Qual é a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa?

Qual é a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa?

A diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa é bastante simples, mas suas consequências são diversas e muitas vezes complicadas. Quando iniciamos um experimento ou iniciamos alguma pesquisa, há questões específicas que precisam ser respondidas. Decidindo se usar dados qualitativos ou quantitativos depende de qual é o melhor empregado para responder a essas perguntas. Algumas áreas de pesquisa e análise de dados irão se beneficiar das estatísticas e da coleta de dados mensuráveis. Outra análise de dados requer uma abordagem que proporcionará uma compreensão aprofundada de tópicos que não podem ser tão facilmente divididos em números. te ajuda a entender qual é a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa para ver qual você deve usar para um determinado tópico de pesquisa.

Você também pode estar interessado em: Como escolher um diploma universitário

O que é pesquisa qualitativa?

Ao resolver uma equação matemática, você normalmente precisará usar padrões e códigos para fornecer o mais próximo possível de uma resposta exata. Semelhantes em muitos estudos científicos, existem leituras e estatísticas que o ajudarão a encontrar as respostas para problemas de pesquisa. No entanto, com outras áreas de pesquisa, esses modos mais exatos de pesquisa não são possíveis. Você precisa usar uma metodologia qual reflete melhor o assunto. Isso significa que é o qualidade das informações da pesquisa, não o quantidade o que é mais importante.

Se você está estudando sociologia, pode precisar pesquisar padrões de comportamento entre diferentes culturas. Muito do comportamento humano não pode ser quantificado por números. Por exemplo, não tendemos a quantificar o quanto amamos uma pessoa em percentagens. Emoções, padrões de comportamento e temas relacionados precisam ser pesquisados ​​de forma diferente.

Isso não quer dizer que a pesquisa qualitativa não seja científica. É simplesmente uma tentativa de documentar e analisar dados que não podemos entender por meio de números. É importante ressaltar que a pesquisa qualitativa faz as perguntas `por que` e `como` ao olhar para um tópico de pesquisa, olhando para os dados através do prisma dessas questões.

Ao iniciar um projeto de pesquisa qualitativa, muitas vezes você não usará hipóteses da mesma maneira. Você não está procurando resultados específicos, mas sim explorando a situação mais ampla e como ela se relaciona com outras informações. Hipóteses são mais como proposições em pesquisa qualitativa. O pesquisador pode nem ter uma proposição específica antes de realizar o estudo, mas sim se deparar com um fenômeno e buscar uma forma de qualificá-lo. Freqüentemente, eles resultarão de uma teoria e resultarão em um suporte desta teoria ou a introdução de outro.

A pesquisa qualitativa existe para explorar o significado entre diferentes questões, experiências, culturas, fenômenos e muito mais. Ele analisa as razões subjacentes para esses elementos (o aspecto de "por que") e como isso afeta as motivações e opiniões de indivíduos ou grupos. Também analisa o aspecto de "como" pesquisando como essas experiências afetam indivíduos e grupos, como as culturas interagem e quais as repercussões de certos fenômenos. A análise de dados, portanto, muitas vezes é mais importante na pesquisa qualitativa do que o hipóteses.

Tipos de pesquisa qualitativa

Ainda pode ser um pouco difícil compreender todos os meandros da pesquisa qualitativa, por isso esperamos lançar um pouco mais de luz sobre o assunto, examinando os tipos de pesquisa qualitativa que são usados. Estes são métodos de pesquisa que não procuram medições e leituras da mesma forma que a pesquisa qualitativa, mas ainda podem identificar tendências importantes e fornecer resultados úteis.

Entrevistas

Uma das formas mais básicas de pesquisa qualitativa é o formato de entrevista. Um pesquisador pegará um assunto e fará perguntas relacionadas a ele. Este processo geralmente resulta em grandes magnitudes de dados brutos que precisam ser analisados ​​e categorizados. Podem ser entrevistas por telefone, perguntas curtas ou entrevistas mais aprofundadas.

Estudos de caso

Os estudos de caso são quando um relato de um indivíduo ou circunstância é escrito e um pesquisador qualitativo usa isso para discutir um fenômeno geral. Por exemplo, se você quiser ver como o uso de drogas está afetando as populações do centro da cidade, então você fará bem em olhar os estudos de casos de usuários de drogas individuais. Estatísticas simples de quantas drogas são usadas não vão lhe dar os resultados razoáveis ​​e muitas vezes não serão úteis para encontrar soluções para problemas relacionados.

Pesquisa de campo

Geralmente é assim que você obtém estudos de caso em primeiro lugar. Pesquisadores qualitativos irão a campo e falarão com indivíduos ou instituições para obter seus dados brutos. Isso pode ser feito por meio de pesquisas e entrevistas, mas também por meio de observação simples.

Pesquisa etnografica

Uma das muitas áreas que se beneficiam da pesquisa qualitativa é antropologia. A pesquisa etnográfica é o estudo de um determinado grupo ou cultura. Ele olha para os problemas desta sociedade e responde por meio de observação e coleta e análise de dados.

