Como escolher o uísque certo para você
Contente

Imagine esta cena comum de um filme; um homem de aparência suja entra em um bar, afunda no banquinho e segura a cabeça entre as mãos. O barman se aproxima e pergunta, "O que eu posso pegar para você?" "Uísque," o homem responde rispidamente. A dose é derramada e rapidamente colocada sob o nariz do homem sem que outra palavra seja dita.
Por mais dramático que seja, para um ávido bebedor de uísque parece completamente irrealista. Existe apenas uma garrafa de "Uísque" atrás do bar onde todos bebem? Como existem tantos variedades de uísque escocês, isso parece improvável. Muitas pessoas que gostam de outras bebidas alcoólicas afirmam que não gostam de uísque, mas tenho certeza de que isso tem mais a ver com beber um que não se adequava ao seu próprio gosto do que todo o uísque ser intragável para eles. Isto OneHowTo o artigo é um guia para iniciantes sobre Como escolher o uísque certo para você e desenvolve as principais considerações que você precisa fazer ao decidir uma nova bebida favorita.
Single Malt ou Misturado
A primeira pergunta que você precisa fazer é, "Como se escreve?" Se você soletrar com o sufixo `-ey`, trataremos disso em um artigo diferente. Aqui estamos preocupados com Uísque a partir de Escócia. Uísque é principalmente a reserva de uísque dos EUA e da Irlanda, incluindo o bourbon que tem critérios muito específicos de produção. Existem também alguns uísques japoneses deliciosos que aderem ao método escocês de destilação e várias encarnações existem em todo o mundo. Eu até pude experimentar um que foi feito no Nepal, chamado Monte Everest, em homenagem ao pico mais alto do mundo.
A próxima pergunta que você vai querer responder é, "Eu quero um single malte ou whisky misturado?" Uísque escocês (os escoceses raramente o chamam Uísque) se enquadra nessas duas categorias distintas e há diferenças importantes que os diferenciam.
Para ser qualquer tipo de whisky escocês, terá de ser feito na Escócia a partir de água e cevada maltada, amadurecido em cascos de carvalho por um mínimo de 3 anos (e 1 dia), estar entre 80 e 190 à prova dos EUA e não ter outros aditivos com exceção de um tipo de corante caramelo. Para ser um single malte deve ser feito a partir de alambiques da mesma destilaria e usar apenas água e cevada maltada.
Você pode ter whisky de grão único que é, novamente, de apenas uma destilaria, mas pode usar grãos ou cereais além da cevada e é relativamente incomum, pois geralmente é menos saboroso. O whisky misturado é aquele que é feito a partir de whisky de destilarias de toda a Escócia e constitui a grande maioria do whisky vendido lá. Consiste na maioria dos whisky de grãos (até 85%) e muitas vezes não é considerado de boa qualidade. É por isso que o whisky de single malte é mais procurado e mais caro, pois evoca sabores distintos de uma destilaria e tem melhor controle de qualidade.
No entanto, você pode obter whisky de malte misturado (anteriormente chamado whisky de malte cubado até que os regulamentos mudassem), que cresceu em popularidade nos últimos tempos. É uma mistura de single maltes, o que significa que todas as suas partes componentes devem ser de boa qualidade, assim como o resultado final.
Para resumir essas categorizações bastante complicadas, a regra geral é que o whisky de grão é a pior qualidade, seguido pelo whisky escocês misturado (o mais comum), depois o whisky de malte misturado com whisky escocês de single malte considerado o melhor. No entanto, tudo se resume à preferência pessoal e os single maltes são considerados os melhores, pois geralmente são os mais ricos e saborosos. Muitos consumidores casuais de uísque gostam do sabor mais claro de uma mistura.

