Como saber se a carne está estragada
Contente

Doenças transmitidas por alimentos, como E-coli ou salmonela, são responsáveis por milhões de casos de intoxicação alimentar todos os anos. A maioria desses casos é o resultado de comer carne que estragou. É fundamental para armazenar carne corretamente, como a possibilidade de adoecer devido a doenças transmitidas por alimentos aumenta substancialmente quanto mais velha a carne se torna.
Saber como saber se a carne está estragada pode ajudá-lo a evitar os efeitos terríveis de intoxicação alimentar. Em e vamos compartilhar nossas melhores dicas. Fazemos isso observando diferentes tipos de carne e desfazendo alguns mitos sobre o que é e o que não é comestível.
Data de validade
Antes de comprar qualquer tipo de carne, verifique o prazo de validade ou o prazo de validade na embalagem. Se a carne tiver passou sua data de validade, não compre isso. Não importa o quão baixo o preço possa ser. Caso a embalagem não tenha prazo de validade, lote e data de embalagem, não compre por motivos de segurança. O melhor que você pode fazer é escolher carne completamente fresca ao invés.
Alguns podem dizer que as datas de venda são apenas uma diretriz. É verdade que alguma carne ainda será comestível se tiver ultrapassado o prazo de validade. No entanto, o risco de sofrer uma intoxicação alimentar não vale a pena arriscar. Isto é particularmente verdade se a carne foi aberta antes desta data. É sempre melhor errar do lado da cautela ao se perguntar se a carne estragou.

A carne é ruim se mudou de cor?
Um dos fatores importantes em dizendo se a carne é ruim é saber de que tipo de carne estamos falando. Estamos falando de todos os tipos de carnes, como boi, porco, cordeiro, veado, pato, frango e peru. Alguns podem alegar que os últimos três são aves e não carne, mas aqui estão todos incluídos na mesma categoria. Como esses diferentes tipos de carne têm propriedades diferentes, eles também serão de cores diferentes. Mesmo partes diferentes do mesmo animal terão cores diferentes.
Um estudo de 2016 mostra a importância de olhar a carne para saber se ela estragou. Eles mostraram que precisamos de nossos estímulos visuais para fazer uma avaliação rápida sobre se a comida está estragada[1]. No entanto, uma vez que não temos mais uma relação tão próxima com a comida como antes (devido à comercialização de alimentos em geral), podemos não manter um discernimento tão aguçado quando se trata de olhar apenas para a comida.
Aqui estão alguns dos diferentes tipos de carne e sua aparência para ajudá-lo a saber como pode ser a carne fresca:
- Frango: frango cru pode ter uma variedade de cores. Às vezes pode ser um branco pálido com até um tom azulado, outras vezes pode ser ligeiramente amarelo. Isso vai depender de diferentes fatores, como a raça do frango, método de criação e alimentação. Galinhas alimentadas com milho tendem a assumir a cor amarela mencionada.
- Carne bovina: isso vai depender do corte, mas principalmente a carne bovina terá um tom de vermelho. Um corte nobre, como um filé, provavelmente será mais vermelho do que outros cortes e o marmoreio branco gorduroso também terá um efeito. A vitela é uma carne jovem e é conhecida pela sua cor rosa pálida.
- Carne de porco: parte da carne de porco tem uma cor semelhante à vitela, como o lombo. Bacon é um produto de porco e este também é uma cor rosa.
- Carne de veado: semelhante à carne, a carne de veado deve ser de uma cor vermelho-escura acastanhada. Isso geralmente é ainda mais escuro do que a carne, embora dependa do corte.
- Pato: embora aves, o peito de pato cru é na verdade outro tipo de carne vermelha. Será semelhante à cor da carne, mas terá uma pele semelhante à da galinha.
- Borrego: o cordeiro também é considerado uma carne vermelha e deve ter uma cor vermelha cereja profunda, semelhante à carne bovina.
No entanto, só porque a carne mudou ligeiramente de cor, não significa que ela estragou. A carne que foi aberta ao ar fica exposta ao oxigênio. Quando a carne bovina se oxida, ela fica ligeiramente marrom ou cinza. Isso não significa que ficou estragado. Somente quando as bactérias são ativadas é que a carne será considerada ruim. Como o frango pode vir em vários tipos, pode ser difícil dizer apenas pela cor. É por isso que não encontramos maneiras mais conclusivas de saber se a carne é ruim.

Cheiro de carne crua
Cheire a carne. Esta é provavelmente a maneira mais fácil de saber se a carne está estragada ou ainda está boa. Qualquer que seja o tipo de carne, se cheira mal e é horrível, não é boa para comer. O cheiro de carne estragada é pútrido, forte e inconfundível.
Você pode encontrar carne moida nas lojas que podem parecer frescas, mas tem um leve cheiro. Isso pode significar que a carne começou a estragar ou que monóxido de carbono foi usado durante a embalagem para manter a cor vermelha mesmo depois de estragar. Em qualquer caso, você não deve correr o risco.
Caipira carne de frango tem um cheiro mais característico quando estraga - um cheiro pútrido que deve impedir você de comê-lo, mesmo se você tiver um estômago feito de aço. Este cheiro é devido aos gases produzidos à medida que as bactérias deterioram a carne.

