Qual é a diferença entre mito, lenda e fábula

Qual é a diferença entre mito, lenda e fábula

Costumamos falar de mitos, fábulas e lendas, tratando-os como sinônimos. Embora ambos os termos tenham uma relação e elementos comuns, eles são, na verdade, duas manifestações diferentes que servem para explicar aspectos históricos ou religiosos de uma determinada comunidade ou população. Quer saber exatamente qual a diferença entre mito, lenda e fábula? Em pr.comcorpx.info nós explicamos.

Você também pode estar interessado em: A moral de Anansi, a aranha
Passos a seguir:

1. Mitos, fábulas e legendas fazem parte da tradição oral de uma comunidade. São narrativas que servem para descrever ou explicar episódios específicos de uma geração para outra, sempre ressaltando seus valores culturais.

2. No entanto, há uma diferença entre mito, lenda e fábula.

UMA lenda é um conto folclórico criado com elementos de ficção a partir de um acontecimento histórico e que, ao longo dos anos, foi enriquecido com características fantasiosas. Muitas vezes é usado para explicar eventos históricos ou o momento de definição de uma comunidade.

Uma característica de uma lenda é que ela se alimenta ao longo do tempo através do boca a boca, razão pela qual a mesma lenda pode ser alterada em diferentes populações à medida que se adapta às circunstâncias de cada comunidade. Uma lenda geralmente também tem um elemento literário, então você pode comprar livros detalhando essas histórias.

Um exemplo bom e representativo é a lenda do cavalo de Tróia.

Qual é a diferença entre mito, lenda e fábula - Etapa 2

3. Em contraste, um mito é uma narrativa que também possui elementos de fantasia, geralmente protagonizada por personagens sobrenaturais e heróicos, mas em vez de tentar narrar um acontecimento histórico busca explicar a origem do mundo, fenômenos naturais ou certos rituais religiosos ligados à comunidade ou civilização em questão.

Mitologia agrupa todos os mitos de uma determinada comunidade ou civilização. Entre as mitologias mais famosas estão as de origem grega, romana ou nórdica.

Entre os mitos mais populares podemos citar a caixa de Pandora, que pertence à mitologia grega; o mito de Excalibur, a famosa espada do Rei Arthur ou o mito da criação do Popol Vuh, que corresponde à civilização maia.

Qual é a diferença entre mito, lenda e fábula - Etapa 3

4. UMA fábula é geralmente um conto em que os animais recebem qualidades humanas e têm a intenção de dar uma lição moral ou ética. Embora as fábulas geralmente sejam direcionadas a crianças, elas têm sido usadas desde a Grécia Antiga para divulgar certas atitudes ou lições como `Fábulas de Aeosop`.

Algumas das fábulas mais conhecidas incluem a tartaruga e a lebre, o livro da selva e os contos de Hitopadesha. Existem também fábulas mais recentes, como Animal Farm de George Orwell.

Qual é a diferença entre mito, lenda e fábula - Etapa 4

5. Depois de definir cada gênero, o diferenças entre mito e lenda são:

  • Uma lenda é baseada em um evento histórico, mas ao longo do tempo foi enriquecida com elementos de fantasia. Um mito e uma fábula não têm base real ou histórica, sendo apenas uma história de fantasia.
  • As lendas pretendem narrar um acontecimento histórico, de forma folclórica e transmitida boca a boca. Enquanto isso, os mitos tentam explicar a origem do mundo, explicando as condições naturais ou eventos que estão além de nossa compreensão. As fábulas são explicadas para ensinar certos comportamentos morais.
  • A lenda inclui personagens históricos que realmente existiram. O mito é protagonizado por personagens heróicos de fantasia, assim como a fábula.
  • A lenda pode ter uma tradição literária, assim como as fábulas, enquanto os mitos, embora possam ser coletados em um livro, não têm um gênero literário.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Qual é a diferença entre mito, lenda e fábula, nós recomendamos que você visite nosso Cultura & Sociedade categoria.