Diferenças entre macroeconomia e microeconomia

Diferenças entre macroeconomia e microeconomia

Dentro economia, como em todas as ciências, devemos estabelecer seções diferentes para que ao estudar seja mais fácil e organizado. A primeira divisão geralmente feita é distinguir entre microeconomia e macroeconomia. Então você não terá problemas para entendê-los e para ajudá-lo a estudar economia, em nós explicamos as diferenças entre microeconomia e macroeconomia.

Você também pode estar interessado em: Como calcular o MPC em macroeconomia

O que é macroeconomia

Macroeconomia é a parte da economia responsável por estudar o desempenho econômico em geral e as políticas econômicas realizadas em larga escala, por exemplo, em um país. Isso quer dizer que abrange o funcionamento da sociedade como um todo, não como mercados individuais. O prefixo macro vem do grego antigo e significa "grande", por isso se diz que a macroeconomia estuda justamente a economia em grande escala. A macroeconomia se concentra nos seguintes assuntos:

  • Produto Interno Bruto (PIB)
  • Produção econômica total
  • Inflação
  • Comércio internacional
  • Políticas econômicas nacionais

Para mais informações sobre o assunto, dê uma olhada em nosso artigo sobre noções básicas de macroeconomia.

Alguns dos mais usados variáveis são produto Interno Bruto, desemprego, níveis de impostos ou níveis de juros, entre outros. A macroeconomia não se concentra apenas nos negócios, mas também em outros aspectos da economia, como exportações, bolsa de valores, taxas de inflação e estudos como isso pode afetar a economia de um determinado país ou região como um todo.

Diferenças entre Macroeconomia e Microeconomia - O que é macroeconomia

O que é microeconomia

Microeconomia é a parte que trata do comportamento de cada operadora individualmente, como famílias, empresas ou trabalhadores. Então você se lembra claramente, basta lembrar que "micro" é um prefixo grego que pode ser traduzido como "pequena".

Analisa exaustivamente leis como oferta e demanda, entre consumidores e fornecedores, o nível de preços, salários ou a elasticidade de cada produto. Quer dizer, como chegar a um acordo entre as necessidades dos consumidores e as empresas que oferecem bens e serviços, bem como todos os "psicológico" variáveis ​​que podem afetar, como a qualidade do produto ou as diferentes necessidades de cada pessoa; tudo com o objetivo de maximizar o lucro e garantir que os negócios vão bem. Dê uma olhada nos aspectos estudados pela microeconomia:

  • Comportamento do consumidor
  • Maximização do lucro
  • Regulamentações governamentais em mercados específicos
  • Efeitos colaterais dos mercados e outras relações externas

Para obter mais informações, dê uma olhada em como a microeconomia afeta os negócios.

A microeconomia deve levar em consideração os impostos e as políticas econômicas criadas pelo governo também, por isso a política tem um grande impacto na microeconomia e pequenas / médias empresas.

Diferenças entre Macroeconomia e Microeconomia - O que é microeconomia

Diferenças entre macroeconomia e microeconomia

Das definições acima, destacamos vários diferenças que nos ajudam a distingui-los:

  • Macro procura por um general perspectiva e micro para uma perspectiva individual.
  • O primeiro desses estudos atores econômicos no geral, como um país, e o segundo estuda específicos, como um consumidor.
  • O variáveis usados ​​são muito diferentes, por exemplo na macroeconomia o PIB observa a produção total de um país e a microeconomia observa a quantidade produzida por uma única empresa.
  • situações que afetam a macroeconomia, mas não a microeconomia e vice-versa. Por exemplo, um modelo de carro novo realmente barato afeta variáveis ​​microeconômicas, mas não variáveis ​​macroeconômicas.
  • Embora sejam muito diferentes, eles não são totalmente independentes e precisamos entender a economia e precisamos ser estudados e levados em consideração quando se trabalha em qualquer setor econômico, pois um pode afetar o outro. Por exemplo, a desvalorização afeta macro e microeconomia, a inflação da macroeconomia também afetará a microeconomia, a MPC também afeta a macroeconomia também.
  • Macroeconomia principais são levados em consideração em microeconomia, pois têm princípios econômicos semelhantes quando se trata de estudar o efeito da desvalorização nos negócios e como ela afetará a demanda.

Dê uma olhada em nosso artigo sobre como a inflação afeta a economia Para maiores informações.

Como a macroeconomia e a microeconomia estão relacionadas?

Como vimos acima, macroeconomia não poderia existir sem microeconomia, e há vários aspectos que se entrelaçam e precisam trabalhar juntos para ser eficiente.

O as escolhas individuais de cada família ou empresa que são feitas devido a fatores microeconômicos podem, em geral, afetar a macroeconomia a longo prazo. Da mesma forma, uma política que envolva a microeconomia pode afetar a forma como as famílias e empresas lidam com sua economia, percebendo assim uma mudança no comportamento do consumidor e, portanto, também na microeconomia.

Por exemplo:

Se o governo entrar com um projeto de lei em que aumenta os impostos de um determinado produto (macroeconomia), um varejista individual terá que aumentar o preço; o que por sua vez pode afetar o consumidor, pois um aumento em um produto que o consumidor costumava comprar pode atuar como um agente dissuasor para que o consumidor pare de comprá-lo, pois ele não poderá mais pagar (microeconomia).

Se você quiser um exemplo inverso, se muitas pessoas pararem de comprar determinado produto (digamos, maçãs), isso afetará muitos produtores de maçã em um país, e é por isso que o governo deve criar uma política para instigar o consumismo da maçã, como reduzir os impostos sobre ou encontrando novos mercados para exportar o produto.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Diferenças entre macroeconomia e microeconomia, nós recomendamos que você visite nosso Economia & o negócio categoria.

Pontas
  • A microeconomia se preocupa com um único indivíduo na economia, pode ser uma pessoa individual, família, empresa...
  • Se você deseja informações mais detalhadas e acadêmicas sobre macro e microeconomia, recomendamos a leitura dos seguintes autores: K.E Boulding, Gardner Ackley, J.M Keynes.