Quais são os sete vícios capitais?
Contente

Na religião cristã, existem 7 vícios capitais que devem ser evitados a todo custo pelos crentes na fé. No entanto, embora associado ao catolicismo romano, é algo ligado a várias seitas do cristianismo. Às vezes, eles são chamados de sete pecados capitais ou sete pecados capitais. Embora o Cristianismo dependa da crença de que Jesus Cristo é Deus, existem muitos códigos éticos e morais pelos quais se deve viver. Os sete pecados capitais são um dos mais conhecidos, pois estão agrupados.
Em oneHOWTO, respondemos à pergunta quais são os sete vícios capitais? Fazemos isso fornecendo uma lista completa dos vícios capitais e explicando o que cada um significa e como eles são considerados aplicáveis à vida moderna.
O que significam os sete vícios capitais?
catolicismo romano encarregou-se de definir o conceito dos sete vícios capitais. Cada um deles representa uma conduta a ser evitada pelo ser humano para não cometer nenhum pecado. Quanto ao termo `pecados capitais`, significa que esses pecados são o ponto de partida através do qual os outros surgem. Não se refere à pena de morte, i.e. eles exigem a morte como pena.
Contudo, vícios capitais é o termo comumente usado para se referir a esses pecados primários. A fé cristã considera que os pecados surgem do vício, razão pela qual também usam o conceito de vícios capitais para se referir a os sete pecados mortais. Eles são semelhantes ao Decálogo (também conhecido como os Dez Mandamentos), pois são regras pelas quais se deve viver sua vida. Ao contrário dos Dez Mandamentos, eles não são transmitidos por Deus, nem são bíblicos.
Santo Tomás de Aquino definiu os sete vícios capitais que conhecemos hoje. Eles são os seguintes:
- Orgulho
- Preguiça
- Gula
- Ambição
- Luxúria
- Fúria
- Inveja
Papa Gregório I listou-os 1500 anos atrás. Eles são comumente associados com Dante Alighieri A Divina Comédia, encontrado especificamente no segundo livro conhecido como ‘Purgatório’. Neste poema épico, os sete pecados capitais são representados como os sete níveis do Purgatório.
Agora vamos olhar para os sete vícios capitais individualmente com mais detalhes:
1. Orgulho
Orgulho nem sempre é visto como algo negativo. No entanto, de acordo com os sete pecados capitais, o orgulho deve ser evitado. Isso porque, segundo a doutrina da Igreja, quaisquer qualidades positivas que possuímos são atribuídas a Deus e, portanto, não devemos nos apropriar delas, mas dar graças a Deus por nos dar inteligência, beleza ou seja o que for que sejamos. orgulhoso.
O demônio representativo do orgulho é Lúcifer, também conhecido como o diabo. Quem comete este pecado capital é uma pessoa orgulhosa que não consegue reconhecer ninguém acima deles. Na verdade, eles estão negando Deus ao fazer isso.
2. Preguiça
Também conhecido como preguiça, preguiça é outro dos sete pecados capitais. É sobre a recusa em realizar tarefas básicas e necessárias. Também é um pecado de espírito, pois as pessoas preguiçosas que não se rendem à vontade de Deus o fazem simplesmente por falta de coragem. O demônio que representa a preguiça é Belphegor.
3. Gula
A vontade de beber e comer de forma descontrolada e excessiva é chamada de gula. É mais um dos vícios capitais, embora o significado não se refira apenas à vontade de comer e beber. Dentro isto caso, também representa uma ideia de excessos em relação ao mundo material.
A gula é um dos pecados capitais que mais aafeta a saúde, uma vez que influencia o aspecto físico e mental do organismo humano. No entanto, também está associado a ocultar um problema espiritual muito mais profundo. O demônio da gula é Belzebu. Para evitá-lo, você deve praticar continuamente a virtude da temperança.

4. Ambição
Ganância ou avareza é o pecado correspondente ao desejo de preservar ou possuir o máximo de riqueza possível. Essa riqueza é maior do que o necessário para viver. A pessoa que cai neste pecado muitas vezes se preocupa em ter mais dinheiro, propriedade ou status social proporcionado pela riqueza.
Pessoas gananciosas atribuem um valor tão alto a riqueza material e posses cujo objetivo principal é reter e acumular mais riqueza. Para eles, é a maior prioridade, mais do que o aspecto espiritual da existência. No Cristianismo, é pecado ser do mundo e não do espírito. O demônio da ganância é Mammon.
5. Luxúria
O prazer sexual que uma pessoa busca para si corresponde à luxúria e é um pecado capital. A busca fugaz e estritamente pessoal de gratificação define o luxurioso. Portanto, eles consideram outros indivíduos como meros corpos em vez de pessoas com sentimentos. Asmodeus é o demônio da luxúria.
6. Fúria
Wrath pode ser sinônimo de raiva e ainda está associado a um desejo excessivo de vingança. A raiva é ofensiva a Deus porque não permite o perdão. Uma pessoa com raiva é aquela que tende a agir de uma maneira que magoa as pessoas ao seu redor.
Palavras expressas com raiva, quer tenham a intenção de magoar ou justas, são capazes de alcançar o coração da pessoa a quem são dirigidas. Além disso, a raiva também pode ofender o senso de justiça, pois um indivíduo, longe de se limitar a resolver um problema, busca vingança. O demônio deste pecado capital é Belial.
Se você é alguém que lida com a raiva, pode encontrar nosso artigo sobre como controlar seu temperamento útil.
7. Inveja
A inveja é considerada um pecado capital e é um sentimento de ciúmes para os outros. Esse sentimento é prejudicial à pessoa, pois diminui a notoriedade ou excelência própria. Pode ser direcionado para a riqueza material, mas também está associado à inveja dos traços de caráter de outras pessoas.
Pessoas invejosas se ressentem dos bens dos outros, incluindo talento, empregos, posses, aparência ou posição social. Além disso, eles se alegram e passam a desfrutar das adversidades e infortúnios sofridos por outras pessoas. Leviatã é o demônio que representa a inveja.
Quais são as sete virtudes celestiais
Embora existam sete vícios capitais a serem evitados, eles têm uma virtude correspondente que deve ser promovida. Estes são uma mistura de Virtudes Cardeais e a Virtudes teológicas, reunidos por um poeta dos séculos IV / V chamado Prudentius como as Sete Virtudes Capitais. Junto com seu pecado mortal correspondente, eles são:
- Humildade (orgulho)
- Diligência (preguiça)
- Temperança (gula)
- Caridade (ganância)
- Castidade (luxúria)
- Bondade (ira)
- Paciência (inveja)
De novo, o Sete Virtudes Celestiais não são bíblicos, pois os sete pecados capitais não são. Ainda assim, afirma-se que correspondem ao ensino bíblico. Pode haver algum debate teológico sobre o quão relevantes são para a vida cristã. Algumas dessas diferenças podem variar de acordo com a tradição cristã. Se você quiser saber mais, dê uma olhada em nosso artigo sobre diferença entre as religiões católica, protestante e ortodoxa.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Quais são os sete vícios capitais?, nós recomendamos que você visite nosso Cultura & Sociedade categoria.