Como saber se o peixe é sustentável

Como saber se o peixe é sustentável

Às vezes pensamos que o oceano é vasto e tem recursos infinitos, mas não poderíamos estar mais enganados. Não muito tempo atrás, as espécies de peixes eram numerosas e as populações saudáveis. No entanto, hoje em dia o número de algumas espécies específicas é criticamente baixo e algumas espécies, tais como o atum rabilho, correm risco de extinção. Se a demanda por peixes continuar tão alta como agora, mais espécies podem ser ameaçadas de extinção e até mesmo desaparecer. Os métodos de pesca prejudiciais, a má gestão da pesca e o aumento da população humana estão a colocar uma grande pressão sobre os ecossistemas marinhos, colocando-os em perigo. Por esse motivo, é muito importante fazer as escolhas certas na hora de escolher o peixe que queremos comer. Por escolhendo frutos do mar sustentáveis garantimos que as populações são mantidas e que os ecossistemas marinhos são cuidados. Mas, como você sabe se o peixe é sustentável? Os padrões de qualidade para peixes sustentáveis ​​não são muito claros e às vezes pode ser difícil saber a origem dos frutos do mar que estamos comprando. Neste caso, fazer as perguntas certas será a chave.

Você também pode estar interessado em: Quais são alguns exemplos de peixes brancos

Quando frutos do mar são considerados sustentáveis?

Frutos do mar são considerados sustentáveis ​​quando se trata de práticas de pesca que mantêm os ecossistemas e populações de espécies sem reduzir a capacidade dessas espécies de crescer. Peixes sustentáveis ​​são capturados com métodos que não suponha impactos negativos para a população ou outras espécies.

Identificar qual peixe é sustentável é uma tarefa árdua. Os frutos do mar que consumimos vêm de muitas partes diferentes do planeta e são pescados com muitos métodos diferentes, por isso é muito difícil rastrear a origem deles. Além disso, não existe um sistema de rotulagem simples que mostre que o peixe é 100% sustentável, como acontece com os produtos de madeira e o logotipo do Forest Stewardship Council (FSC).

Por que a sustentabilidade dos peixes é importante?

De acordo com o Seafood Watch, mais da metade das pescarias no mundo são sobrepesca. Isso tem efeitos devastadores nas populações de peixes, habitats e na saúde geral dos ecossistemas marinhos em todo o mundo. A sobrepesca destrói habitats e reduz as populações a números que poderiam até ser impossíveis de recuperar. Se queremos conservar os mares e oceanos, é importante começar a comer peixe de forma inteligente.

Perguntas sobre sustentabilidade

Portanto, sem um sistema de qualidade fácil para determinar se o peixe é sustentável, precisamos fazer algumas pesquisas e fazer as perguntas certas ao comprar peixe. Estes são os conceitos mais importantes que devem ser levados em consideração ao comprar frutos do mar:

  • Qual método foi usado para pegá-lo.
  • Onde na cadeia alimentar esta espécie está.
  • Quer seja selvagem ou criado em fazendas.
  • De onde vem.

Métodos de pesca sustentáveis

O método de pesca é um dos aspectos mais importantes da sustentabilidade do pescado. O uso de métodos de pesca corretos garantirá o menor impacto possível sobre outras espécies e habitats marinhos. Os métodos de pesca atuais podem ser separados em sustentáveis ​​e não sustentáveis.

Métodos de pesca sustentáveis

Estes são os métodos de pesca que mantêm as populações de frutos do mar e também o ecossistema marinho da região. Esses métodos garantem que haverá populações de frutos do mar da vida selvagem disponíveis para o futuro. Os mais comuns são:

  • Pólo e linha. Este método captura os peixes um por um. É altamente seletivo e não tem impacto em outras espécies e habitats marinhos.
  • Gabarito. Este é um método de captura manual que consiste em uma garra presa a uma linha puxada na água para pegar os peixes. É um método muito seletivo e direcionado que o torna ambientalmente responsável.

Métodos de pesca insustentáveis

  • Rede de cerco. Este método usa uma rede para agrupar os peixes e, em seguida, capturá-los puxando a rede. É altamente não seletivo e captura muitas outras espécies de peixes. Este método é usado ao pescar peixes de cardume ou as espécies que se juntam para desovar. No entanto, muitas outras espécies ficam presas na rede.
  • Palangre. Este método usa um comprimento muito longo de até 100 quilômetros que é arrastado atrás de um barco. Esta linha tem milhares de ganchos presos a uma linha menor. Este método é eficiente porque causa muitos peixes de uma vez, mas, como o cerco com retenida, pode capturar muitas outras espécies de peixes indesejadas.
  • Arrasto. Este é um dos métodos mais usados ​​hoje em dia. Este método funciona rebocando uma rede em forma de funil através da água. Se for usado perto do fundo do oceano, pode ser muito prejudicial, pois destrói o habitat, principalmente corais e esponjas. Ele também tem muitas capturas acessórias, eu.e. pegando outras espécies.
Como saber se o peixe é sustentável - métodos de pesca sustentáveis

Espécies mais baixas na cadeia alimentar - uma opção mais sustentável

Geralmente as espécies que são mais abaixo na cadeia alimentar são mais abundantes do que aqueles que estão no topo. Essas espécies também se reproduzem mais rapidamente e em idade mais jovem, auxiliando na recuperação das populações. Algumas dessas espécies de frutos do mar mais baixas na cadeia alimentar são:

  • Cavalinha
  • Tilápia
  • Peixe-gato
  • Mexilhões
  • Mexilhão
  • Ostras

Há algumas exceções, entretanto. Os camarões são muito baixos na cadeia alimentar, mas em alguns países, como os EUA, eles são criados em fazendas. A maioria dessas fazendas de camarão está localizada em países em desenvolvimento que têm um histórico ruim de destruição de habitat e violações de direitos humanos.

