Diferenças entre som analógico e digital
Contente

O que é melhor, áudio analógico ou digital? Existe realmente alguma diferença ? Você precisa de um equipamento de áudio muito caro para saber a diferença? Isso realmente importa?
Antes de nos aprofundarmos na discussão, devemos dar uma olhada rápida no que torna um som digital ou analógico. Tudo tem a ver com como um som é gravado. Uma cópia da gravação de som analógica é um sinal eletrônico contínuo.
Hoje, os avanços no métodos de conversão analógico para digital melhoraram a qualidade das gravações digitais. Algumas pessoas dizem que não há distinção entre o modo digital e analógico. Outros discordam - às vezes apaixonadamente. Os amantes da música - pessoas que desejam a mais alta qualidade possível em sistemas de som - insistem que os sistemas analógicos fornecem um som melhor.
Quais são as diferenças entre gravações analógicas e digitais? Leia mais para descobrir.
História do som digital
Antes de o Década de 1970, músicos gravados com equipamento de gravação analógico. Os microfones que usaram gravaram som e geraram um forma de onda analógica que outros dispositivos poderiam transferir diretamente para a mídia adequada, que geralmente era fita. Assumindo que o músico usou equipamento confiável, o som gravado foi uma representação fiel do som original.
Com gravação digital, engenheiros de áudio converter formas de onda analógicas em sinais digitais. Existem muitos tipos diferentes de equipamentos que podem ser convertidos de analógico para digital. Alguns estudos gravam áudio analógico na fita master original e, em seguida, transferem o som para um formato digital. Outros usam equipamento especial para gravar diretamente para o digital.
As primeiras gravações digitais sacrificaram a fidelidade, ou a qualidade do som, em prol da confiabilidade. Uma desvantagem de um formato analógico é que a mídia analógica tende a se desgasta rapidamente. Os discos de vinil podem deformar ou arranhar, e isso pode afetar drasticamente a qualidade do som. A fita magnética acabará por se desgastar e é vulnerável aos ímãs, que podem excluir ou destruir os dados armazenados na fita. Mídias digitais, como CDs, podem ser reproduzidas indefinidamente e são mais duráveis.

Analógico vs. Digital
Alguns amantes da música acreditam que gravações digitais ficam aquém quando se trata de reproduzir o som com precisão. Eles usam linguagem complexa e jargão para descrever as capacidades e deficiências de um sistema de áudio. A maioria de suas críticas lida com a frequência do som.
Os humanos podem ouvir sons que variam de 20 hertz (Hz) a 20 kilohertz (kHz). A frequência de uma onda sonora corresponde à nossa percepção da altura de um som. Quanto mais alta a frequência, mais alto é o tom que ouvimos.
Os audiófilos descrevem a qualidade do som de um sistema de áudio em relação a diferentes frequências, usando termos como completo, quente e arejado. Um som completo ou quente vem de um sistema que reproduz bem as baixas frequências. Um som arejado significa música reproduzida dá ao ouvinte a impressão de que os instrumentos estão em um ambiente espaçoso e geralmente se refere a sons na faixa de alta frequência.
Alguns amantes da música dizem álbuns de vinil são melhores nas frequências mais baixas, o que significa que fornecem um som quente. Eles argumentam que os CDs não são tão precisos na reprodução de sons nesta faixa. Outros insistem que não há diferença detectável entre um arquivo digital bem produzido e um vinil em boas condições.
Se o artista usa um formato analógico para criar a gravação original, então uma cópia analógica é melhor. Isso porque não haveria necessidade de converter o som de analógico para digital. A cópia deve ser uma representação exata da faixa original. Mas se o artista usa gravação digital, então seria melhor comprar o álbum em CD.
A percepção de qualidade musical é subjetiva. Duas pessoas que ouvem a mesma música, com o mesmo equipamento, podem ter opiniões diferentes quanto à qualidade da gravação.

Sinais analógicos e digitais
Som é claro um sinal analógico. Um sinal analógico é contínuo, o que significa que não há pausas ou interrupções. Os sinais digitais não são contínuos. Valores específicos são usados para representar informações. No caso do som, uma onda sonora é representada como uma série de valores que representam o tom e o volume ao longo da gravação.
Alguns argumentam que os métodos de gravação analógica são os melhores para capturar uma imagem real do som. As gravações digitais podem perder as nuances sutis. Mas, à medida que os processos de gravação digital melhoram, os dispositivos digitais podem usar velocidades mais altas com maior precisão. Embora o sinal não seja contínuo, a alta frequência pode criar um som semelhante ao da fonte original.
Outra vantagem da mídia digital sobre a analógica é que você pode fazer quantas cópias do som de origem quiser, sem danificá-lo. Com o tempo, mesmo uma gravação analógica magistral não soará tão bem quanto o som original. Mas nada corrompe um arquivo digital, que permanecerá o mesmo, não importa quanto tempo tenha passado ou o número de cópias feitas.

Som analógico e digital hoje
Hoje em dia, a tecnologia no indústria de gravação de áudio é tão avançado que muitos engenheiros de som dirão que não há diferença detectável entre gravações analógicas e digitais. Mesmo que você use o melhor equipamento de som, não será capaz de identificar um meio de outro simplesmente ouvindo. Muitos amantes da música concordam e afirmam que o formato analógico permanece supremo.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Diferenças entre som analógico e digital, nós recomendamos que você visite nosso Eletrônicos categoria.
- A mídia digital inclui CDs, DVDs e arquivos de áudio. Arquivos de som digital sem compressão tendem a ser muito grandes. Freqüentemente, os engenheiros de som compactam os arquivos para torná-los mais gerenciáveis, mas isso pode afetar a qualidade do som.