles poderiam ter usado carvão ou dióxido de manganês, ou até ossos queimados. Para o branco, pode-se usar calcita ou caulim moído
- Eles moíram esses pigmentos para fazer um pó e misturaram com água, gordura animal, sangue, suco vegetal, albumina, urina ou medula óssea para fazer a tinta
- Extensores como biotita, fosfato de cálcio, quartzo moído ou feldspato poderiam ter sido usados para fazer as cores aderirem firmemente às paredes e evitar que rachassem ao secar
Algumas cavernas também têm esculturas, como as estátuas de barro de bisão na caverna de Tuc d`Audoubert. Elas paredes macias gravadas com seus dedos, enquanto usavam ferramentas de sílex para fazer gravações em superfícies duras. Muito poucas dessas pinturas rupestres incluem humanos, mas algumas delas têm órgãos genitais e cabeças humanas isoladas. Impressões e estênceis de mão de humanos são características comuns das pinturas rupestres feitas durante as eras anteriores. A maioria das cavernas inclui figuras de animais, incluindo mamutes extintos, ursos das cavernas, leões das cavernas e rinocerontes lanosos. Imagens de cervídeos, auroques, bisões e cavalos também prevalecem em cavernas. Representações raras de peixes e pássaros também estão presentes. Sinais geométricos também são vistos copiosamente pintados em cavernas.

Tipos de pinturas rupestres
Existem diferentes tipos e estilos de pinturas rupestres que foram feitas durante diferentes períodos, e com temas variados. Alguns dos mais prevalentes são:
- Um estilo é o desenhos esquemáticos de mamutes e cavalos, frequentemente mostrando apenas as costas ou cabeça do animal, e às vezes as vulvas esquemáticas. Pontos e linhas também aparecem com frequência neste estilo de pinturas rupestres.
- Outro estilo de pintura é considerado parte de rituais religiosos e é frequentemente encontrado em abrigos de pedra ou entradas de cavernas. Essas pinturas raramente são encontradas dentro das cavernas, e muitas vezes tornam-se mais esquemático incluindo costas e pescoço dos animais também. Figuras semelhantes a Vênus são comumente encontradas neste estilo de pinturas rupestres. Essas pinturas não têm pés e pernas, com apenas um leve toque dos braços e rosto. Mais concentração é dada aos seios, barriga e quadris das figuras. Impressões manuais foram encontradas neste estilo de pinturas rupestres apenas pela primeira vez.
- Mais um estilo de pinturas rupestres mostrava animais e figuras em movimento. Nesse estilo, as linhas eram mais finas e os chifres ou chifres dos animais eram mostrados em perspectiva. As figuras têm pernas muito curtas e o corpo parecia muito grande para a cabeça. Este estilo de pinturas costumava incluir desenhos de cavalos e bisontes. As costas dos animais eram mostradas com linhas marcadas e eram menos pronunciadas do que outros estilos de pinturas rupestres. Ambos os cavalos e bisontes são pintados no mesmo desenho, com outros animais pintados apenas como figurantes. Estas pinturas rupestres mostraram uma relação estreita entre os animais e os humanos. Impressões de mãos negativas e positivas também estão presentes em algumas dessas pinturas.
- A maioria das cavernas mostra pinturas neste último estilo. Isso inclui a aparência de objetos móveis, com estilos realistas de animais, seus chifres e chifres. Essas pinturas não tinham nenhuma visão em perspectiva das figuras. Os cavalos foram marcados com uma marca na barriga e algumas linhas nos ombros. Os bisões foram distinguidos com um triângulo nos lombos. Diferentes símbolos também podem ser vistos perto dos animais, incluindo flechas, fogo, arcos e caçadores.
Como certas pinturas rupestres poderiam ter sido feitas
Pigmentos usados para fazer pinturas rupestres incluídos ocre amarelo e vermelho, carvão, óxido de manganês e hematita. Essas pinturas rupestres foram feitas há milhares de anos, e ninguém está lá para nos dizer como essas pinturas foram feitas. Mas só podemos fazer suposições olhando para sua estrutura e formação. Alguns exemplos são:
- No que diz respeito às impressões à mão, a tinta foi aplicada primeiro nas palmas das mãos de adultos ou crianças e, em seguida, foram impressas nas paredes
- Quando falamos sobre estênceis de mão, alguém colocou a mão na parede e a tinta foi espalhada sobre ela para criar um efeito de estêncil. A tinta pode ter sido soprada com a ajuda de um tubo, cano etc. Isso formou uma imagem característica de uma palma com pigmento sólido incolor. Em seguida, foi decorado com traços, linhas ou outras formas geométricas ou figuras abstratas
Quaisquer que sejam as figuras que pintaram, eles provavelmente coletaram seu pigmento como ocre e carvão, misturaram água e usaram dedos, pincéis ou ferramentas para pintar seus desenhos nas paredes. Em algumas cavernas, o pigmento é visto espalhado no chão, o que indica que um pouco de tinta teria respingado ao se misturar com a água.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como as pinturas rupestres foram feitas?, nós recomendamos que você visite nosso Aprendendo categoria.