Como calcular o MPC em macroeconomia

O propensão marginal a consumir (MPC) é o nome dado em macroeconomia para o estudo das pessoas taxas de consumo quando há uma mudança na receita. Se nada mais mudasse e as pessoas recebessem um aumento no pagamento, o MPC mede qual proporção desse aumento as pessoas gastam no consumo de bens e serviços em vez de economizar esse dinheiro.
Neste artigo iremos explicar Como calcular o MPC em macroeconomia com um exemplo prático e o uso desta ferramenta no dia a dia.
Equação da propensão marginal a consumir (MPC)
A propensão marginal a consumir (MPC) é calculado dividindo a mudança no consumo pela mudança na renda.
A fórmula é mudança no consumo (ΔC) / mudança na receita (ΔY).
Para fazer isso, você deve primeiro calcular a mudança no consumo e na renda. Para a mudança no consumo, execute consumo total / atual menos o consumo normal. Para a mudança na receita, execute renda total / atual menos o consumo normal.
Exemplo prático
Para ajudá-lo a aprender esta fórmula, vejamos um exemplo. Se você for recompensado pelo seu chefe por completar um projeto difícil com um bônus de 200 euros no seu contracheque este mês, significa que você tem 200 euros a mais de renda do que no mês passado.
Agora, se você decidir gastar 50 euros desse aumento marginal em um belo jantar para comemorar, isso significa que seu propensão marginal a consumir (MPC) seria 0.25 (50 euros dividido por 200 euros). Sua propensão marginal para salvar (MPS) seria 0.75 (150 euros dividido por 200 euros).
Se você decidisse economizar todo o seu dinheiro, seu MPC seria 0. Seu MPS seria 1.

Uso e importância
Proponentes de Keynes teoria macroeconômica, argumentar que um aumento na renda como resultado de um aumento na produção vai aumentar os níveis de consumo das pessoas. Quanto mais as pessoas recebem, mais elas tendem a consumir. Isso é mostrado por uma curva ascendente em um gráfico. Funciona em um ciclo, pois esse aumento do consumo vai alimentar mais produção e mais renda.
Economistas usam MPC para rastrear as taxas de consumo com base em renda familiar. Dados os níveis variáveis de renda entre os países, os especialistas usam esta ferramenta para medir como a riqueza impacta o nível de despesas em comparação com a poupança de muitas famílias.
Você pode aprender mais sobre assuntos econômicos em OneHowTo, tais como o Diferenças entre Microeconomia e Macroeconomia.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como calcular o MPC em macroeconomia, nós recomendamos que você visite nosso Economia & o negócio categoria.