Como lubrificar buchas de borracha
Contente

Se você já teve um veículo por muito tempo, alguns guinchos e sons são esperados. Isso não significa que eles devem ser ignorados. Pelo contrário, ignorar ruídos como este pode ser prejudicial para o seu carro. Isso pode levar a reparos caros ou até mesmo ter que dar baixa no veículo. Existem vários motivos pelos quais ruídos estridentes podem vir de seu veículo. Um problema com buchas de borracha de suspensão é uma dessas razões. Isso é provável se os ruídos forem acompanhados por vibrações do chassi. Os guinchos sutis se transformarão em ruídos mais altos se forem ignorados, mas mais importante, podem causar danos irreparáveis. A prevenção de tais danos é o motivo pelo qual traz este artigo sobre como lubrificar buchas de borracha em seu carro.
O que são buchas de borracha no carro
Buchas de borracha são tubos de borracha que são de forma cilíndrica. Eles são unidos nas curvas internas ou externas de peças de metal cilíndricas, como postes de suspensão. Fabricado com borracha ou poliuretano. as buchas são pré-tensionadas. Isso significa que eles já são duráveis quando instalados no carro e são menos propensos a quebrar.
Em carros, as buchas de borracha são geralmente usadas em peças de aço. O principal objetivo das buchas de borracha é contrabalançar a vibração. Quando um carro está rolando ao longo da estrada, os vários contornos e mudanças na superfície da estrada fazem o carro tremer e sofrer impacto. As buchas de borracha são principalmente usadas em um sistema de suspensão do carro. Isso permite que o carro passe superfícies irregulares sem ter muito impacto no motor ou em quaisquer outros componentes do carro. Sem peças como as buchas de borracha, o carro simplesmente não duraria tanto, graças aos danos causados pelas vibrações.
Por que as buchas de borracha são importantes em um carro
Buchas de borracha são uma parte muito pequena de um carro, mas seu propósito é excelente. Eles protegem o carro do desgaste, prolongam sua vida útil na estrada, economizam dinheiro e aumentam a segurança dos passageiros. Por peças de carro simples e baratas, são inestimáveis para qualquer proprietário de carro.
Como saber se as buchas de borracha estão ruins
A principal forma de saber se buchas de suspensão de borracha são ruins é ouvir nossos sons. Como afirmamos acima, há muitos motivos pelos quais um carro pode fazer ruídos inadequados. Pode haver um problema com a embreagem que resulta em sons preocupantes. Você deve ser capaz de detectar se esses ruídos vêm do pedal da embreagem ou do sistema de embreagem no interior do carro.
Outros problemas podem ser um ventilador danificado, um guincho volante ou outra parte que precisa ser bem lubrificada e não. Se quisermos saber se as buchas de suspensão de borracha são o problema, precisamos levar o carro para um passeio. Se os sons vierem quando você mudar de marcha, é provável que seja um problema de embreagem. Se você ouvir ruídos ao fazer uma curva, é provável que seja o volante ou um problema com o eixo.
Ao tentar descobrir se suas buchas de borracha estão estragadas, você deve ouvir guinchos quando você passa por cima de solavancos ou qualquer superfície irregular. Se as buchas estiverem ruins, a proteção contra vibração não está lá. Se for esse o caso, as buchas irão esfregar nas peças de metal e ranger. Você precisará dirigir um pouco e tentar passar por diferentes superfícies, não apenas dar a volta no quarteirão. Velocidades diferentes também ajudarão a determinar o problema.
Você também pode levar o carro para uma garagem e pedir-lhes que examinem o sistema de suspensão. Eles podem executar um teste de suspensão. O tipo de teste de suspensão que eles realizam depende de sua experiência e instalações disponíveis. Esses testes podem ser qualquer coisa, desde empurrar a beirada do carro até levantá-lo e realizar o trabalho envolvido diagnósticos. Quanto mais completo for o exame, maior será a probabilidade de chegar à fonte, mas mesmo mecânicos experientes podem ter problemas para diagnosticar problemas de ruído.
