Cardio com estômago vazio é ruim para você?
Contente

Existem muitas abordagens para atingir seus objetivos de condicionamento físico, muitas delas contraditórias. A dieta é uma das questões mais controversas quando se trata de malhar. Alguns dizem que você precisa comer antes, outros depois. Existe até a alegação de que malhar com o estômago vazio é a melhor maneira de queimar gordura. A teoria é que malhar com o estômago vazio gasta as reservas de gordura para fornecer energia em vez de carboidratos e hormônios que são usados de outra forma. Por exemplo, quando você acorda de manhã, os níveis de glicose e insulina estão muito baixos.
No entanto, é a teoria acima precisa? Ou, é cardio com o estômago vazio é ruim para você? explica que, embora a teoria seja baseada em alguma verdade, malhar com o estômago vazio pode ser prejudicial.
Metabolismo e perda de peso
Antes de explicar por que fazer cardio com o estômago vazio não é saudável, é importante saber como metabolismo e perder peso estão ligados. A gordura é armazenada em nossos corpos na forma de triglicerídeos que se acumulam no tecido adiposo. É assim que o corpo adquire a energia de que necessita para se movimentar durante o dia. Porém, quando não utilizamos energia suficiente para queimar esses acumulamos esses triglicerídeos, ficamos com um excedente.
Adquirimos triglicerídeos por meio da dieta, sendo transportados pelo corpo via lipoproteínas em nossa corrente sanguínea. O que nos interessa em termos de treino cardiovascular é como podemos liberar esses triglicerídeos na forma de queima de gordura. Para fazer isso, temos que quebrá-los porque eles não podem passar através das membranas celulares como estão.
Para as lipoproteínas transportarem as gorduras, elas requerem enzimas que as quebram em ácidos graxos livres e glicerol. A enzima de que precisamos para quebrar os triglicerídeos é chamada Hormônio de lipase sensível (HSL). A insulina regula a ação desta enzima. Pode desacelerar a mobilização de gorduras, afetando as cacholaminas (adrenína e norepinefrina), que fazem a gordura se mover. Quanto mais altos os níveis de insulina em nosso corpo, mais difícil será a queima de gordura.
O processo de separação dos triglicerídeos que acabamos de descrever é chamado hidrolisando. Uma vez hidrolisados (decompostos), os triglicerídeos passam para a corrente sanguínea através de uma proteína chamada albumina. Eles são então levados para as partes do corpo onde são necessários. Esta é a parte importante em termos de queima de gordura e exercícios cardiovasculares. FCarnitina palmitoiltransferase I (CPT1).
O que acontece quando você faz cardio com o estômago vazio?
Agora que conhecemos o processo químico de queima de gordura, podemos ver como isso afeta um treino cardiovascular. Uma vez que os altos níveis de insulina tornam a queima de gordura mais difícil, as pessoas que apoiam a prática de exercícios aeróbicos com o estômago vazio afirmam que não comer comida antes do exercício é o momento ideal para fazê-lo. Por exemplo, você tem menos insulina ao acordar, e é por isso que muitas pessoas se exercitam antes do café da manhã.
Embora essa teoria não seja incorreta em termos de insulina e queima de gordura, a questão de fazer cardio com o estômago vazio não é tão simples quanto ‘estômago vazio = baixa insulina = bom para perda de peso’. Há outros fatores levar em consideração.
O exercício cardiovascular realizado com o estômago vazio significa que a gordura pode ser queimada, mas isso não é tudo. O exercício cardiovascular de alta intensidade também pode significar que você reduz a massa muscular. Isso porque quando há níveis baixos de glicose, o corpo precisa de energia de outros lugares, neste caso os músculos.
Outro fator é que precisamos de energia para fazer exercícios. Não é tão simples quanto usar gordura para energia, precisamos continuar aumentando nossos níveis de energia de uma forma saudável. Se não o fizermos, podemos ficar tontos, Exausta e até enjoado. Nós também simplesmente não seremos capazes de nos exercitar de forma tão eficaz, o que significa que não fazemos um treino adequado. Quando você se exercita com o estômago vazio, pode queimar mais gordura, mas também oxida muito menos durante o dia.
Fazer exercícios cardiovasculares com o estômago vazio é conhecido como ‘cardio em jejum’. Se fizermos isso com muita frequência, podemos acabar fazendo nosso corpo se acostumar a queimar apenas depósitos de gordura, em vez de retirá-la também da glicose. Nesses casos, nosso corpo pode tentar ganhar mais gordura para atender a nossa necessidade de energias, algo que pode afetar seriamente nosso metabolismo.
O cardio em jejum com o estômago vazio queimará gordura de duas maneiras, dependendo do tipo de exercício:
- Exercício de baixa intensidade: isso vai queimar gordura, mas apenas de forma limitada, pois o exercício é de baixa intensidade. Isso significa que não irá beneficiá-lo particularmente em termos de perda de peso.
- Exercício de alta intensidade: você usará mais carboidratos (e.g. glicose) para exercícios de alta intensidade, mas se o corpo não conseguir encontrá-la devido à falta de alimento para combustível, ele acabará usando as proteínas dos músculos.
Se quisermos queimar calorias, ainda precisamos ter energia para fazer isso. É por isso que discutimos a melhor maneira de usar exercícios cardiovasculares para perder peso na próxima seção.

A melhor maneira de fazer cardio e queimar gordura
Nada disso sugere que o cardio não é uma ótima maneira de queimar gordura. No entanto, precisamos usar nossa dieta como uma forma de alcançar a perda de peso, não parar de comer completamente. Para perder peso enquanto faz exercícios aeróbicos, é recomendável ter uma dieta de baixa caloria. Desta forma, podemos queimar mais calorias do que podemos consumir, ainda queima de gordura, mas também usando fontes de energia mais prontamente disponíveis.
Se você ainda está convencido de que fazer cardio com o estômago vazio é uma boa ideia, então você precisará consultar um médico. Eles serão capazes de aconselhá-lo sobre se o seu metabolismo será adequado para isso e também fornecer conselhos dietéticos mais específicos. É provável, no entanto, que eles recomendem que você coma algo antes de se exercitar.
O mais importante a ter em mente é que a perda de peso não acontece durante a noite. Nosso metabolismo muda ao longo do dia e há horários melhores para fazer exercícios do que outros. Não é simplesmente que nossos níveis de insulina afetam a perda de peso. Também precisamos levar em consideração outros processos metabólicos. É mais importante praticar exercícios de intensidade moderada a alta regularmente e manter uma dieta hipocalórica do que treinar com o estômago vazio.
Se precisar de mais ajuda, este artigo sobre como planejar seu treino cardiovascular pode ajudá-lo a saber quando é a melhor hora para malhar. Você também pode tornar seu treino mais divertido com este treino cardio Zumba abaixo:
Se você quiser ler artigos semelhantes a Cardio com estômago vazio é ruim para você?, nós recomendamos que você visite nosso Fitness categoria.