Como prevenir uma gravidez fantasma em cães

Gravidez fantasma, oficialmente conhecido como pseudociese é uma ocorrência muito comum em cadelas. Se você tem uma cadela em casa, pode ter experimentado mudanças no comportamento dela, como violência ou ganho de peso. Estes, com comportamento maternal e aumento das glândulas mamárias, entre outros, são alguns dos sintomas da gravidez fantasma em cães. Se a sua cadela não foi esterilizada e nunca deu à luz, é comum que ela sofra desta condição.
Embora muitos especialistas considerem isso normal, não é isento de riscos, pois pode levar a problemas como mastite. pr.comcorpx.info explica como prevenir a gravidez fantasma em cães.
1. Como na maioria das doenças que podem afetar nossos animais de estimação, detecção precoce de gravidez fantasma é fundamental. Portanto, é importante estar ciente de que gravidez fantasma geralmente aparecem entre 6 e 12 semanas após o estro, que é quando você deve ficar de olho nas mudanças comportamentais, bem como nas mudanças físicas, e.g. para as glândulas mamárias. Estes são alguns dos mudanças físicas seu cão pode experimentar durante uma gravidez fantasma:
- Mudanças de peso, perda ou ganho.
- Aumento das glândulas mamárias
- Produção de leite
- Vômito
- Falta geral de energia
- Corrimento vaginal
Além das mudanças físicas, seu cão também experimentará mudanças comportamentais tal como:
- Agressão
- Ansiedade
- Comportamento de aninhamento. Seu cachorro pode pegar um cobertor e trazê-lo para algum lugar escondido.
- Cuidando de um brinquedo de pelúcia

2. Antecipe o problema. Uma maneira de interromper o problema antes que ele se deteriore, se resolvido a tempo, é restringir os alimentos. UMA velozes de até 24 horas (não mais) seguido de um aumento gradual na quantidade de alimentos, pode ajudar a interromper o processo. Isso ocorre porque, em tempos de escassez, o corpo faz o que pode para sobreviver e abandona processos desnecessários, como a produção de leite.
3. Esterilização. A maneira mais eficaz de prevenir gravidez fantasma é esterilização, eu.e. a remoção dos ovários e útero. Esta é uma operação bastante simples que também previne infecções uterinas, gravidez indesejada e reduz o risco de tumores de mama,. Muitos desses tumores são dependentes de estrogênio, um hormônio produzido nos ovários.

4. Cuidado com os anticoncepcionais. Medicamentos conhecidos como progesterona, usados para prevenir a ocorrência de estro em animais, podem aumentar o risco de gravidez fantasma. Recomenda-se o uso desses medicamentos sob a supervisão de um veterinario.
5. O veterinário pode colocar uma coleira elizabetana (cone) em seu cão, para impedi-lo de lamber seus mamíferos e estimular a criação de leite.
6. A maneira mais eficaz de evitar que sua cadela sofra uma gravidez fantasma é esterilizar dela. Se você tem certeza de que não quer criá-la no futuro esta é a melhor solução, pois ela terá uma vida mais saudável.

7. Visite o seu veterinário para obter mais conselhos. Ele ou ela lhe dirá o que fazer neste caso.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como prevenir uma gravidez fantasma em cães, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.