Como parar de perseguir seu ex nas redes sociais
Contente

Existem algumas palavras relativas ao nosso próprio comportamento que devem enviar bandeiras vermelhas. Stalking é definitivamente um deles. Embora o tipo de ‘perseguição’ que estamos discutindo não seja exatamente o mesmo que o tipo de forma obsessiva, assediadora e ilegal em que alguns se envolvem, é no mesmo campo de jogo. A mídia social criou meios de vigilância anteriormente impensáveis. Você não se esconderia nos arbustos do seu ex e os veria com seu novo parceiro pela janela, mas de alguma forma, rolar por suas fotos íntimas de férias no Instagram está OK. O ímpeto para fazer isso - ego quebrado, narcisismo, masoquismo, etc. - é semelhante e geralmente não é saudável. É por isso que se queremos saber como parar de perseguir seu ex nas redes sociais, o primeiro passo a tomar é perceber que você tem um problema. está aqui para fornecer alguns conselhos e dicas úteis sobre como você pode parar de olhar para trás em seu ex e seguir em frente em uma direção positiva.
Admita que você tem um problema
Antes de fornecer algumas dicas práticas específicas sobre como parar de perseguir ex-parceiros nas redes sociais, devemos tentar olhar para a raiz do problema. Jesse Fox em Psychology Today aponta que os problemas emocionais criados por uma separação são exacerbados pela questão prática de ainda estar ligado a um ex parceiro graças às plataformas de mídia social[1], como Facebook, Twitter, Snapchat e Instagram. Embora antes pudéssemos pedir aos amigos em comum que não falassem sobre eles ao seu redor e evitassem ir a lugares que você possa encontrar, agora Algoritmos do Facebook e Histórias do Instagram estão aqui para mantê-lo para sempre ligado.
Imagine passar por um rompimento doloroso e, em seguida, ter o Facebook lembrando que você é amigo de seu ex por muitos anos. Em seguida, eles mostram uma apresentação de slides de como vocês costumavam ser felizes juntos. É compreensível que essas lembranças do passado possam causar dor. Mesmo uma separação saudável é um fracasso até certo ponto. Se você usa a mídia social para fique de olho no seu ex, você provavelmente vai gerar mais dor. É por isso que admitir que isso é um problema é o primeiro passo. Ao fazer isso, você pode reconhecer qual comportamento é prejudicial à saúde e pensar em maneiras de ser mais positivo.
Então, o que queremos dizer com perseguição nas redes sociais? Você pode ser um perseguidor online se você fizer o seguinte:
- constantemente acessa a página ou o mural do seu ex para ver as atualizações
- olhe para trás em fotos antigas de você e eles juntos
- olhe os perfis das pessoas com quem seu ex é fotografado para ver se eles estão saindo juntos
- verifique os gostos deles para ver com quem eles estão se conectando
- leia os comentários deles nas postagens de outras pessoas
- olhe seus eventos para ver se eles estão indo para uma festa, evento, etc.
- tornam-se obsessivos com a diversão que parecem estar se divertindo
Esse tipo de comportamento que não é saudável. Mostra que você não está seguindo em frente com sua vida, que é obsessivo por outra pessoa e provavelmente está ignorando outras questões. Além disso, pode exacerbar Problemas de saúde mental como ansiedade ou depressão. A mídia social foi associada por muitos estudos ao vício[2]. Assim como as drogas podem ser usadas como uma forma de automedicação, muitas vezes nossa perseguição nas redes sociais é uma forma de liberar produtos químicos em nosso cérebro que são viciantes. No mínimo, às vezes fazemos isso porque nos faz sentir algo, mesmo que seja tristeza.
Deixar de seguir ou bloqueá-los
A etapa mais óbvia para parar de perseguir seu ex nas redes sociais é remover a tentação. Deixar de segui-los deve significar que seus status não aparecem mais em seu feed e você não veja qualquer atualização Eles criam. Você ainda pode pesquisá-los, mas pelo menos não receberá informações inadvertidamente sobre eles, o que só pode causar danos.
Mesmo com separações saudáveis, a maioria das pessoas vai entender por que você pode querer parar de segui-los, mesmo que apenas por um tempo. Pode ajudar no processo de cura e ajudá-lo a seguir em frente. Às vezes, pode ser melhor bloqueá-los. Eles podem inocentemente querer entrar em contato com você para ver como você está, mas mesmo ser legal assim pode ser inútil. Às vezes, é melhor fornecer o mínimo possível de meios de contato.
Se você terminou bem com seu ex, você pode querer perguntar se eles podem definir seus perfis como privados. Isso significa que, depois de parar de segui-los, você não poderá mais verificar no perfil deles e pode evitar fazer suposições sobre eles. Pode exigir uma conversa estranha, mas eles devem entender. Eles provavelmente estão na mesma posição e você pode retribuir o favor.
Você pode dar uma olhada em nosso artigo sobre o que acontece quando você bloqueia alguém no Facebook para saber mais sobre essas opções.