A aparência do uísque
Se você visse uma série de garrafas de uísque alinhadas, verá um espectro que forma o amarelo claro (quase a cor de grama morta) de muitos uísques mais jovens a castanhos rubi profundos que parecem espessos mesmo aos olhos. Como o uísque escocês precisa ser envelhecido por no mínimo 3 anos, você nunca verá um límpido / branco. A cor vem com a idade, mas não é a única consideração. Também depende de como é destilado (grãos maltados ou não maltados) e onde foi envelhecido, especificamente em quais barris (mais sobre isso abaixo).
Ao girar o uísque no copo, você pode ver que ele gruda um pouco nas laterais ou cai rapidamente. Isso pode ter a ver com a idade, pois os mais velhos tendem a ter um pouco mais de viscosidade, enquanto os mais jovens podem ser mais pálidos e ter menos "pernas". No entanto, este não é o caso de todos eles e acho que a doçura também tem a ver com isso.
A melhor forma de beber um whisky, em nossa opinião, é com o copo de whisky Glencairn especialmente concebido. Tem uma pequena abertura que conduz a uma base mais larga e permite que os aromas cheguem ao nariz ao cheirar. É relativamente delicado e significa que você não pode devolver tudo com facilidade, mas um bom uísque é para bebericar e este copo o empresta muito bem.

Cheiro de uísque
Quando eu trabalhava em um bar de uísque, costumava passar períodos de silêncio abrindo garrafas ao acaso e dando uma boa cheirada em seu conteúdo. Alguns deles são tão legais, é como ter um pequeno apetite por si só, mas fazê-lo com muita frequência só deixa você com sede de um trago (um trago é a palavra escocesa para uma medida de uísque).
Usando o copo Glancairn recomendado ou algo semelhante, agite o uísque ao redor do fundo para deixar os cheiros se abrirem. Você não precisa enfiar o nariz no fundo do copo, especialmente porque alguns uísques mais fortes podem tornar isso desagradável para suas narinas. Basta passar o mouse sobre a borda do copo e dar algumas cheiradas profundas. Se você puder, continue girando enquanto sente o cheiro, mas isso pode exigir um pouco de prática.
Semelhante a avaliar um vinho, existem aromas importantes que você deve procurar. Uísques mais leves e doces pode ter mais notas frutadas e você será capaz de avaliar que tipo de frutas essas podem ser. Eles são mais cítricos como limões e laranjas ou são frutas verdes como maçãs ou kiwi?? Se você adora doces, provavelmente vai querer explorar esses tipos de uísque. Você deve saber os tipos de comida ou cheiros que você gosta e cheirar o uísque irá ajudá-lo a encontrar o certo para você.
O terroir de uma vinha terá uma grande influência no vinho resultante e o mesmo vale para o uísque. Como a água é um ingrediente fundamental do whisky, sua fonte tem grande impacto no sabor. No interior das Terras Altas da Escócia, a água é rica em minerais com uma dureza que permite notas mais florais e herbais. Compare isso com Maltes Islay como Laphroaig que estão mais perto do mar. Eles tendem a ter maior acidez e salinidade que vem da água salgada. Você pode até obter notas de especiarias, dependendo da região. Os maltes misturados podem ter um nariz excelente, mas como vêm de diferentes destilarias que criam aromas diferentes, eles devem ser bem misturados para evitar confundir o cheiro. Isso pode torná-lo muito caótico ou até mesmo, como acontece em misturas mais baratas, tornando-o insosso.
Outra nota chave comum é a turfa. Este é um combustível extraído de um pântano e a ilha de Islay é bem conhecida por isso. Isso imbui seus uísques com uma fumaça pela qual muitos conhecedores de uísque juram. Se você abrir uma garrafa de Lagavulin, provavelmente sentirá o cheiro de notas medicinais do TCP junto com algo parecido com gasolina. Você pode ter que beber rapidamente, pois há relatos de que a turfa em Islay está acabando e, potencialmente, uma das principais características de seu uísque irá com ela.
Incluímos um ótimo gráfico de aromas da Whiskey Magazine abaixo para ajudá-lo a descobrir quais cheiros você pode gostar e você pode pedir ao seu barman a recomendação dele.

