Como substituir um amortecedor
Contente

Os amortecedores são partes integrantes do seu carro. Eles são fundamentais na manutenção do seu carro Saldo, para que você possa sempre ter um passeio uniforme e suave. Mas, como qualquer outra peça de automóvel, eles se desgastam com o tempo e até mesmo o menor dos buracos pode causar danos. Dirigir em um amortecedor quebrado é inseguro e desconfortável. Você saberá que é hora de substituir seus amortecedores quando vir óleo vazando e seu carro balançar constantemente. Você pode pagar para um mecânico fazer o trabalho para você, mas com as ferramentas e o conhecimento certos você pode aprender a substituí-los sozinho. Este artigo vai te dizer como substituir um amortecedor em casa.
Quando substituir seu amortecedor
Se sua direção não for tão suave como antes e o carro inteiro balançar quando passa por um colisão ou buraco, então você provavelmente precisará substituir seus amortecedores. Empurre o capô ou porta-malas do seu carro logo acima do volante. Veja se ele salta uma vez e se estabiliza rapidamente. Se o veículo continuar saltando ou se você não puder ser empurrado, é hora de receber um novo choque.
Depois de suspender seu veículo com macacos, inspecione os amortecedores. Se você ver algum vazamento de fluido ou se os choques parecerem amassados, então eles precisa ser substituído. Inspecione as rodas também, pois rodas gastas farão com que elas desenvolvam desgaste em forma de concha, que aparecerá como pontos baixos e altos em a banda de rodagem do pneu. Depois de remover o amortecedor, tente comprimir com sua mão. Se você pode movê-lo facilmente, então ele deve ter estragado. Um bom choque terá resistência quando você o comprime e se estende por conta própria após a liberação.
Compre novos amortecedores
Embora existam muitas variantes, existem dois tipos principais de amortecedores. O primeiro é o amortecedor autônomo e o outro é parte de todo suporte de suspensão. Um suporte é o componente estrutural do veículo que é projetado para reduzir a compressão. Alguns carros podem até ter uma combinação de ambos. Você precisa determinar o tipo de amortecedores que você precisa comprar. Choques autônomos são mais fáceis de substituir, mas se você os tiver integrado ao suporte, então você deve deixar essa tarefa complicada para um profissional.
Agora que você está substituindo seus amortecedores antigos, é a hora certa de atualizar para a versão mais recente. Existem diferentes tipos de choques que você pode comprar de acordo com suas necessidades e preferências individuais:
- Choques de reservatório: Preenchidas com fluido, esses choques são pressurizados com nitrogênio ou ar. À medida que o ressalto é absorvido, os fluidos entram em contato com o gás, proporcionando resistência e lubrificando a mola.
- Choques da bobina: Esses amortecedores têm uma mola em espiral em torno deles para fornecer suporte ao peso do veículo e controlar a suspensão. Eles podem ser ajustados de acordo com a altura do seu veículo.
- Choques monotubos: Esses amortecedores têm dois pistões e um tubo e são uma escolha popular entre veículos pesados, como caminhões.
- Choques de tubo duplo: Esses choques têm dois tubos com um pistão, junto com o ar e o fluido de choque ao seu redor. Esses choques afetam o desempenho do veículo, liberando uma mistura espumosa e espumosa. Alguns choques modernos também podem liberar mistura de nitrogênio para melhorar ainda mais seu desempenho.
Prepare o veículo
Escolha um local apropriado para iniciar o processo, estacione seu carro lá em um plataforma de nível e afrouxe suas porcas. Proteja seu carro em macacos ou rampas, remova os pneus e encontrar os amortecedores. Você vai encontrá-los perto de um parafuso horizontal ou vertical que você precisará desapertar e remover. Pulverize as montagens com um limpador de metal para soltar o parafuso se ele estiver preso.
Remova os amortecedores antigos
Esta é a parte mais complicada, já que os choques antigos devem estar emperrados com areia e sujeira da estrada. Você pode precisar destruir a borracha ao redor das buchas. Não se preocupe, você já está mudando os choques de qualquer forma. A melhor coisa que você pode fazer é pulverizar alguns PB Blaster ou WD-40 na área, deixe descansar por 10-15 minutos e, em seguida, tente remover as partes velhas. Depois de localizar os choques e afrouxar suas peças, siga estas etapas para removê-los:
- Alguns carros têm parafusos superiores localizado sob o forro em seu porta-malas. Levante o tecido para alcançar os parafusos de choque e remova-os usando um soquete e catraca. Lubrifique os parafusos com um fluido penetrante para remover qualquer ferrugem da superfície e gire a catraca e o soquete no sentido anti-horário para removê-los.
- Use um divisor de porca para desconectar a suspensão da porca e remova do parafuso. Se você não for capaz de operar o divisor, aplique um pouco de solvente penetrante na área.
- Alguns carros também têm um junta na parte superior do conjunto de freio, que você também precisa desengatar antes de alcançar o amortecedor.
- Um desafio que você pode enfrentar é que o haste de pistão também gira quando você afrouxa a porca. Você pode usar um alicate de travamento na extremidade da haste para evitar que ela gire e, em seguida, afrouxe a porca usando uma chave inglesa. Se as porcas estiverem muito presas para abrir, borrife um pouco de limpador de metal para deixá-las se soltar e tente novamente.
Como você pode ver, a lubrificação adequada é importante. Em parte, isso ocorre porque seus amortecedores se desgastaram com o tempo e tornaram-se apertados.

Instale novos amortecedores
Depois de remover os amortecedores antigos, você precisa seguir estas etapas para instalar os novos:
- Fixe os novos amortecedores de volta no sistema de controle de suspensão. Aplique um pouco de pressão para corrigir o choque no lugar. Levante a suspensão de modo que os parafusos que precisam ser reinstalados encontrem suas posições corretas. Uma vez que este processo precisa de algum equilíbrio, seria melhor obter ajuda de outra pessoa. Aparafuse as porcas com as mãos o mais apertado possível.
- Se você removeu a barra estabilizadora antes, é hora de consertá-la. Reconecte a barra anti-roll e aperte os parafusos com as mãos primeiro. Substitua as porcas da torre do chuveiro que você removeu antes. Você deve tê-los encontrado no porta-malas do seu carro.
- Consulte o manual de serviço do seu carro para verificar o especificações de torque. Antes de apertar e finalizar tudo, verifique novamente suas especificações de torque e certifique-se de que todas as peças estão seguras e protegidas.
- Repita todas as etapas acima se quiser substituir outros amortecedores em seu veículo também. Na maioria das vezes, todos os quatro amortecedores se desgastam uniformemente e ao mesmo tempo. Portanto, se você estiver substituindo um, provavelmente deve substituí-los todos
- Depois de substituir todos os absorventes de impacto, colocar os pneus de volta, aperte as alças e termine o trabalho.
Faça um teste de direção do veículo
Depois de remover o macaco, abaixe o carro de volta ao solo, remova os calços das rodas e dê uma curta volta no quarteirão. Ouça qualquer ruídos durante a condução. Se você ouvir algum estalo ou guincho, provavelmente você não apertou algo corretamente. Se você não conseguir ouvir nenhum ruído, notará que o carro anda melhor do que antes. Se você não tem certeza como substituir os amortecedores por conta própria, então é aconselhável procurar assistência mecânica certificada de um profissional. Alguns mecânicos podem até concordar em vir até sua casa para substituir seus amortecedores em seu lugar e hora convenientes.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como substituir um amortecedor, nós recomendamos que você visite nosso Manutenção e conserto de automóveis categoria.