Como funcionam os rastreadores de condicionamento físico
Contente

Rastreadores de fitness e outros wearables são considerados os tendência de tecnologia mais importante para este 2016. Mais e mais pessoas estão mudando seus estilos de vida para mais saudáveis, estando mais conscientes da quantidade de exercícios que fazem ao longo do dia. É aqui que os rastreadores de fitness entram no jogo. Esses vestíveis fornecem informações úteis de condicionamento físico, como a quantidade de passos que você deu durante o dia, calorias você queimou ou a qualidade do seu sono. Mas como essas pequenas pulseiras podem lhe dar todas essas informações? Leia este artigo se você quiser saber como funcionam os rastreadores de fitness.
O que os rastreadores de fitness têm dentro?
Bandas de fitness parecem muito pequenos e a maioria são muito finos, mas por dentro são muito complexos. As pulseiras de fitness estão cheias de sensores que mantém o controle do seu atividade. Pode haver algumas pulseiras que não incluam todos esses sensores, mas a grande maioria hoje em dia os inclui. Estes são os sensores dentro dos rastreadores de fitness:
Acelerômetros
Esses sensores são responsáveis por contando seus passos. Para fazer isso, eles medem a orientação e a força de aceleração. Eles sabem se o dispositivo está na posição horizontal ou vertical, bem como se está se movendo ou não. Existem muitos tipos diferentes de acelerômetros e cada rastreador de fitness terá um ou outro. O mais simples terá apenas dois eixos, e estes apenas medirão a posição em duas dimensões. Alguns outros terão três eixos, que medirá a posição em três dimensões, tornando-a mais precisa. Hoje em dia a maioria dos rastreadores de fitness incluem acelerômetros de três eixos.

GPS
GPS recebe frequência de rádio de alta frequência e baixa potência do satélites ao redor da terra. Eles medem o distância traduzindo o tempo que leva para um sinal chegar ao seu pulso. Esta informação pode ultimamente ser traduzida em coordenadas precisas. Essa tecnologia ainda consome muito uso da bateria, mas com o passar do tempo, os chips de GPS ficarão melhores no gerenciamento disso.
Monitores óticos de freqüência cardíaca
Os rastreadores de condicionamento físico não usam faixas peitorais para medir a frequência cardíaca, em vez disso, medem usando luz. Monitores óticos de freqüência cardíaca brilhe um LED através da pele e o sensor óptico examina a luz que brilha de volta. O sangue absorve mais luz, então as diferenças no nível de luz são traduzidas em frequência cardíaca. O problema com os monitores ópticos de frequência cardíaca hoje em dia é que eles não são tão precisos quanto algumas outras formas de medição e, às vezes, as leituras podem não ser precisas o suficiente.
Sensor de resposta galvânica da pele
Este sensor detecta quando alguém está suando, o que dá mais informações ao rastreador sobre o que o usuário está fazendo. Esses sensores medem quanto conectividade elétrica a pele tem. Quando algo causa estimulação na pele, torna-se um melhor condutor de eletricidade. Se a pele estiver suada, ela conduzirá mais eletricidade.
Termômetros
Monitorando a temperatura no seu corpo é importante saber se você pode estar se exercitando demais ou se está ficando doente. Se sua temperatura está subindo, mas sua frequência auditiva não está subindo de acordo, pode ser uma indicação de que você está ficando doente.

Sensores de luz ambiente e UV
As pulseiras de fitness monitoram as atividades diárias, bem como as atividades noturnas e o sono. Os sensores de luz são usados para esse fim, detectando a hora do dia. A luz que os sensores de luz captam é traduzida em um sinal digital que entra no processador dentro da pulseira.
Os sensores ultravioleta informam quando você pode estar absorvendo a radiação ultravioleta do sol, perigosa para a pele. O software compara os dados coletados com os parâmetros prejudiciais à saúde e avisa para sair do sol caso haja risco de queimar a pele.
Altímetros
Esses sensores são usados para medir o altitude em que você se encontra. Altímetros são especialmente úteis quando subindo ou descendo as escadas, bem como para saber a diferença de altitude que você andou durante o dia.

Quão precisos são todos esses sensores?
Nem todos os rastreadores de fitness terão todos os sensores listados acima, no entanto, quanto mais sensores sua banda de fitness tiver, mais precisas serão as informações sobre sua atividade. Está provado que diferentes rastreadores fornecem diferentes informações sobre a atividade, então quão confiáveis são essas bandas? Os sensores medem parâmetros como aceleração, intensidade, duração e padrões de movimento, e esta informação é posteriormente traduzida em uma leitura geral.
Por exemplo, ao contar o calorias queimados ao longo do dia, os rastreadores de fitness precisam de algo mais do que uma contagem de passos. Você precisa incluir outras informações, como idade ou sexo, e o rastreador de condicionamento físico coletará todas essas informações junto com a frequência cardíaca, a quantidade de suor e o número de calorias queimadas. Pode não ser um número perfeitamente preciso, mas ficará muito próximo da realidade.
Embora todos rastreadores pode conter os mesmos sensores, os algoritmos em cada um deles são diferentes, e assim serão os resultados. Os especialistas concordam em dizer que não devemos colocar muita pressão sobre rastreadores de fitness nem use-os diariamente. Usá-los por uma semana a cada mês nos dará informações suficientes sobre nossa condição geral de saúde e condicionamento físico.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como funcionam os rastreadores de condicionamento físico, nós recomendamos que você visite nosso Fitness categoria.