Sabor de Whisky
Só porque o Lagavulin tem um leve cheiro de petróleo no nariz, não significa que seja o mesmo que encher um copo no posto de gasolina e experimentar aquele. O cheiro neles, como é comum com muita comida e bebida, não é o mesmo que o gosto na língua. Lagavulin tem um personagem de fumaça de turfa que é apreciado em todo o mundo (especialmente nos mercados asiáticos) e sua complexidade pode muito bem ser uma boa razão para isso.
Levar o uísque à boca e tomar um gole. Com o vinho você suga o gosto pelos dentes e o deixa arejar. Alguns uísques são tão fortes em álcool que isso pode fazer você vomitar, por isso não é recomendado. Em vez disso, você vai querer girar em torno de sua boca como fez com o copo. Deixe-o envolver suas papilas gustativas e veja quais sabores sairão. Pode ser bastante surpreendente como o aroma é diferente para o paladar.
Você quer olhar para os gostos principais, eu.e. doce, seco, ácido, cremoso e, em seguida, veja quando o sabor entra em ação. É muito claro no início e depois desaparece rapidamente? Os sabores demoram um pouco para se abrirem, mas quando o fazem, eles são fortes e poderosos? Tem um final longo? Um final longo significa que o sabor fica com você por um tempo, em vez de diminuir rapidamente. Como o vinho, é um dos marcas registradas de um bom uísque. Ao dizer isso, um uísque realmente mal feito pode ficar na sua língua, mas por razões completamente diferentes.
Embora muitos bebedores de uísque afirmem que tê-lo no gelo é um sacrilégio, muitos juram acrescentando uma pequena gota de água para o uísque para abrir os sabores. Os pubs na Escócia tradicionalmente têm jarros de água colocados ao redor da sala exatamente por esse motivo. Demais, no entanto, pode apenas diluí-lo e você pode ter arruinado um uísque perfeitamente bom.

Localização da Destilaria
Já discutimos que a água e o terroir de uma destilaria podem afetar seu caráter, mas só porque dois uísques são de fabricantes próximos ao mar não significa que terão o mesmo sabor. As duas categorias principais são Terras Altas e Ilhas, mas há muitos outros fatores a serem considerados, então vamos dar uma olhada em algumas áreas-chave também:
- As terras altas: estes tendem a ser ricos em minerais, dão notas de ervas e a água dura pode ter um efeito interessante em alguns whiskies. Incluídas nesta categoria estão ilhas como Orkney, Skye e Jura. Este uísque tem uma gama diversificada de características, mas pode incluir um pouco de turfa e costuma ser considerado fácil de beber. O uísque digno de nota da região inclui Dalmore (conhecido por seu emblema de cabeça de veado nas garrafas), Talisker (não turfoso, mas lembra muito o mar), Glenmorangie (popular, mas de boa qualidade) e Scapa (um favorito dos fãs).
- Speyside: esta é a região ao longo do rio Spey que, embora nas Terras Altas, tem um caráter único em seus whiskies. Eles geralmente estão no lado mais doce da escala em relação aos seus homólogos do oeste, com sua famosa água doce, fornecendo notas de mel, canela ou até mesmo aromas de grama. Glenfiddich é um dos uísques mais populares do mundo e vem da região, assim como o muito elogiado Macallan, que é um ótimo começo para quem já sabe que gosta de sabores mais doces.
- The Lowlands: com apenas cinco destilarias na região, esta área não é muito elogiada, mas há alguns uísques finos entre eles. Se você visitar a cidade de Glasgow, Auchentoshan fica a uma curta distância de carro e tem um ótimo tour para ver como é feito (é claro que você pega uma amostra enquanto estiver lá). Esses maltes tendem a ser mais macios, mas muito desenvolvimento está acontecendo na área e algumas novas destilarias parecem estar abrindo, o que pode mudar sua reputação.
- Islay: muito elogiado e um lugar obrigatório para se visitar em qualquer tour de uísque, os maltes daqui incluem Caol Ila, Bowmore, os já mencionados Lagavulin e Bunnahabhian. Conhecido por seu lendário uísque defumado, há muito mais nele do que apenas turfa. Eu recomendo a qualquer um que está apenas começando a experimentar o Bunnahabhian, pois ele abrange os dois mundos entre o doce e o seco, o aromático e o turfoso. De lá você pode ver aonde o sabor o leva.
- Campbeltown: embora pequena em tamanho, esta área costumava ter quase 30 destilarias. Isso caiu para apenas 3, mas você ainda pode encontrar garrafas de colecionadores de marcas extintas. Se por acaso você encontrar um, segure-o, pois vai valer muito dinheiro.