Por que precisamos lubrificar buchas de borracha
Quando você compra um veículo novo, as buchas de borracha já devem estar lubrificadas. Isso garante uma movimentação suave. Enquanto as buchas são pré-tensionadas e projetadas para absorver vibração, essas vibrações ainda têm um impacto que faz com que se deteriorem lentamente ao longo do tempo. O lubrificante ajuda a proteger as buchas de borracha de atrito e trauma.
Outro problema com buchas de borracha é que o petróleo pode danificar o material. Embora as buchas não devam entrar em contato com a gasolina regularmente, isso pode acontecer. Isso geralmente é devido a vazamentos em outra parte do carro, como um resfriador de transmissão com vazamento. Em climas mais quentes, o calor também pode ser um grande problema. A expansão do calor faz com que as buchas rachadura e eventualmente quebrar.
Sem um lubrificante adequado, a bucha não será protegida dos elementos e produtos químicos com os quais entra em contato. Ainda vai durar algum tempo, mas longe de tanto tempo. Conforme o lubrificante seca e as buchas se tornam menos eficazes, você sentirá isso no carro. Isso pode aumentar o enjôo. Mais importante, tira a proteção que o carro desfrutava anteriormente. O resultado provavelmente será um dano ao outras peças do carro.

Como lubrificar buchas de borracha
Fazer com que o lubrificante funcione corretamente pode ser um pouco complicado. Para lubrificar a bucha de borracha em seu carro, primeiro você precisa remover o parafuso que prende o componente com a bucha. Isso deve ser relativamente fácil de ver no chassi embaixo do carro. Aqui está um guia passo a passo de como lubrificar buchas de borracha:
- Levante o carro do chão com segurança.
- Localize a bucha. As buchas são envoltas em uma tampa de bucha com uma barra passando por ela (esta barra pode ser a barra estabilizadora ou qualquer outra barra no sistema de suspensão).
- Desaparafuse o parafuso na tampa da bucha com uma chave de caixa e abra-o. A bucha deve estar por baixo e sair facilmente.
- Verifique a qualidade da bucha.
- Usando luvas, borrife cuidadosamente as buchas tanto por dentro quanto por fora. O interior, onde toca a barra, é o mais importante, mas borrifar o exterior também ajudará.
- Substitua a bucha na barra.
- Recoloque a tampa sobre a bucha e aparafuse o parafuso de volta com a chave de caixa.
É assim que lubrifica as buchas. Se você verificar a qualidade e achar que está muito rachado ou quebrado para funcionar corretamente, você deve simplesmente substitua a bucha de borracha em vez de. Eles não são muito caros e podem ser encontrados em qualquer loja de peças de motor. Além disso, se uma de suas buchas em uma barra está rangendo, então você pode muito bem lubrificar qualquer outra bucha antes que ela também range.
Se depois de lubrificar generosamente as buchas de borracha (ou substituí-las) seu carro ainda fizer barulho, pode ser muito mais problema sério. Pode haver problemas de montagem da suspensão, tirantes no sistema de direção ou vários outros problemas que podem fazer ruídos. Se ainda não o fez, é provável que precise levar seu carro a um mecânico.
Melhor lubrificante para buchas de borracha
O problema com algumas buchas de borracha é que elas são feitas de borracha. Embora seja um material eficaz para fornecer proteção contra vibração da suspensão, eles também são mais suscetíveis a certos tipos de desgaste. Como dissemos antes, produtos à base de petróleo podem danificar a borracha e fazer com que ela se quebre mais facilmente. O mesmo acontece se você lubrificar suas buchas com um lubrificante à base de petróleo.
Os melhores lubrificantes para buchas de borracha são silício lubrificantes à base de branco lítio graxa ou um lubrificante de borracha particular. Você deve ser capaz de encontrar esses diferentes tipos de lubrificantes em qualquer loja de produtos para motores. Buchas de poliuretano não devem ser lubrificadas com óleo ou lubrificantes à base de petróleo. Eles não funcionam tão bem quanto os outros e podem levar a quebras.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como lubrificar buchas de borracha, nós recomendamos que você visite nosso Manutenção e conserto de automóveis categoria.