A textura da carne pode dizer se ela está estragada
Leve o seu tempo para dê uma olhada na carne mais de perto. A carne estragada geralmente pode ter uma textura viscosa, o que é um sinal de que as bactérias começaram a se multiplicar em sua superfície. Quando a carne está estragada, especialmente se for ave, também pode ficar pegajosa. Se você ver algum tipo de elemento estranho na carne ou se ela tiver áreas pretas ou verdes, isso significa que o fungo começou a crescer.
Novamente, há uma diferença entre certa mudança de cor de carne e mudança de textura. A carne que foi refrigerada ficará mais firme, tornando-se um pouco mais macia quando atingir a temperatura ambiente. Miudezas (intestinos, fígado, rins, etc.) naturalmente ficará um pouco viscoso, mas isso não significa que tenha estragado.
Importa como a carne é processada?
Se você tem alimentos que foram processados ou cozidos, isso terá uma influência sobre sua textura e odor. A carne cozida vai durar mais, mas ainda pode explodir. No entanto, o textura pode permanecer relativamente o mesmo e o tipo de prato que é servido irá afetá-lo. Por exemplo, se você cozinhou carne em molho de tomate, a cor assumirá o tom dos tomates. É por isso que é melhor saber quando a carne expira. Se dependermos apenas do cheiro para saber se a comida cozida é ruim, podemos ficar confusos com o cheiro de outros ingredientes.
Algumas pessoas podem querer saber como saber se a carne seca está estragada. A secagem da carne é um processo de preservação, o que significa que a carne pode durar muito mais tempo antes de estragar. Para saber se a carne seca estragou, você deve manusear e cheirar. Se alguma umidade entrar na carne, ela provavelmente apodrecerá. O cheiro é um bom indicador com carne seca. Se tiver algum cheiro estranho, então não vale a pena correr o risco. Lembre-se de que muita carne seca pode ser temperada, então certifique-se de saber a diferença entre isso e a carne que estragou.
Carne moida, se ainda estiver cru, se comportará de maneira semelhante aos cortes de carne. Dê um cheiro e olhe a textura. A carne picada pode ainda ficar um pouco rosada no meio quando cozida, mesmo se for bem passada. Pode ficar um pouco marrom quando oxidado, mas isso não significa que está estragado. Você deve se lembrar que deve cobrir a carne novamente assim que abri-la, caso contrário, ela pode explodir mais rapidamente.

Como armazenar carne para mantê-la fresca
Para evitar que a carne estrague e perdendo suas propriedades nutricionais originais, será necessário tomar medidas de segurança para que a carne mantenha suas propriedades e seja armazenado em um estado perfeito.
Se você tiver verifiquei a carne está em bom estado e que você pode comer sem riscos, você pode fazer almôndegas incríveis, cozinhar a carne ou fazer um churrasco com os amigos.
No entanto, se for apresentado a você carne cozida e quiser saber se ela está estragada, você deve procurar por pedaços de carne pegajosos também: este é o seu melhor indicador de que a carne que você está comendo é ruim. Corte a carne para dar uma olhada por dentro para verificar se há manchas engraçadas, como faria com carne crua.
Agora que você sabe como detectá-lo, dê uma olhada em o que acontece se você comer carne que estragou.

Existem outras maneiras de saber se a carne está estragada?
Finalmente, um estudo recente propôs uma forma mais automatizada de dizendo se a carne estragou. Isso alimenta todas as informações sobre carne estragada para um programa que pode promover a "precisão de classificação e velocidade de operação, selecionando recursos mais apropriados na etapa de pré-processamento"[2]. Ele faz isso criando um "nariz" eletrônico que é capaz de detectar os cheiros de carne podre em um grau mínimo. Talvez tenhamos perdido certas habilidades inatas ao perder o contato com a forma como interagimos com nossa comida. No entanto, isso não significa que ainda não possamos encontrar uma solução.
Se você quiser saber se outros tipos de comida está estragada, em temos muitos artigos que o ajudarão:
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como saber se a carne está estragada, nós recomendamos que você visite nosso Comida & bebida categoria.
- Deixar a carne no freezer por muito tempo não estragará o produto, mas alterará sua cor e eliminará os nutrientes da carne. Cozinhar carne congelada geralmente pode dar um sabor azedo e seco.
- Carne mal passada pode causar os mesmos perigos aos seres humanos que a carne estragada, por mais fresca que seja. Cozinhe bem a sua carne para reduzir ao mínimo as probabilidades de intoxicação alimentar.
- Não confie na data de validade da loja onde você comprou a carne como um indicador de quão fresca está, pois as datas são fáceis de mudar. Use seus sentidos (incluindo o bom senso) para decidir se a carne está fresca ou estragou.