Como ler rótulos para açúcar
Contente

Sabe-se que a maioria dos alimentos, principalmente quando processados ou embalados, contém açúcar. Na verdade, apenas no Reino Unido dois milhões de toneladas de açúcar são consumidos todos os anos. É importante saber como ler rótulos de açúcar, já que este ingrediente não é encontrado apenas em produtos aparentemente doces, como chocolate, doces e bolos, mas também há quantidades consideráveis de açúcares adicionados em alimentos salgados, especialmente molhos, alimentos enlatados e até pão. Isso porque esse ingrediente potencializa sabores e ajuda a conservar os produtos por mais tempo.
Não importa se você deseja reduzir o açúcar por motivos de saúde, para perder peso ou porque você é diabético, em nós queremos orientá-lo em todos os meandros quando lendo rótulos de açúcar.
Ingestão diária recomendada
Antes de dizermos como ler os rótulos de açúcar, é importante que você saiba a ingestão diária recomendada. Como apontamos na introdução, há muitos alimentos que contêm açúcar que nunca suspeitaríamos, então você pode estar consumindo uma quantidade maior de açúcar do que você pensava originalmente.
O ingestão diária recomendada de açúcar é 37.5 gramas em homens e 25 gramas em mulheres. A quantidade aceitável de açúcar em um produto deve estar entre 2.5g e 5g por 100g. Produtos acima de 10g por 100g significam que contém uma grande quantidade de açúcar.
O que acontece se você exceda esta ingestão diária regularmente? Açúcar aumenta níveis de glicose no sangue, o que pode levar a um maior risco de diabetes e doenças relacionadas ao fígado. Isso se deve ao fato de que o fígado transforma qualquer excesso de açúcar em gordura. Por esse mesmo motivo, o açúcar pode levar a um aumento do peso corporal. Além disso, também pode causar cáries e afetar o esmalte dos dentes

Leitura de rótulos para níveis de açúcar
Não se distraia com palavras vazias na leitura de rótulos Pouco açucar, baixo teor de gordura, açúcar grátis ou sem adição de açúcares. Se você deseja saber a quantidade de açúcar que um determinado produto realmente contém, verifique sempre os dados nutricionais e ingredientes, os rótulos podem ser enganosos.
Açúcar natural vs. açúcar adicionado
Os fabricantes não são obrigados a adicionar a quantidade de açúcares naturais aos produtos. Esses açúcares naturais são encontrados em produtos que contêm ingredientes que contêm açúcar, como leite, frutas, cereais e grãos. Como não precisam ser devidamente rotulados, esses açúcares naturais são geralmente contados como carboidratos. Portanto, você deve procurar produtos que excedam 15g por 100g.
Açúcares adicionados são geralmente divulgados em carboidratos e, como já dissemos, uma quantidade elevada de açúcar significa que o produto contém mais de 10g de açúcar por 100g. Devem sempre ser especificamente rotulados.
Encontrar açúcar no rótulo dos ingredientes
Encontrar fontes de açúcar pode ser de vital importância para pessoas com alergia à frutose, intolerância ou pessoas com diabetes. É por isso que também é importante ler o rótulo dos ingredientes para que você possa decifrar se contém açúcar ou não.
Existem três ingredientes que você deve observar, que são todos açúcares simples: surcose, glicose e frutose. A diferença é que eles são processados de forma diferente. Glicose é a substância que secreta insulina, por isso os diabéticos devem ficar atentos a esse componente, porque, embora não seja ruim, isso significa que eles devem monitorar de perto seus níveis de açúcar no sangue. Surcose é o açúcar real obtido da cana-de-açúcar, enquanto Frutose é o açúcar natural que os alimentos contêm.
Se você encontrar algum desses nomes em um rótulo, significa que o produto, de fato, contém açúcar.
Produtos sem açúcar
Existem muitos produtos que têm um `leve`versão ou`açúcar grátis`versão do mesmo produto. Como algumas dessas afirmações podem ser enganosas, um bom truque para saber a diferença é comparar o carboidratos em ambos os itens. Se a quantidade de carboidratos for a mesma em ambos os produtos, significa que eles conterão a mesma quantidade de açúcares naturais. Além disso, produtos light ou sem açúcar usam substitutos do açúcar e adoçantes. Dê uma olhada na próxima seção para aprender mais sobre eles.

Substitutos do açúcar
Mantendo o foco no rótulo dos ingredientes, você deve saber que existem certos componentes que podem substituir o açúcar. Eles podem ser adoçantes naturais ou artificiais, mas você deve saber como diferenciá-los. Portanto, nunca confie em um rótulo que apenas adiciona `adoçante`como ingrediente, pois esta definição pode ser enganosa.
Adoçantes naturais
- Álcoois de açúcar: Estes são os mais comuns em produtos light ou sem açúcar. Estes incluem xilitol, Sorbitol e Manitol. Embora possam ser seguros e naturais se usados nas quantidades certas, ingeri-los em excesso pode causar um efeito laxante e outros problemas gástricos. Devemos notar que Xilitol é adequado para diabéticos.
- Xaropes: Agave, Arroz integral, malte de cevada e bordo são os mais comuns. Se você encontrar isso em um rótulo, não se esqueça de olhar para os carboidratos nas informações nutricionais, pois eles contêm açúcares naturais dentro. Eles não são adequados para pessoas com intolerância à frutose.
- Melaço: Este é um subproduto que vem da cana-de-açúcar, resultante do refino do açúcar. É, portanto, a "parte saudável" que é separada do açúcar branco. Estes também têm uma alta quantidade de frutose, para que possa aumentar os níveis de açúcar no sangue.
Adoçantes artificiais
- Aspartame: Provavelmente o adoçante artificial mais conhecido, o aspartame é até proibido em alguns países, pois foi associado a várias doenças de acordo com alguns estudos. Mesmo assim, é aprovado pela FDA e pela EFSA. Este é um adoçante comum usado em refrigerantes que afirmam não ter açúcar.
- Sacarina: Este adoçante artificial comum é uma substância química que não é considerada prejudicial aos seres humanos.
- Neotame: Este produto é 3000 vezes mais doce que o açúcar, tornando o desejo por produtos doces ainda maior.
- Surlacose: Este produto também pode ser classificado como E955. É também um dos adoçantes artificiais de sabor mais doce e é perfeitamente seguro para diabéticos.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como ler rótulos para açúcar, nós recomendamos que você visite nosso Comida & bebida categoria.