Pare de pesquisar pelo nome deles
Novamente uma sugestão óbvia: pare visitando a página do seu ex. Mesmo se você tiver deixou de segui-los no Facebook ou Twitter, você pode achar tentador digitar o nome na barra de pesquisa. Depois de uma separação, é natural ter muita curiosidade ou preocupação com o seu ex. Evitar atualizações indesejadas é uma coisa, mas buscar informações é outra.
Se você está cometendo um comportamento destrutivo ou inútil como este, pode ser necessário testar seus limites de controle. Cada vez que você começa a ir para a sua barra de pesquisa e pensa em digitar o nome dele, digite outra coisa. Isso poderia ser algo como ‘como fazer meditação mindfulness` ou `técnicas para reduzir a ansiedade ou estresse’. Isso o ajudará a construir sua auto-estima, em vez de esgotá-la.
Também existem aplicativos que ajudam a limitar o uso de mídia social em geral. Essas podem ser maneiras úteis de ajude a parar de perseguir seu ex porque você simplesmente não tem tanta oportunidade de fazer isso.
Lembre-se por que você se separou em primeiro lugar
Em um determinado ponto depois de uma separação frequentemente começamos a pensar sobre o passado. Se olharmos as fotos de nossos parceiros anteriores no Instagram, muitas vezes romantizamos o passado. Quando você olha as fotos de suas últimas férias juntos, eles revelam um casal feliz se divertindo ao sol ou visitando lugares interessantes. O que eles podem não mostrar são as brigas entre os dois, a alegria inesperada que você encontra em não ter assentos no avião um ao lado do outro ou os longos jantares em um terraço onde pouco se falava.
Lembrar-se do motivo do rompimento pode ajudá-lo a parar de perseguir seu ex, porque você terá uma ideia melhor de como se sente. Perseguir seu ex nas redes sociais significa que você está olhando para um simulacro da vida de alguém. Está distorcido, muitas vezes para fazer com que pareça muito melhor do que é. Suas identidades nas redes sociais são frequentemente versões idealizadas e olhando para o Facebook ou Instagram deles pode pensar que você perdeu o ideal. Uma dose saudável de realidade pode ser muito útil nessas situações.
Siga em frente praticamente
Um estudo de 2015 da Brunel University em Londres mostrou que as pessoas com baixa autoestima eram mais propensos a postar fotos de relacionamento ou atualizações sobre um parceiro romântico[3]. Não é um salto enorme sugerir que, uma vez que esses relacionamentos românticos acabem, olhar para as atualizações e fotos de um parceiro anterior revela algo sobre a baixa autoestima. Embora não possamos simplesmente dizer a nós mesmos "obtenha mais autoestima" e o problema será resolvido, existem maneiras práticas de ajudá-lo a construir nossa autoestima. Alguns deles incluem:
- conseguindo um novo hobby
- voluntariado seu tempo por uma causa nobre
- falando mais com amigos nas redes sociais sobre como eles são
- criar um novo projeto de arte ou plano de negócios
- procurar novos parceiros românticos (talvez com um aplicativo de namoro como o Tinder)
- aprendizagem online
Fazer algo para ajudar os outros é uma ótima maneira de se ajudar. Pode fornecer algum contexto e ajudá-lo a perceber que estar em um relacionamento não é o começo e o fim de tudo para a existência. Existem preocupações muito mais urgentes no mundo e estar preso a um ex provavelmente não os ajudará.

Voltar a ficar juntos
Se você passou um tempo construindo sua auto-estima, torne-se produtivo e geralmente encontre a felicidade em si mesmo, mas ainda sinta o desejo de perseguir seu ex, talvez haja algo mais acontecendo. Talvez você se sinta atraído por eles nas redes sociais porque ainda os ama. Os motivos que você teve para se separar podem ter parecido apropriados na época, mas agora parece ter sido um erro. Se for este o caso, então você pode querer voltar a entrar em contato com seu ex.
Voltar a entrar em contacto pode ser uma forma útil de resolver os problemas levantados pela perseguição online. Seja honesto. Diga a eles que você tem olhado seus perfis e que ainda sente algo por eles. Se você realmente não consegue superá-los, talvez você tenha visto coisas em suas redes sociais que sugerem que eles podem se sentir da mesma maneira. Você precisa estar ciente de que esse não será necessariamente o caso. Rejeição pode doer ainda mais na segunda vez, mas também pode ser o necessário para seguir em frente corretamente.
Há uma ressalva, no entanto. Você só deve fazer isso se estiver fazendo em um estado de espírito positivo. Se você realmente acha que ainda há algo que vale a pena perseguir para seu benefício mútuo, então pode ser uma boa ideia. Se você faz isso simplesmente porque está triste, deprimido ou solitário, então você precisa se esforçar antes de se encontrar com alguém.
Altere sua senha ou exclua sua conta
Se tudo mais falhar, pode ser necessário tomar medidas drásticas. Se você não consegue parar de olhar para contas de mídia social do seu ex, talvez seja porque você tem um problema com a mídia social em geral. Você pode pedir a um amigo de confiança para alterar sua senha de mídia social e permitir que ele controle o quanto você usa o Facebook, Twitter, etc.
Você também pode decidir exclua seus canais de mídia social completamente. Algumas pessoas podem achar isso um movimento extremo, dado o quão dependentes nos tornamos da tecnologia e da internet. No entanto, pode ser bastante libertador e liberando não ter nenhum perfil online para manter. Sem conta significa sem feed de notícias e sem chance de ver trechos da nova vida do seu ex. Desativando sua conta do Instagram completamente ou excluir os aplicativos do seu telefone pode dar a você o impulso extra de que você precisa para seguir em frente.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como parar de perseguir seu ex nas redes sociais, nós recomendamos que você visite nosso Internet categoria.