O que é a filosofia Kintsugi na cerâmica?

O que é a filosofia Kintsugi na cerâmica?

Nem todas as culturas se aproximam tanto de seus tradições como o Japão faz. Isso não quer dizer que eles não sejam uma nação moderna. Pelo contrário, é um dos países mais avançados tecnologicamente do planeta. Mas seu respeito por seus predecessores é talvez mais visível do que muitas outras nações. Isso pode ser visto em muitos aspectos de sua cultura, especialmente no design. Muitas vezes, as tradições com um propósito prático também têm um aspecto filosófico que pode ou não ainda ser empregado.

No oneHOWTO, fornecemos mais informações sobre uma tradição que combina filosofia e artesanato, perguntando o que é cerâmica e design Kintsugi?

Você também pode estar interessado em: O que é uma Rainha Trap?

O que significa a palavra Kintsugi?

Kintsugi é o termo para a arte japonesa de consertar com ouro. Esta palavra é escrita como 金 継 ぎ em seu original em japonês. O primeiro símbolo representa ouro e os outros dois símbolos significam arranjo. A definição literal de Kintsugi é fixação com ouro ou com uma espécie de remendo de ouro.

A cerâmica Kintsugi japonesa remonta ao Período Jōmon, indo desde 14.000 AC. Este processo envolve pegar cerâmica quebrada e consertá-la com laca misturada com ouro ou outros metais preciosos. Ao longo dos séculos, essas peças de cerâmica reparada tornaram-se às vezes mais valiosas do que se nunca tivessem sido quebradas.

Qual é o significado espiritual de Kintsugi?

O significado espiritual de Kintsugi leva em consideração as aparências internas e externas. Semelhante ao modelo de design de interiores de wabi-sabi, esta filosofia é sobre aceitar o imperfeita. É sobre aceitar o dano e fazer algo bonito com ele. As feridas, sejam físicas ou emocionais, não devem ser escondidas ou causar constrangimento. Eles devem ser aceitos pelo que são e nos ajudar a ser mais fortes.

A quebra de objetos não significa que eles acabem ou desapareçam. Às vezes, como com Kintsugi, o objeto reparado pode ser ainda mais valioso, assim como podemos ter maior auto-estima. Coisas positivas vêm de situações negativas e estamos envolvidos em um processo de empoderamento.

A filosofia Kintsugi extrapolada para a vida de hoje acalma o desejo de perfeição. A passagem do tempo mostra que você experimenta perdas, fracassos e decepções. A aspiração de esconder fragilidade e fraquezas não tem sentido. Depois de aprender a valorizar tudo o que está quebrado dentro de você, você adquire serenidade e temperança. Portanto, é importante se valorizar como você é: novo, quebrado, único e em constante mudança.

Kintsugi também aponta a paciência como um fator chave para ressurgimento e crescimento pessoal. O processo de cura é decisivo em todos os indivíduos. A cura leva várias semanas e até meses para endurecer o espírito, mas desta forma a durabilidade e a coesão são garantidas.

Como a técnica Kintsugi é realizada

A técnica de cerâmica Kintsugi envolve a colagem de peças quebradas de cerâmica com uma mistura de laca e prata ou ouro em pó. Também usa verniz de resina. Além disso, após colocar as peças quebradas juntas, a técnica da cerâmica Kintsugi requer lixamento da superfície para alisá-la, criando um objeto que embeleza suas cicatrizes.

As ferramentas usadas nos métodos Kintsugi modernos incluem:

  • Escovar
  • Póde ouro
  • Cola epóxi
  • Massa epóxi
  • Luvas
  • Varas de madeira

Para colocar a técnica Kintsugi em prática corretamente, você deve seguir estes passos:

  1. Adicione cola a uma bandeja.
  2. Adicione o pó de ouro para misturá-lo com a cola. A quantidade de ambos os componentes deve ser igual.
  3. Use palitos de madeira para a mistura.
  4. Aplique a mistura na cerâmica quebrada. A camada deve ser espessa o suficiente para que as peças adiram umas às outras, mas não tanto que pingue. Espere 2 minutos para a cola secar.
  5. Pressione por alguns minutos para juntar os pedaços quebrados e espere mais 5 minutos até que a cola endureça.
  6. Adicione mais pó de ouro antes que a cola termine de secar com a ajuda de um pincel. Faça sobre a área da rachadura.
  7. Espere 4 horas para que a cola e o pó de ouro sequem na cerâmica.
  8. Por fim, remova o pó de ouro da rachadura com o pincel e do resto da superfície com uma esponja úmida.

A técnica Kintsugi indica que o valor cresce através da resiliência. Objetos de cerâmica reparados com esta técnica são muito mais preciosos do que aqueles mantidos intactos ou nunca quebrados. Apesar do que a sociedade muitas vezes tenta nos dizer, somos mais valiosos depois de termos experiência e aprendizado, mesmo se sofrermos danos no processo. Como a cerâmica uma vez quebrada, somos mais bonitos e mais úteis do que antes.

Se você quiser ler artigos semelhantes a O que é a filosofia Kintsugi na cerâmica?, nós recomendamos que você visite nosso Cultura & Sociedade categoria.