Como saber se os frutos do mar foram ruins
Contente

Frutos do mar é um tipo de comida delicioso que assusta muitos chefs em formação. Embora seja delicioso e nutritivo quando cozido corretamente, muitos de nós não sabemos como prepará-lo. Uma preocupação particular é se isso é ruim ou não. Peixe e marisco muitas vezes têm um cheiro forte que pode ser pungente. Embora esteja relacionado ao fato de os frutos do mar virem do mar, a diferença entre peixes frescos e ruins pode ser difícil de discernir para os não iniciados.
Em oneHOWTO, explicamos como saber se o marisco estragou. Vemos o que precisamos procurar com peixes e crustáceos para saber se é seguro comer.
Como saber se o peixe fresco estragou
O peixe é melhor servido o mais fresco possível. Com o sushi, o peixe nem fica cozido, mas se for fresco e guardado da maneira correta terá um sabor delicioso. Se por algum motivo não tivermos certeza se o peixe é seguro para comer, podemos usar um dos seguintes métodos:
- Melhor antes da data: seja bacalhau, salmão ou qualquer tipo de peixe fresco, se você comprá-lo no supermercado, ele deve vir em uma embalagem com uma data de validade "antes" ou "até". Essas datas nos permitem saber quando podemos comer o peixe. Mesmo que cheire bem, é melhor não comer peixe após o prazo de validade, pois pode estragar e as bactérias presentes podem causar intoxicações alimentares graves.
- Cor: se a cor do peixe ficou lisa e leitosa, é um provável sinal de que está apagado. Embora precisemos saber como é a cor do peixe em primeiro lugar, o peixe que estragou parecerá que não é fresco. Alguns peixes que parecem bons ainda podem ser ruins, mas todos os peixes que parecem ruins provavelmente serão.
- Toque: quando o peixe não estiver mais fresco, ele começará a desenvolver uma textura viscosa. As escamas terão uma sensação mais viscosa, assim como a própria carne do peixe.
- Cheiro: como afirmamos na introdução, pode ser difícil saber como os peixes devem cheirar. Por esse motivo, você deve cheirar o peixe quando souber que é fresco. Mesmo que seja um cheiro forte, ainda deve ser agradável. Quando os peixes estragam, as bactérias começam a decompor-se, o que provoca um cheiro a podre muito desagradável. Se você acha que pode haver cheiro de peixe ruim, é melhor descartá-lo.
Para ajudá-lo a se acostumar com como o peixe deve cheirar, vá para o seu local mercado de Peixe. Eles terão peixe fresco no ar e você pode dizer como deve cheirar um bom peixe fresco.
Como saber se o peixe cozido estragou
A maneira de saber se o peixe cozido estragou é semelhante ao peixe fresco, mas existem algumas exceções importantes:
- Melhor antes da data: a data de validade determina quando você precisa cozinhá-la. No entanto, se você cozinhou o peixe, ele deve durar mais 5 a 6 dias após cozinhá-lo, mesmo que seja após a data de validade.
- Veja: quando você cozinha peixe, pode ver que está estragado pela aparência, mas não tão facilmente quanto peixe fresco. Isso ocorre porque ele mudará de cor quando cozido. Procure por quaisquer sinais de mofo ou bactérias.
- Cheiro: seja cozido ou fresco, se o peixe cheirar mal, jogue-o fora.
Você precisará garantir que o peixe esteja cozinhado apropriadamente antes de você armazená-lo. Se você cozinhou mal o peixe e parte dele ainda está cru, você não será capaz de mantê-lo passado o melhor antes da data. Dê uma olhada em nosso artigo sobre como cozinhar salmão fresco Para saber mais.
Como saber se o camarão faz mal
Para saber a diferença entre bom camarão e camarão que estragou, precisamos saber o que procurar. Também precisamos saber se o camarão foi cozido, fresco ou congelado:
- Camarão fresco: a melhor maneira de fazer com que seu camarão seja fresco e delicioso é comprá-lo vivo. O camarão será mantido no gelo, por isso deve ser lento, mas ainda com algum movimento. Assim que morrerem, eles iniciarão o processo de deterioração, por isso precisam ser mantidos em condições adequadas. Se eles não estão vivos, mas você os compra frescos no balcão, você precisará verificar sua cor, textura e cheiro. Se eles cheiram mal ou são viscosos, eles estarão fora. Lembre-se de que camarão fresco não é laranja como camarão cozido. Eles devem ser cinza e quase translúcidos.
- Camarão congelado: camarão congelado é muitas vezes mais fresco do que muito ‘camarão fresco’. Isso porque é congelado assim que é capturado, enquanto o camarão fresco perde seu frescor no caminho para onde é vendido. Você precisa cozinhá-lo assim que descongelar, caso contrário, ele pode começar a estragar. Caso contrário, verifique o melhor antes da data e eles devem estar bem.
- Camarão cozido: camarão cozido vai durar menos tempo do que a maioria dos peixes. Você deve jogá-lo fora se estiver na geladeira por mais de 3 dias ou se começar a mostrar sinais de deterioração.

