Qual é a diferença entre ética e moralidade

O significado das palavras ética e moralidade podem parecer iguais, mas não são. Há nuances que indicam que ética e moralidade são dois termos que se complementam, mas cujos significados são bastante diferentes. No artigo a seguir, mostramos exemplos e definições para determinar o significado real e diferença entre ética e moralidade.
1. Em termos gerais, o diferença entre ética e moralidade é que o primeiro é um estudo filosófico e científico, enquanto a moralidade é puramente prática; isso significa que a ética fala sobre a razão e a reflexão filosófica, mas a moralidade se refere às ações que fazemos diariamente durante nossas vidas.
Se analisarmos as duas palavras etimologicamente, descobriremos que têm o mesmo significado original:
- "moralidade" vem do termo latino "mos" (personalizadas)
- "ética" vem do grego "ethos" (personalizadas)
Mas hoje em dia, com a evolução da linguagem, ambos os significados lentamente se separaram para terminar com dois significados totalmente diferentes. A seguir, vamos analisá-los em detalhes para entender sua base.
2. Começaremos analisando o que é moralidade entender sua diferença inicial com a ética. É uma série de princípios, valores ou regras que orientam nosso comportamento. Moralidade é aquela que determina nossas ações e aquela que marca os limites que não queremos ultrapassar. Hoje em dia, a moralidade também é conhecida como "princípios" e se refere precisamente ao conjunto de regras próprias que seguimos diariamente para agir com o que consideramos correto.
Com um nível sociológico, a moralidade também pode ser determinada pela cultura e pelo modo de vida de uma sociedade ou grupo de pessoas. Algumas regras ou princípios são transmitidos através de gerações em um mesmo grupo de pessoas que estabelecem os princípios morais sobre os quais criaram sua sociedade.

3. Agora vamos nos concentrar no significado da ética. É tudo uma questão de refletir sobre os princípios que então farão parte da nossa moralidade e, portanto, é a parte filosófica que determinará o comportamento a que nos submeteremos para viver em uma sociedade pacificamente. Ou seja, é o pensamento anterior, a parte reflexiva que nossos atos formam.
Por exemplo, o vegetariano é o tipo de pessoa que defende por seus princípios ou ideias (por sua própria ética) que não comerá carne (moralidade); esses "princípios" floresceram de uma reflexão anterior sobre a situação, que resultou em uma conclusão final: não comer carne.
Dentro da ética, encontramos vários ramos, como Deontologia, dê uma olhada no diferenças aqui.

4. Portanto, como vimos, o diferença entre ética e moralidade é que a primeira é uma reflexão sobre um ato específico da nossa vida que vai marcar a sua moralidade; embora, a partir dessas conclusões reflexivas, iremos extrair o comportamento moral que marcará nossas vidas.
Devemos ainda destacar que a ética tem um caráter totalmente pessoal e individual, pois é da reflexão que conclusões podem ser extraídas a nível pessoal (como o exemplo de não comer carne), mas também podem trazer regras sociais que envolvam um maior número de pessoas (por exemplo, a ideia de não comer carne que os muçulmanos seguem).
Se você quiser ler artigos semelhantes a Qual é a diferença entre ética e moralidade, nós recomendamos que você visite nosso Graus universitários categoria.