Qual é a diferença entre nação e estado

O mundo é feito de um mosaico de estados, quase 200, mas existem muito mais nações. Como isso é possível? Deve ser entendido que os conceitos de nação e estado são de fato dois conceitos diferentes, embora os dois termos sejam às vezes usados para designar o mesmo conceito. Neste artigo, vamos explicar a você o que a diferença entre estado e nação é para entender melhor o mundo ao seu redor.
Estado
Estado é um conceito político que se refere a uma organização social, econômica e política soberana, formada por instituições que regulam a vida de uma comunidade em um território delimitado por fronteiras. No direito internacional, para um Estado ser reconhecido como tal, deve, portanto, respeitar três condições:
- Um território delimitado por fronteiras terrestres e / ou marítimas
- Uma população: todas as pessoas ligadas ao Estado por uma nacionalidade.
- Um governo: os órgãos que representam o estado e fazem cumprir sua autoridade.
Um estado é muitas vezes referido como um país, porque seus significados são muito semelhantes. Contudo. país se refere a uma área geográfica e humana, que muitas vezes constitui as condições de um estado. Em alguns casos, "país" também pode designar regiões ou províncias de dimensões variáveis que não são estados. Exemplo disso são o País Basco (região do estado espanhol), por se tratar de uma região com fronteiras naturais e tradicionais.
O caso dos Estados Unidos da América
Por outro lado, embora Estado e país geralmente são sinônimos, nos Estados Unidos, cada um dos estados que estão no país se os EUA têm seu próprio governo e leis, mas o governo do país (governo federal) tem direito a um poder maior que afeta todos os estados da mesma forma, seguindo o U.Constituição S em todos os momentos.
De um lado, o governo nacional tem os seguintes poderes:
- Para cunhar dinheiro
- Relações Estrangeiras
- Fique de olho no comércio interestadual e no exterior.
- Declarar guerra.
Por outro lado, cada um dos estados tem os seguintes poderes:
- Para ratificar emendas
- Legislar sobre segurança e saúde pública
- Legislar sobre educação.

Nação
O termo "Nação" não é legalmente reconhecido, e sua definição pode variar de acordo com as áreas geográficas. Como regra, uma nação se refere a um população residente no mesmo território e unida pela mesma história, cultura, língua ou origem étnica. Às vezes uma nação pode ter uma entidade política e constituir um estado, então será chamada de estado-nação, ou seja, o território do estado corresponde ao território geográfico de uma mesma nação, como é o caso da França, pois exemplo.
No entanto, uma nação nem sempre é sinônimo de estado, e existem nações sem estados, e estados em que várias nações coabitam. Descreveremos vários casos abaixo:
- O Nação curda é uma nação sem estado. O território geográfico desta nação abrange quatro países: Iraque, Irã, Síria e Turquia. Em todos os quatro países, a nação curda compartilha a mesma língua, cultura e religião.
- Na Europa existem muitas nações que não são estatais e, embora possuam um certo grau de autonomia e soberania, são parte integrante de outros Estados: Catalonia na Espanha, Escócia No Reino Unido, Flanders na Bélgica.
- Existem estados compostos por várias nações, como o Reino Unido, composto pela nação inglesa, galesa, escocesa e irlandesa (dê uma olhada em nosso artigo sobre a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido para obter mais informações), ou Bélgica composta pela nação valã e flamenga.
Um estado pode reconhecer oficialmente a existência de uma ou mais nações dentro dele, como é o caso do Canadá, que oficialmente reconhece que quebequenses formam uma nação por direito próprio dentro do estado do Canadá, embora não tenha obrigação de fazê-lo. Uma nação não é reconhecida pelo direito internacional.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Qual é a diferença entre nação e estado, nós recomendamos que você visite nosso Aprendendo categoria.