Por que o volante vibra?

Existem muitos sons e chocalhos que um carro pode fazer. Alguns são os vibrações normais de um veículo em velocidade. Infelizmente, alguns podem significar que há um problema específico com o carro. Como suas mãos estão no volante o tempo todo (pelo menos deveriam estar), você pode ser mais sensível a essas vibrações mais do que outras. Eles podem fazer com que você se preocupe, portanto, executar uma verificação de diagnóstico ajudará você a saber as etapas que você precisa seguir para corrigir o problema. É possível que as vibrações sejam causadas por algo simples que você pode consertar sozinho. Outros podem precisar da obra de um profissional para impedi-los. pergunta por que o volante vibra para que você possa ficar seguro em um carro funcionando corretamente.
1. À medida que dirigimos, o carro deve ser capaz de lidar com variações no superfície da estrada ou obstruções que podem estar em seu caminho. Isso ocorre porque o sistema de equilíbrio das rodas, sistema de suspensão e composição geral do carro foram testados e trabalhados para resultar em uma condução o mais suave possível. Isso é particularmente verdade com carros mais novos, pois o avanço tecnológico encontrou melhores maneiras de uma direção mais suave. O volante pode ser um bom indicador de muitos outros problemas.
Se você tem vibrações em um carro mais novo, é provável que haja algo errado em um desses sistemas. No entanto, se você tem vibrações em muito carro mais velho, a tecnologia não estará tão atualizada e as peças terão mais desgaste.
No entanto, mesmo os carros mais antigos não devem balançar muito se estiverem em boas condições de funcionamento. É por isso que estamos descobrindo o que causa vibração no volante.
Um fator relacionado à vibração do volante é a velocidade com que o carro está viajando. As duas faixas de velocidade onde o carro tem maior probabilidade de tremer são entre 5 - 10 mph / 8 - 16 kph e 60 - 70 mph / 96 - 112 kph. A maioria das vibrações que seu volante experimenta deve estar nesta faixa. Se você tem vibração no volante enquanto estiver estacionado, pode haver algo muito errado com o carro e uma visita a um mecânico é necessária.
2. Uma das causas mais comuns, senão a mais comum para sacode no volante estão as rodas no chão. A qualidade do seu pneu e sua banda de rodagem são extremamente importantes. Eles são uma das primeiras coisas que um mecânico verifica quando consertando seu carro. Se você não tiver pneus bons, não apenas poderá sentir tremores no volante, mas poderá causar um acidente ou estourar.
Se você usou ou pneus defeituosos, eles vão puxar o carro em uma determinada direção enquanto você dirige. Isso ocorre porque a banda de rodagem não está alinhada com o solo e seu volante está tentando compensar. Não será o suficiente para girar o volante, mas pode ser o suficiente para sacudi-lo. Se você está com seu carro há um tempo ou o dirige rotineiramente longas distâncias, é muito importante garantir que a banda de rodagem do pneu esteja em boas condições.
3. Se você ver que o pisar em seus pneus está bem, mas você ainda sente vibrações no volante, então há outras considerações a fazer com as rodas. Um tem a ver com o equilíbrio. Quando as rodas são colocadas pela primeira vez ou quando os pneus são trocados, o peso precisa ser equilibrado. Isso é para que não seja muito pesado em nenhum dos lados, pois pode fazer o carro derrapar.
Ao mesmo tempo em que a roda é balanceada, eles também devem estar alinhados. Isso significa que todos estão voltados para a direção certa para que o carro pode dirigir em linha reta. À deriva também é uma preocupação com o alinhamento impróprio. Se as rodas não estiverem alinhadas, eles vão confundir a direção e puxar o volante. Esta pode ser a causa do tremor.
Se as rodas dianteiras estiverem desequilibradas ou desalinhadas, o volante da frente provavelmente vai tremer. No entanto, o mesmo acontecendo no pneus traseiros pode causar mais tremores nos assentos ou no console central do carro. Isso pode depender se é frontal ou carro com tração traseira.
Enquanto o banda de rodagem do pneu é muito importante, pode ser o que você não vê, que é a causa de seu carro tremer. Se os pneus parecem pulo um pouco, pode ser que a correia do pneu esteja quebrada ou solta. Se você ver um piso irregular (eu.e. banda de rodagem é boa na parte superior, mas gasta na parte inferior), isso é provavelmente devido ao cinto.
Além disso, verifique os aros das rodas se sentir que o volante está tremendo. Se você vir uma cunha ou peça dobrada, é provável que seja um problema sério com alinhamento. Traga seu carro ao mecânico imediatamente.

