Reaquecer café no microondas é ruim para você?
Contente

Mesmo aqueles de nós que não bebem café são frequentemente encontrados perto da máquina de café expresso em um café, respirando profundamente o aroma de ouro negro. Há algo no café acabado de fazer que revigora os sentidos e não apenas por causa da cafeína. No entanto, se disse café é feito no trabalho ou durante uma manhã agitada, é comum negligenciar nossa bebida até que tenha ficou frio. Devemos jogar o velho de um jeito ou reaquecê-lo é uma forma válida de consumi-lo? Reaquecer o café no micro-ondas não é ruim para você, dependendo da sua definição do que é "ruim". Continue lendo oneHOWTO ao examinarmos as implicações para a saúde e o sabor do reaquecimento do café no micro-ondas para ver se é uma prática que você pode querer começar.
Cultura do café
Provavelmente, há 20 anos, você só viu uma máquina de café expresso doméstica nas famílias mais ricas ou cafeteiras na casa de sua tia. Você sabe, aquele que viajou para a Europa uma vez em meados dos anos 80 e cumprimenta você com Bom dia em vez de olá. Você certamente não teria visto um AeroPress, considerando que só foi inventado em 2005. Mas, nesses últimos 20 anos, o consumo mundial de café quase dobrou, o que levou a uma nova cultura do café e abordagem da bebida.
Cafés de colher gordurosa com um pote de café percolado borbulhando durante toda a tarde agora praticamente se foi. Em seu lugar estão as torres artesanais, onde cada grão é colhido à mão e moído individualmente. Isso é feito com pequenos martelos antes de ser combinado com a água da geleira derretida que melhor representa seu perfil de sabor. É definitivamente uma coisa boa para beber fonte responsável café que respeita as muitas vezes frágeis infraestruturas dos países onde os grãos são cultivados. Às vezes, no entanto, a seriedade com que as pessoas tomam seu café pode ser sufocante.
Em sua defesa, você pode experimente a diferença. Se o grão foi torrado demais, o pó chamuscado com água muito quente ou simplesmente feito sem a devida atenção, o café pode ser realmente terrível. Mas se você dedicou um tempo para fazer uma boa xícara e usou grãos decentes, a diferença realmente depende do gosto pessoal. Em uma abordagem semelhante ao vinho, você definitivamente vai achar absolutamente delicioso vinhos vintage ou orgânicos que custam um bom dinheiro e devem ser bebidos em uma ocasião especial. Isso não significa que uma garrafa de vinho de mesa não possa ser decente e potável com um jantar barato.

O que acontece com o café frio?
Existem algumas pessoas que questionam por que o café tem um gosto ótimo quando quente, ótimo quando frio (café gelado), mas terrível em temperatura do quarto. É uma pergunta válida, pois o café morno pode ser bastante desagradável. Uma teoria sobre o assunto é que quando você bebe café quente ou frio, suas papilas gustativas não estão reagindo ao amargura do café. Em vez disso, é simples a reação causada pela temperatura. Quando o café está em temperatura ambiente, os receptores de sabor notam mais o amargor. Outra consideração tem mais a ver com o aroma do café, pois esta é uma grande parte de nossa experiência de sabor. Quando o café está frio os aromas não se agitam tanto e não valorizamos o cheiro, fazendo nosso cérebro acreditar que o sabor é ruim quando na verdade é bem parecido. Outro fator pode ser se adicionarmos leite ao café, pois o leite em temperatura ambiente não tem gosto tão bom quanto o leite quente ou frio.
Existem fóruns repletos de fortes crenças de que o café, quando frio, sofreu uma mudança molecular que mudará drasticamente seu perfil de sabor. O próprio café sofrerá oxidação graças à sua exposição ao ar que afetará os açúcares e óleos aromáticos contidos no café. Isso, novamente, é semelhante ao vinho, pois uma garrafa oxida uma vez aberta. No entanto, muitas pessoas afirmam que esse processo de oxidação acontecerá em um tempo super rápido, conforme visto por um comentarista do quadro de mensagens que afirmou que os expressos devem ser bebidos não mais de 20-30 segundos após a preparação, pois perderá o sabor. Isso parece ser bastante extremo, quanto mais impraticável e potencialmente queimar a boca.
Se você gosta bebendo café filtrado de um coador, então você notará uma diferença no sabor da primeira xícara, aquela que você tem uma hora depois. A razão para isso tem muito a ver com a almofada de calor em que se senta. O calor da almofada mantém o cafeteira quente e, quando o café está quente, ele libera vapor. O café não fica tanto quente quanto está sendo reaquecido na cafeteira. Cada vez que a cafeteira é retirada e colocada novamente. Isso significa que quando você voltar ao café mais tarde, há menos água no bule e o café está mais concentrado. Isso, por sua vez, dá um sabor mais forte e amargo que às vezes pode ser desagradável. No entanto, se o café for diluído com um jato de água quente ou mesmo apenas um pouco de leite, o resultado geralmente fica bem ou melhor.

