Qual é a diferença entre católico, protestante e ortodoxo
Contente

Existem cerca de 2.5 bilhões de cristãos no mundo, metade deles católicos e 37% protestantes. Assim, parece que todos os católicos e protestantes são cristãos, mas o inverso não é verdade. Muitas vezes há confusão sobre o que distingue católicos e protestantes. Se você quer saber o que a diferença entre católico, protestante e ortodoxo é, continue lendo este artigo.
História do Cristianismo: A separação
Católicos, protestantes e ortodoxos pertencem à mesma grande religião, o cristianismo. É por desacordos sobre certos princípios e a forma de prática que eles diferem, o que causou dois cismas no curso da história, ou seja,. uma separação. O primeiro ocorreu em 1054 com o separação da Igreja do Oriente (Constantinopla) e a Igreja do Oeste (Roma). A Igreja Oriental então se tornou a Igreja Ortodoxa e a Igreja Ocidental a Igreja Católica. Foi então no século dezesseis que o protestantismo apareceu quando Jean Calvin e Martin Luther queria reformar a igreja católica, criando uma nova corrente, o protestantismo.
Católicos, protestantes e ortodoxos veneram o mesmo deus, Jesus Cristo, considerado como o Messias, e se baseia no mesmo livro sagrado, a Bíblia.
As diferenças entre protestantes, católicos e ortodoxos são, portanto, mais no caminho de praticando religião, pode-se referir a diferenças em "estilo".
Interpretação da Bíblia
Certamente existem diferenças sobre quem escreveu o livro sagrado e a importância que cada religião lhe dá. Protestantes reconhecer apenas a Bíblia e suas escrituras como fonte de autoridade na religião, ou seja, eles baseiam seu comportamento no que está escrito na Bíblia e nada mais. Católicos e ortodoxos também reconhecem, além da Bíblia, o tradição oral que foi construída ao longo dos séculos através de vários dogmas e doutrinas. Os protestantes rejeitam qualquer inovação que não seja baseada na Bíblia.
Essa divergência é a que gerou as diferenças entre os protestantes e as outras duas correntes cristãs. Por exemplo, católicos e ortodoxos, ao contrário dos protestantes, oram aos santos, acreditam no purgatório ou adoram a Virgem Maria como uma figura sagrada após o estabelecimento de várias doutrinas ao longo dos séculos.

O Papa
Ele é a principal figura do catolicismo. O Papa é considerado a representação de Jesus Cristo na terra, e a figura de autoridade da Igreja Católica. Sua palavra é autoridade para eles e é considerada infalível. Os católicos também reconhecem a autoridade dos bispos e da hierarquia católica.
Para os protestantes e ortodoxos, o Papa é uma figura importante porque continua a ser um dos principais defensores da religião cristã, mas não reconhecem nele uma fonte de autoridade porque para eles nenhum ser humano é infalível, apenas a Palavra de Deus é.
Sacramentos
Outra grande diferença entre católicos e protestantes é aquela que instiga cisma e se refere a obras meritórias. Na verdade, de acordo com católicos e ortodoxos, a fé em Deus por si só não é suficiente para ser "salvou" por jesus cristo. Entre os elementos essenciais da doutrina católica de salvação estão os sete sacramentos, nomeadamente: batismo, confirmação, a Eucaristia, penitência e reconciliação, a unção dos enfermos, as Sagradas Ordens e o matrimônio. Os protestantes reconhecem apenas o batismo e a Eucaristia porque são os únicos sacramentos instituídos por Jesus de acordo com a Bíblia.

Homens na igreja
Também há uma grande diferença entre os homens nas igrejas católicas e protestantes. Entre os católicos, padres estudam no seminário e então receber o sacramento especial da ordem por um bispo, o que lhe permite dar os outros 6 sacramentos a outros católicos. Padres católicos devem levar votos de celibato para o resto de suas vidas, e são considerados pela igreja como homens que disputam os outros porque agem em nome de Jesus Cristo, mas os padres ortodoxos podem se casar.
Entre os protestantes existem sem padres, mas pastores. Todos podem se tornar pastores em teoria, até mesmo mulheres. Em geral, os pastores são treinados em teologia e / ou treinados com um pastor já em exercício. O seu papel é mais aconselhar ou orientar a sua comunidade (paróquia) e acolher a vida social. Eles podem se casar e começar uma família.
Países onde são praticados
Neste mapa podemos ver países com tradição protestante, países com tradição católica e países com tradição ortodoxa. O Reino Unido, o berço do protestantismo, Alemanha, países escandinavos e bálticos, EUA, Austrália e África do Sul são países de maioria protestante, enquanto França, Espanha, Portugal, Irlanda, Itália, Benelux, os países da Europa Central, Canadá, África Subsaariana e quase todos da América do Sul são em grande parte católicos. A religião ortodoxa é encontrada principalmente na Grécia, Romênia, Bulgária, Ucrânia, Bielo-Rússia e Rússia.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Qual é a diferença entre católico, protestante e ortodoxo, nós recomendamos que você visite nosso Cultura & Sociedade categoria.