4. Não são apenas as próprias rodas que podem causar vibração em seu volante. A forma como as rodas estão presas ao carro pode ser um fator. O suspensão do seu carro é algo que os fabricantes de automóveis estão sempre tentando aperfeiçoar. Se o carro não tivesse nenhum suspensão, os próprios pneus não seriam capazes de lidar com altas velocidades, pois seriam muito rígidos para aguentar a força.
As molas da suspensão do carro são muito importantes. Eles se comprimem conforme atingem lombadas e rachaduras na estrada, mas se não forem os corretos altura, ou se forem muito duros ou muito moles, não funcionarão bem. Isso pode causar vibração na roda.
Os amortecedores fazem o que dizem na lata. Se estiverem danificados, podem não absorver as vibrações da estrada. Além de ser desconfortável para o motorista e passageiros, causará o volante para vibrar, especialmente quando o estrada é menos firme. Você deve sempre verificar os amortecedores para se certificar de que estão funcionando corretamente. Você também pode precisar verificar outras partes do sistema de suspensão, como a junta esférica, tirante, montagens de choque ou os rolamentos. Se qualquer uma dessas peças componentes estiver danificada ou desalinhada, eles farão com que o volante trema.
5. Se você verificou o acima e ainda está se perguntando o que significa quando o volante vibra, pode ser hora de verifique os freios. O rotor é a peça circular sobre a qual as pastilhas de freio pressionam para diminuir a velocidade do carro. Se houver um acúmulo de sujeira ou qualquer corpo estranho no rotor, eles podem esfregar contra as pastilhas de freio, mesmo quando o freio não está engatado.
No entanto, se os rotores do freio fizerem com que o volante vibre quando o freio não estiver engatado, isso significa que você tem um rotor empenado. Mais comumente, você verá o volante tremer quando você colocar um pouco de pressão no freio. Quanto mais forte a vibração, mais danificado pode ser o rotor (ou mesmo as pastilhas de freio).
O mesmo pode acontecer quando as pastilhas de freio ou danificadas ou desalinhadas. Esta é uma das causas mais perigosas de vibração no volante. Se os freios não funcionarem corretamente, eles podem causar um acidente muito grave, especialmente ao viajar em altas velocidades. Se precisar de mais informações sobre este assunto, aprenda como saber quando você deve substituir seus rotores de freio.

6. A causa da vibração do volante também pode ser um mau funcionamento do motor. Esta é uma operação muito complexa e existem vários motivos pelos quais isso pode causar esse movimento, como problemas com velas, que podem impedir os níveis adequados de ar para o motor, entre outras falhas potenciais.
Se você tiver um mau funcionamento do motor, isso pode levar a alguns problemas sérios. Também pode acabar sendo complicado e até mesmo resultar em alguns reparos caros. Existem muitas razões diferentes pelas quais o volante pode vibrar. Você não deve ignorar este sintoma e você deve ir a um mecânico respeitado para que ele possa dar uma olhada em seu carro e confirmar a causa da falha.
Você também pode estar interessado em descobrir por que seu carro está sacudindo.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Por que o volante vibra?, nós recomendamos que você visite nosso Manutenção e conserto de automóveis categoria.