O café no micro-ondas afeta nossa saúde?
Algumas pessoas querem saber se reaquecer café frio é ruim para você porque ouvem histórias de terror. Essas histórias parecem ser matéria-prima constante para o moinho do jornalismo, principalmente nos tablóides. Histórias que aparecem a cada ano ou assim alternadamente afirmando que café ajuda a reduzir o risco de câncer então, alegar que pode realmente causar a doença. Algo semelhante acontece com as tecnologias para micro-ondas. No entanto, pesquisas científicas descobriram que, a menos que você pressione seus olhos diretamente para o porta de um microondas quando está ligado, há pouca chance de afetar você e nenhuma quando o cronômetro deu ping.
A questão, então, não é sobre o sabor do café no micro-ondas ruim, mas o café no micro-ondas potencialmente inseguro. A resposta a esta última é definitivamente não. Microondas são meramente ondas de rádio de alta frequência e o efeito que eles têm sobre os alimentos não tem propriedades cancerígenas. Isso é pelo menos nenhum em comparação com qualquer outro tipo de cozinha. Aquecer uma xícara de café fará com que as moléculas se movam mais rápido à medida que aquecem, mas não mudam fundamentalmente sua estrutura. Não é um grande colisor de hadron.

É ruim reaquecer café no microondas?
A resposta a esta pergunta se resume a um questão de gosto. Ou em sua definição do que é café ruim, em 1987, um artigo do LA Times sobre o reaquecimento do café no micro-ondas afirmou que era uma prática que 99% dos proprietários de micro-ondas participavam. Ele também reivindicou "o café está fortemente ligado ao micro-ondas"[1]. Se você olhar para o paisagem de café cerca de trinta anos depois, parece que não é mais o caso. Se alguma vez foi ou não o exato é discutível devido a um possível viés. Isso se deve ao fato de as estatísticas serem obtidas de uma pesquisa de fabricantes de micro-ondas e de o autor do artigo ter escrito livros que promovem o uso da cozinha de micro-ondas.
Evidências anedóticas, no entanto, apoiariam a alegação. Meu pai nunca teve escrúpulos em colocar uma xícara de café gelado no microondas e explodir até que ele tenha que deixá-la esfriar novamente para bebê-la. Ele afirma que gosta tanto. Se você só pode beber café acabado de fazer, de qualidade premium e com um creme perfeito por cima, a resposta será não. A única coisa que te impede, no entanto, é preferência.
Se o café tiver não ficou muito frio o processo de oxidação não o terá afetado dramaticamente. Colocá-lo no micro-ondas ajudará os aromas a voltarem, manter seus receptores gustativos na ponta dos pés e ainda pode ser um xícara de café agradável. Você costuma ver um pouco de creme (a substância dourada espumosa que você vê no café acabado de fazer) reaparecer quando o bebe preto. Se você está preocupado com o café ficar mais concentrado devido à evaporação extra, você pode adicionar um pouco mais de água ou leite. Além disso, você não deve deixar ferver, mas sim aquecer até um pouco antes de isso acontecer.
Reaquecer o café no microondas não é ruim para você, pois não deve causar nenhum dano médico e não deve ser desagradável. Também é melhor para o meio ambiente, pois gera menos desperdício.
Reaquecer o café no micro-ondas pode resultar em um café agradável se a bebida foi agradável em primeiro lugar. Pode não ser perfeito ou tão bom quanto um lote fresco, mas não é a horrível sujeira envenenada que algumas pessoas afirmam que seja. Em última análise, também desperdiça menos e mostra mais respeito pelo meio ambiente que o produziu.
Este é talvez um problema divisor para os bebedores de café, então, por favor, deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Reaquecer café no microondas é ruim para você?, nós recomendamos que você visite nosso Comida & bebida categoria.