De acordo com o Greenpeace, essas são algumas das espécies de frutos do mar que devem ser evitadas:

  • Bacalhau do Atlântico (exceto islandês capturado à linha)
  • Solha
  • Atum (exceto gaiado)
  • Camarões tropicais
  • Haddock (exceto Atlantic capturado em linha)
  • Peixe-espada
  • Salmão do Atlântico
  • Tamboril
  • Alabote do atlântico
  • Tubarões
  • Patins
  • Raios

A lista é mais longa do que essas, mas o grupo ambientalista afirma que essas são as espécies de frutos do mar capturadas usando os métodos de pesca mais destrutivos.

Como saber se o peixe é sustentável - espécies mais baixas na cadeia alimentar - uma opção mais sustentável

Os peixes criados em fazendas são sustentáveis?

Algumas pessoas acreditam que peixes criados em fazendas são uma alternativa mais sustentável, pois não têm impacto sobre as populações selvagens. Contudo, algumas fazendas usam produtos químicos e outros produtos em seus peixes e água que pode causar um problema não só para o meio ambiente, mas também para a saúde humana.

Não existe um padrão internacional para fazendas de peixes, no entanto, alguns países têm padrões melhores do que outros. Se for escolher frutos do mar em uma fazenda, é melhor evitar alguns países asiáticos onde os padrões de saúde ambiental e direitos humanos não são muito elevados.

Além disso, alguns estoques reprodutores usados ​​na pesca em viveiro são retirados de populações selvagens.

Em termos de sustentabilidade, é sempre melhor escolher peixes selvagens capturados por métodos seletivos do que criados em fazendas.

Comprar localmente para garantir a sustentabilidade

Outro ótimo método para garantir a sustentabilidade dos frutos do mar que você está comprando é comprar local. Ir ao mercado e buscar peixes na peixaria local é a melhor opção. Além de garantir que este peixe não tenha passado muito tempo de transporte, também poderá falar com o peixeiro e perguntar-lhe sobre os métodos de pesca utilizados para apanhar o marisco. Se eles ficarem felizes em responder às suas perguntas, você pode ter certeza de que o peixe que você está comprando é sustentável. Se eles não querem responder ou agir como se estivessem escondendo algo, é melhor deixar aquele peixe onde está.

Como saber se o peixe no supermercado é sustentável

Como dito anteriormente, não há sistema de rotulagem padrão que garante que o peixe que você está comprando é sustentável. Ao contrário do que acontece com os produtos de madeira e com o padrão FSC, não existe uma maneira fácil de saber se o alimento que estamos comprando é sustentável ou não. Mas existem algumas coisas que podemos fazer para tentar saber mais sobre a origem do peixe:

  • Se você está comprando peixe enlatado, pegue um olhar atentamente para os rótulos. A rotulagem de produtos alimentícios melhorou recentemente, embora ainda haja muito espaço para melhorias. Se for comprar peixe enlatado, leia atentamente os rótulos e encontrará informações sobre os frutos do mar que está comprando. Porém, algumas marcas ainda não agregam muitas informações nas latas, o que dificulta para o consumidor. Como regra geral, se uma lata não contiver muitas informações sobre os peixes dentro, significa que não é sustentável. Se você quiser saber mais, você pode verificar este artigo e aprender o que significam as informações nas etiquetas de atum enlatado.
  • Procure logotipos. Algumas latas têm o logotipo do Marine Stewardship Council (MSC), um esquema de certificação concedido à pesca selvagem. Este logotipo garante que as pescarias atendam a vários critérios de sustentabilidade, tornando este peixe seguro para compra. No entanto, o grupo ambientalista Greenpeace não endossa este esquema de certificação porque algumas das pescarias premiadas com este logotipo ainda são insustentáveis.
  • Pergunte ao vendedor de peixe. Se o vendedor de peixes for transparente sobre a origem dos peixes, você pode ter certeza de que os frutos do mar que você está comprando são sustentáveis.
Como saber se o peixe é sustentável - Como saber se o peixe no supermercado é sustentável

Devemos parar de comer peixe?

Certamente o peixe é uma grande fonte de nutrientes, mas precisamos consumi-lo com responsabilidade. Agora, acredita-se que estamos consumindo muitos peixes, o que tem um impacto prejudicial na vida marinha e nos ecossistemas. Comendo menos peixe é o melhor a fazer para manter as populações e garantir a saúde dos oceanos e mares.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como saber se o peixe é sustentável, nós recomendamos que você visite nosso Comida & bebida categoria.