Como a inflação afeta a economia

Como a inflação afeta a economia

Quando você ouve notícias sobre a economia pode ser difícil entender alguns dos termos-chave usados ​​e o que eles realmente significam em termos de seu impacto sobre a economia. Um dos fatores que afetam a economia e é frequentemente discutido é o atual taxa de inflação e os seus impacto na economia.

Em termos simples, a inflação significa simplesmente um aumento no preço dos bens e serviços, mas o que isso parece na realidade e como a inflação afeta a economia? Se você quiser saber a resposta a esta pergunta e entender mais sobre os efeitos da inflação então continue lendo isso OneHowTo artigo onde explicamos o impacto da inflação em mais detalhes.

Você também pode estar interessado em: Como a microeconomia afeta os negócios

O que é inflação?

Inflação é um termo usado para descrever o aumento dos preços de bens e serviços ao longo do tempo, ou dito de outra forma, o desvalorização de uma moeda. A taxa de inflação de uma moeda é normalmente medida usando um Índice de preços ao consumidor (IPC) que rastreia o custo variável de itens do dia a dia, como leite e pão, e pode ser usado para estimar o custo de vida.

A inflação pode ser devida a vários fatores, por exemplo condições macroeconômicas em um país, o preço de commodities básicas como o petróleo afetando os custos de outros bens e serviços, e uma miríade de outros fatores que constituem uma economia moderna.

Como a inflação afeta a economia - o que é inflação?

Como a taxa de inflação afeta a economia?

A próxima pergunta é, quais efeitos a inflação tem sobre o crescimento econômico e a estabilidade? Parece uma pergunta simples, mas a resposta não é tão fácil. É realmente depende da taxa de inflação (que também afeta as taxas de juros) e como se compara ao Produto Interno Bruto. Também deve ser mencionado que não há consenso sobre a ideal taxa de inflação ou mesmo os efeitos de diferentes taxas de inflação entre economistas.

Por exemplo, se taxa de inflação é baixa (perto de 0%), isso pode teoricamente ajudar a impulsionar uma economia, pois significa que o o custo do empréstimo será menor então empresas e indivíduos serão mais propensos a fazer compras e investimentos significativos porque pegar dinheiro emprestado para fazer isso é mais barato. Por outro lado, no entanto, as taxas de juros muito baixas também podem desencorajar os bancos de emprestar dinheiro e os investidores de investir porque a taxa de retorno é muito baixa.

Se as taxas de inflação são muito altas, em, digamos, 10% ou mais, isso vai diminuir o poder de compra, o que significa que as pessoas têm proporcionalmente menos renda disponível para gastar em bens e serviços. O efeito óbvio disso é que as pessoas compram menos, o que tem um efeito indireto "desacelerando" a economia. As empresas também serão menos capazes de planejar estratégias de preços e investimentos e incorrerão em custos mais elevados. À medida que uma moeda se torna menos valorizada, as economias e dívidas também serão desvalorizadas.

Para resumir então, diferentes taxas de inflação têm diferentes efeitos, alguns bons e outros ruins. Combine isso com o quão difícil é medir a taxa exata de inflação, e você pode ver por que existem tantas perspectivas diferentes sobre a questão de qual é a taxa ideal de inflação.

Como a inflação afeta a economia - Como a taxa de inflação afeta a economia?

Qual é a melhor taxa de inflação?

As economias modernas são incrivelmente complexas e as economias nacionais ainda estão se tornando cada vez mais parte de uma economia global internacional. Com todas as variáveis ​​envolvidas, para definir um universal, taxa ideal de inflação seria muito difícil se não impossível.

No entanto, a coisa mais próxima de um consenso existente atualmente é que alguma inflação leve é ​​boa e que inflação zero é ruim. Isto é porque uma taxa moderada de inflação (3% -6%) pode ajudar a incentivar o investimento e, portanto, promover emprego e crescimento.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como a inflação afeta a economia, nós recomendamos que você visite nosso Economia & o negócio categoria.