A moral de Anansi, a aranha
Contente

O folclore africano é uma parte rica de sua literatura, em grande parte proveniente do tradição oral. Isso significa que há histórias que podem ter sido eventualmente escritas, mas antes disso foram mantidas vivas pelas gerações mais velhas contando as histórias para os mais jovens. Um dos personagens mais comuns no folclore africano é Anansi, um malandro habilidoso que costuma ser descrito como uma aranha. Também conhecido como Anancy, Ananse e Kwaku Ananse, ele também aparece em tradições folclóricas semelhantes do Caribe. Anansi pode assumir várias formas, às vezes humana, às vezes aranha, às vezes até mesmo as duas. Da mesma forma, ele é implantado em muitas histórias por diferentes razões. olha para dentro a moral de Anansi, a aranha com a compreensão, a resposta pode ser apenas um pequeno pedaço desta lenda fascinante.
Compreendendo o caráter de Anansi, a aranha
As histórias de Anansi, a Aranha, são parte integrante de Folclore da África Ocidental. Eles representam uma interação próxima entre seres semidivinos e divinos. Isso pode abranger quase tudo, desde humanos e animais, plantas e até objetos inanimados. Nas histórias de Anansi, a Aranha, animais e humanos são capazes de se comunicarem. Ao envolver a interação entre todos os seres vivos e não vivos, essas histórias tentam dar sentido ao mundo e à sua sociedade.
Anansi, a Aranha, é frequentemente colocado na categoria de trapaceiros, onde tenta enganar e explorar outros personagens da história para seu próprio benefício. Ele é egoísta e rude, mas seus truques e ações provocam risos. No final das histórias, seus próprios truques costumam levá-lo a problemas, espalhando a lição de que mau uso do poder incita retribuição e algum tipo de queda.
No entanto, esse uso de malandragem nem sempre é visto como algo que vale a pena difamar. Na verdade, é freqüentemente usado em uma das facetas mais importantes do conto Anansi; são links temáticos para a escravidão. O truque que Anansi usa é um dos últimos recursos deixada para alguém que tem sido oprimido de forma tão abrangente. Seus truques são uma forma de navegar na vida já traiçoeira de uma pessoa escravizada, para mostrar resistência e, em última instância, para dar alguma esperança àqueles nesta posição desumanizante. Esta é uma das razões pelas quais a história se espalhou como veio com indivíduos em navios com destino ao Caribe, às Américas e em todo o mundo.
Como Anansi se tornou uma aranha?
Anansi, a Aranha é extremamente personagem famoso na Jamaica e em outras áreas das Índias Ocidentais. É a figura central de muitas fábulas folclóricas de origem da África Ocidental. Ele é um símbolo de inveja e ganância, e geralmente engana outros personagens com sua astúcia. Alguns dos contos populares famosos descrevem como Anansi se tornou uma aranha.
Kweku Anansi é filho de Nyame, que é o Deus do Céu e transforma Anansi em uma combinação de ambos aranha e homem. Neste processo de criação, ele usou um antídoto para um veneno criado pela morte. É por isso que ele é considerado imortal (eu.e. ter vida eterna). Nyame permitiu que seu filho Anansi determinasse as fronteiras dos rios e oceanos e trouxesse chuva para extinguir incêndios florestais. Ele criou uma teia de vida que inspirou os seres humanos a construir casas, tecer roupas e até mesmo ficar ligados para formar sociedades. Asase Ya é a mãe de Anansi que é a Deusa da fertilidade e terra. Enfurecido com a travessura de seu filho, Nyame transforma permanentemente seu filho em uma combinação de aranha e homem. Após esta transgressão, Anansi é fisicamente amarrado e tem que usar sua habilidade mental para ganhar a vida e sobreviver.
O que há de comum entre todas as histórias de Anansi?
As histórias de Anansi giram em torno de Anansi, em que ele é visto se metendo em problemas do dia-a-dia e usando sua inteligência para superá-los. As histórias são ambas divertido e instrutivo. Em algumas histórias, os leitores são aconselhados a seguir os princípios de Anansi, enquanto em outras histórias, eles são aconselhados a evitar a repetição de seus erros em suas vidas.
Uma vez que certas ações e traços de personalidade de Anansi podem imitar os de alguns leitores, todas as histórias de Anansi vêm com um aviso. Algumas histórias de Anansi tem um provérbio no final, enquanto outros oferecem uma música para ensinar uma lição aos ouvintes. Os eventos das histórias acontecem em diferentes fases da vida de Anansi. Em uma história, ele é solteiro procurando uma noiva. Em outra história, ele tem uma esposa chamada Aso e também um filho chamado Intikuma. Às vezes estes outros personagens nas histórias de Anansi ensinam uma lição a Anansi ou mostram-no de alguma forma, geralmente com Anansi compreendendo suas próprias deficiências.