Barris ou Tonéis
O envelhecimento mínimo de 3 anos ocorre em tonéis e tem grande influência no produto final. Estes serão feitos de carvalho e existem duas variedades mais comuns: Carvalho europeu e carvalho americano. O carvalho americano tem sido usado com mais frequência para o bourbon. Isso vai dar uma doçura e fortes notas de baunilha ao uísque. O carvalho europeu é geralmente mais amargo do que doce e pode dar um sabor picante que você não esperaria.
Claro, tanto quanto de onde vem a madeira, o que os barris continham é tão importante. Tonéis de vinho tinto não só lhe dará um caráter meio seco, mas também dará um pouco de cor ao uísque. Os barris de xerez da Espanha eram comumente usados no passado como meio de transporte de um país para outro e os sabores que fornece eram tão apreciados que os barris eram guardados para maturação. Embora esse processo não aconteça mais organicamente, algumas destilarias são conhecidas por emprestar seus novos barris para produtores de xerez apenas para que eles possam obter este sabor.
Os barris de vinho branco costumam dar mais notas florais e bebidas espirituosas como o rum podem dar um sabor do tipo melaço. Brandy, Porto, Marsala e outros vinhos fortificados todos emprestam seus próprios cheiros e sabores únicos. Outro componente importante é como os barris são tratados. Alguns são queimados com fogo quente para torrá-los, o que pode, talvez sem surpresa, realmente adicionar ao caráter defumado natural de alguns uísques. Até o tamanho de um barril pode ter influência nisso.

Ano de engarrafamento
A coleta de uísque é um negócio caro e as garrafas que têm os maiores preços tendem a ser as mais antigas. Embora um "uísque" precisa ser amadurecido por um mínimo de 3 anos, é raro encontrar um single malte que envelheceu por menos de 10. Depois dos 10, eles tendem a subir para 12, depois 15, depois 18 anos. Se você tem uísques envelhecidos por mais tempo, é porque alguém está querendo fazer algo muito especial e o preço refletirá isso. Pode haver uísque ainda mais velho em cada garrafa, já que o ano descreve apenas o uísque mais novo que aparece dentro.
Histórias de leilões em que as garrafas custaram dezenas de milhares de libras não são incomuns, e a garrafa mais cara de todos os tempos foi uma Macallan, que saiu por US $ 628.205. Era tudo single malte, mas parte do uísque contido nele tinha 75 anos.
Em geral, quanto mais velho melhor, mas se uma garrafa for aberta, ela vai começar a se deteriorar. Encontrar garrafas fechadas de décadas atrás está se tornando cada vez mais raro. Posso dizer que, em minha experiência pessoal, o melhor whisky que já provei foi um Strathisla de Speyside que foi engarrafado em 1962 e o segundo melhor foi um Macallan do mesmo ano; ambos foram abertos por um período de anos.
As novas destilarias já existem há muito tempo, mas ainda não lançaram seu primeiro lote, pois não há como fazer o tempo correr. Algumas destilarias fazem outra coisa, como gim, enquanto esperam para mantê-los funcionando, mas uma das razões pelas quais a cultura do uísque é tão admirada é o tempo e o conhecimento necessários para fazer um bom.
Isso não significa que você precisará quebrar o banco para comprar bem, há muitos Maltes de 10 anos que são incrivelmente saborosos. Isso significa que as garrafas mais antigas são ótimos presentes ou devem ser apreciadas em ocasiões especiais.

Há muitas coisas a considerar quando escolhendo o uísque certo para você, mas espero que este tenha sido um bom guia para você começar. Um barman decente saberá pelo menos um único malte de uma mistura e pode aconselhar sobre quais produtos eles têm em estoque. No entanto, o melhor conselho é confiar no seu próprio paladar e beber uísques que você acha que irão responder a ele. Além disso, vá em frente e experimente-os. Se estiver envelhecido, em uma boa destilaria e tiver recebido cuidado e atenção, será uma bebida de qualidade. Você também desenvolverá um melhor senso com o tempo, então talvez você não comece gostando de uísques defumados, mas pode estar aberto a eles no futuro.
Se você quer saber o que mais você pode fazer com o uísque, por que não ler Como Fazer o Toddy Quente Perfeito para Tratar um Resfriado. Se você quiser saber sobre outros espíritos que você pode desfrutar, você pode aprender Como fazer um café carajillo.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como escolher o uísque certo para você, nós recomendamos que você visite nosso Comida & bebida categoria.