Como saber se os mexilhões estragaram
Estas dicas para saber como se os mexilhões estragaram funcionam com outros crustáceos, como amêijoas. Além disso, certifique-se de remova qualquer sujeira ou areia das amêijoas e mexilhões antes de cozinhar:
- Abertura: se a casca do mexilhão estiver totalmente aberta, é provável que tenha morrido. Nunca devemos comer mexilhões mortos, eles precisam ser frescos ou cozidos direto do congelado.
- Tapping: se a casca está um pouco aberta, não significa que está morta. O que precisamos fazer é bater suavemente na bancada. Se a casca fechar, ela está viva e pode ser cozida. Se a casca permanecer aberta, ela está morta e precisamos descartá-la.
- Cascas quebradas: se a casca do mexilhão estiver rachada e / ou quebrada, é mais provável que esteja morto. Não significa que será certo, mas geralmente é melhor descartá-los para o caso.
- Congeladas: mexilhões congelados podem durar até 12 meses no congelador. Devemos ter cuidado com frutos do mar que tem queima de congelador. Isso não será necessariamente ruim, mas não terá um gosto bom.
Como saber se o caranguejo ou a lagosta estragaram
Crustáceos como caranguejo e lagosta também são vendidos vivos. Sua aparência deve estar intacta e ter um cheiro agradável. Dizer se os caranguejos e a lagosta estragaram é semelhante ao camarão. Também como o camarão, o caranguejo fresco e a lagosta terão uma cor diferente da versão cozida. Lagostas e caranguejos costumam ser azuis escuros quando frescos, mas adquirem uma cor laranja brilhante devido ao calor que afeta os pigmentos de proteína nas cascas. É o mesmo com muitos frutos do mar.

Como saber se frutos do mar defumados estragaram
Fumar peixe é uma maneira antiga de ajudá-lo a se manter por longos períodos de tempo. É o que muitas civilizações faziam antes de terem refrigeração. No entanto, a ciência por trás de ou não peixe defumado é ruim é praticamente o mesmo. Verifique a cor para ver se perdeu a vitalidade, procure algum resíduo viscoso no peixe (o peixe defumado é mais seco do que outros tipos de peixe) e verifique o cheiro.
O cheiro de fumaça não vai mascarar o cheiro de peixe podre ou estragado. Podemos, no entanto, precisar chegar mais perto. Como acontece com todos os frutos do mar, precisamos ter cuidado. Se o peixe já passou do seu prazo de validade, foi mal armazenado ou apresenta sinais de estar estragado, recomendamos que deite fora.
Você também pode comprar bacalhau salgado. Dizemos como preparar este saboroso peixe em nosso artigo sobre truques para dessalinizar bacalhau.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como saber se os frutos do mar foram ruins, nós recomendamos que você visite nosso Comida & bebida categoria.