Diferença entre Igreja, Catedral e Basílica

Igreja, convento, catedral, basílica, santuário, capela ou abadia ...... existem muitos termos no Cristianismo para nomear os edifícios que são específicos a esta religião, e nem sempre é fácil distingui-los. Se você está se perguntando o que diferença entre igreja, catedral e basílica é, então este artigo dissipará todas as suas dúvidas e lhe dará todas as informações de que você precisa.
Igreja
Em primeiro lugar, é importante destacar que tanto as catedrais como as basílicas são, sobretudo, igrejas. Igrejas são templos, isto é, locais de culto da religião cristã em que as cerimônias religiosas acontecem. Eles existem em todo o mundo com formas arquitetônicas muito variadas, desde as mais antigas, que remontam às origens do Cristianismo, às mais modernas e originais.
Catedral
Uma catedral, cujo nome completo é "igreja catedral", é uma igreja na qual encontramos o bispo, quem é responsável por uma diocese, ou seja, uma região geográfica e administrativa dependente desta catedral. É portanto a igreja matriz da qual dependem as outras igrejas desta região, daí o facto de serem geralmente edifícios imponentes e ricamente decorados.
As catedrais mais importantes e famosas do mundo são Notre-Dame em Paris, St. Catedral de Paulo em Londres, St. Basil em Moscou ou Sta. Maria del Fiore em Florença.
Embora não seja muito comum, uma catedral também pode ter o título de basílica, uma vez que é acima de tudo um título honorífico e não administrativo. É o caso, por exemplo, da basílica-catedral de Saint-Denis.

Basílica
A basílica é uma igreja que obteve o título honorário de Basílica do Papa, portanto, apenas igrejas católicas podem ser homenageadas com o título de Basílica. A basílica é considerada um "igreja notável", porque ali aconteceu um acontecimento especial, onde muitos peregrinos se peregrinam, seja por conter relíquias únicas ou pelo seu valor arquitetônico.
As basílicas mais conhecidas do mundo são St. A Basílica de Pedro (Cidade do Vaticano), a Dantísima Trinidad (Fátima, Portugal) ou a Sagrada Família em Barcelona (que também é um templo expiatório),
Outros edifícios de culto cristão
Existem outros nomes de edifícios que também podem ser confusos se você não estiver familiarizado com a religião cristã., Aqui estão os mais comuns:
Capela
Uma capela é uma igreja muito menor em tamanho. Geralmente possui apenas um cômodo e difere de uma igreja normal pelo fato de ser não denominacional, portanto acolhendo pessoas de diferentes confissões.
Mosteiro
Uma abadia é um tipo de mosteiro (onde vivem os monges), mas isso inclui os dois monges, que vivem no edifício do mosteiro; bem como um convento (onde vivem freiras) e um local de culto para o seu rebanho. Isto é governado por um abade, quem exerce como pai espiritual; e a abadessa (a mãe espiritual). Enquanto uma igreja se destina apenas a ser um local de culto, a Abadia pode ter diferentes funções. Embora possa ser uma grande igreja, não é governada por um bispo, por isso não pode ser entendida como uma catedral.
Santuário
O santuário é o menor local de culto que podemos encontrar no Cristianismo. Não é tanto um edifício, é um lugar ou objeto que contém uma relíquia ou uma figura sagrada para um determinado ramo do Cristianismo, como Santos, objetos sagrados e outros. Embora possam estar dentro de uma igreja, eles não precisam necessariamente ser colocados lá, mas podem ser colocados na natureza, em uma parede ou em outros espaços. Alguns dos santuários mais importantes são o Santuário da Madona Negra (Polônia) ou o Santuário da Santa Casa de Loreto.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Diferença entre Igreja, Catedral e Basílica, nós recomendamos que você visite nosso Cultura & Sociedade categoria.