Investigação Ética

Isso envolve olhar para diferentes fenômenos através do filtro de considerações éticas. É uma análise de longo alcance que trabalha para destacar ou resolver questões éticas em um determinado ambiente. Muitas vezes, há um elemento filosófico para esta abordagem.

Participant Observer Research

É quando você se torna parte do que está pesquisando. É um problema que muitas vezes leva a dados estragados, pois é difícil manter a objetividade. Um exemplo pode ser um policial que se infiltra em uma organização criminosa. Freqüentemente, a pesquisa terá sido modificada pela experiência e muitos problemas éticos surgirão.

Qual é a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa? - Tipos de pesquisa qualitativa

O que é pesquisa quantitativa?

A pesquisa quantitativa é diferente da pesquisa qualitativa na medida em que procura encontrar informação estatística empírica explicar fenômenos. É mais baseado em hipóteses e procura respostas específicas para questões menores do que a abordagem mais ampla e holística da pesquisa qualitativa. Geralmente é aplicado a assuntos que se beneficiarão mais com uma abordagem estatística, mas é claro que há muito cruzamento entre os dois.

Por exemplo, a pesquisa qualitativa é muitas vezes mais útil no estudo do tendências da história ou a antropologia e as ações de um determinado povo em um determinado momento. A pesquisa quantitativa é geralmente mais útil em áreas como marketing, matemática, ciências políticas ou economia. No entanto, isso não significa pesquisa qualitativa só pode ser usado para um e quantitativo o outro. Existem muitas análises estatísticas que podem nos ajudar a ter uma ideia melhor das tendências históricas, tanto quanto uma análise etnográfica pode.

Como a pesquisa quantitativa envolve fornecer dados numéricos estatísticos para ajudar a investigar um certo assunto. Eles envolverão amostras e gráficos. Isso ajuda a expressar informações empíricas (i.e. o que está realmente acontecendo) de uma forma que pode ser útil para se ter uma ideia dos detalhes. Por exemplo, criando uma média pode nos ajudar a fazer estimativas de como um determinado fenômeno ocorrerá. No entanto, as estatísticas raramente fornecem uma compreensão holística de um determinado assunto e, desta forma, são frequentemente limitadas.

Dados quantitativos é usado com mais frequência para provar uma única hipótese, mas isso também costuma ser uma limitação quando se trata de olhar para outras pessoas. A pesquisa quantitativa analisa as variáveis ​​e como elas se relacionam entre si em um determinado estudo. Essas variáveis ​​são geralmente definidas antes do estudo ou experimento ser realizado. O resultado é previsto na hipótese e a pesquisa qualitativa geralmente existe para ajudar a provar ou refutar essa hipótese. Desta forma, torna-se difícil tirar conclusões gerais com pesquisas quantitativas.

No entanto, você costuma encontrar pessoas que usam pesquisas quantitativas para ajudar a compreender os dados qualitativos. Por exemplo, enquanto você faz uso de entrevistas e pesquisas em estudos qualitativos, os pesquisadores muitas vezes tentam quantificar as informações fornecidas. Por exemplo, muitas pesquisas pedirão respostas em um base em escala (`em uma escala de 1 a 5, o quanto você concorda com a seguinte afirmação`). Essas informações são transformadas em estatísticas para obter algumas respostas mais específicas aos problemas.

Tipos de pesquisa quantitativa

A pesquisa quantitativa costuma ser um pouco mais técnica em sua coleta de dados:

Experimentos

Talvez o tipo de coleta de dados quantitativos que primeiro vem à mente seja o experimento. É apresentada uma hipótese, as variáveis ​​(dependentes e independentes) são definidas, o método executado e as conclusões feitas. Estas conclusões usarão estatísticas e números para apoiar os resultados.

Pesquisa Arquivística

Olhando para estatísticas e números de estudos anteriores para ver como eles influenciam os dados atuais. Estes são frequentemente usados ​​em conjunto com pesquisas qualitativas.

Medindo

Parece uma maneira simples de coletar dados qualitativos, mas pode ser complicado. Você pode precisar encontrar novos dispositivos e métodos para fazer as medições e trabalhar com as variáveis ​​também pode ser complicado.

Coletando Dados Empíricos

Novamente, embora relacionado à pesquisa qualitativa, envolve a obtenção de dados empíricos e a criação de tendências estatísticas para ajudar a compreender um assunto específico.

Estudos observacionais

Diferente de um experimento, mas ainda usando hipóteses e métodos de conclusão, os estudos observacionais não interferem nos sujeitos. Em vez disso, eles mudam as variáveis ​​e veem como os sujeitos respondem, registrando os resultados para tirar suas conclusões.

Existem muitos tipos diferentes de estudo que se beneficiarão de uma abordagem ou / ou, mas muitos ainda que usarão tanto qualitativos quanto quantitativos coleção de dados e análise de dados para alcançar seus resultados.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Qual é a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa?, nós recomendamos que você visite nosso Aprendendo categoria.