A Origem da Aranha Anansi
Existem muitos contos de Anansi, a Aranha, às vezes em forma de livro escrito, mas frequentemente em variações dos contos que foram passados de geração a geração. Muitos deles falam de seu relacionamento com Nyame e geralmente envolvem algum tipo de missão para realizar algo. Esta missão pode dar errado, mas o conto de origem de Anansi não. Esta história fala de como Anansi usou sua astúcia a seu favor:
De acordo com a história, houve uma época no mundo em que não havia histórias. Anansi foi até o deus do céu, Nyame, para buscá-los. Nyame concordou em fornecer as histórias, mas apenas se Anansi primeiro concluísse uma tarefa para ele. Não foi uma tarefa fácil, pois envolvia trazer de volta alguns dos animais mais perigosos da selva, aqueles que de outra forma seriam muito poderosos para um aranha como anansi. Estes eram Onini, a píton, Osebo, o leopardo e as vespas de Mboro.
Anansi empregou sua astúcia para enganar os animais em uma armadilha. Com Onini, a píton, Anansi ouviu uma discussão que a cobra teve com sua esposa. Ela afirma que ele não é tão comprido quanto o galho, mas eles não podem medir porque Onini não pode se endireitar. Anansi sugere amarrá-lo ao galho em ambas as extremidades para endireitá-lo. Uma vez amarrado, Anansi poderia facilmente transportar a cobra para Nyame.
Enganar Osebo, o leopardo, também envolvia astúcia. Ele Osebo preso em um buraco, mas não disse a ele que tinha cavado. Alegando ser um resgatador, Anansi diz que pode ajudar o leopardo a sair do buraco usando sua teia para ajudá-lo a sair. Em vez disso, no entanto, ele usa sua teia para enredar o leopardo, permitindo que ele o leve para Nyame.
Para pegar as vespas Mboro, Anansi usa uma cabaça com água para fingir que está chovendo. Ele então diz às vespas que conhece um lugar para esconder o tempo, mas, em vez disso, as atrai para uma cabaça vazia e a sela para ser trazida ao deus do céu. Quando todas as criaturas ferozes são capturadas, ele retorna para Nyame que o recompensa não apenas com o dom das histórias, mas fazendo dele o deus das histórias.
A Moral do Conto Anansi
A moral do conto Anansi é como todas as boas histórias morais: aberto a interpretação. No entanto, a moral principal do conto é simplesmente a importância das histórias. Como muitos contos simples, envolve uma busca. Nessa busca, Anansi sai em busca de histórias, simplesmente porque não existem histórias no mundo. E o que é um mundo sem histórias, mas um mundo sem sabedoria.
A importância de contar essa história é mostrar a importância de contar histórias, pois elas são extremamente úteis, especialmente para as gerações mais jovens que ainda estão tentando se familiarizar com o mundo. Isso torna o história antiga de Anansi a `meta-história`muito antes desse conceito ser uma coisa.
Popularidade das histórias de Anansi, a aranha
Devido à alta popularidade das histórias de Anansi e às lições de vida que ensinam às pessoas comuns, elas foram adaptadas de várias formas em todo o mundo, incluindo livros, videogames, histórias em quadrinhos, música, televisão e filmes.
Nos livros: Alguns dos livros que contêm diferentes versões de Anansi incluem Eteka: Rise of the Imamba de Ben Hinson, American Gods de Neil Gaiman, O Rei Leão: O Monstro da Caverna da Disney, A Descida de Anansi de Steven Barnes e Larry Niven, Rei Rato e China Miéville, Midnight Robber de Nalo Hopkinson e Clean Sweep de Ilona Andrews.
Nos quadrinhos: Alguns quadrinhos nos quais você encontrará Anansi como personagem incluem The Amazing Spider-Man, volume 2 da Marvel Comics, Justice League of America of DC Comics, Cinderela: Fábulas Para Sempre, número 3 e Is`nana: The Were-Spider de Greg Anderson-Elysée
Na música: Skunk Anansie, a banda de rock inglesa, adotou este nome para seu grupo. Raffi gravou a música ‘Anansi’ para o álbum Corner Grocery Store que ele lançou em 1978.
Na TV e no cinema: Você pode ver Anansi ao vivo em ação nas seguintes transmissões de TV e filmes, incluindo Mark Of The Panther, Gargoyles of Disney, Anansi the Spider of Gerald McDermott em 1969, programa de TV Static Shock of Kids `WB, série infantil Vila Sésamo da PBS, Anancy Turns Over A New Leaf por Lalu Hanuman em 2000, Anancy`s Healthy Diet e Superstition of A Different World na rede SYFY.
Em videogames: Em Shivers, o jogo para PC, Anansi engana os deuses e um lagarto. Na Caixa de Pandora, o jogador deve capturar Anansi, o trapaceiro. Em The Secret World, você tem que encontrar frequentemente as unidades do grupo Orochi e Anansi.
Se você quiser ler artigos semelhantes a A moral de Anansi, a aranha, nós recomendamos que você visite nosso Cultura & Sociedade categoria.