O que significa Genderfluid?

O que significa Genderfluid?

Identidade de gênero é um assunto complicado que abrange políticas sociais, culturais e pessoais. Tornou-se um tópico notoriamente controverso e, muitas vezes, divisivo. Isso levanta questões sobre liberdade pessoal, ideologias e hierarquias sociais. Poucas dessas questões são fácil para responder e muitos são difíceis até mesmo de perguntar. O que deve ser acordado é que a identidade de gênero é pessoal para o indivíduo, englobando experiências vividas e respostas emocionais. Alguns indivíduos se identificam como fluido de gênero (ou fluido de gênero), mas como isso se encaixa no contexto mais amplo da identificação de gênero? oneHOWTO responde a questão o que gênerofluido significa? para ajudar a simplificar e fornecer uma introdução para consideração posterior.

Você também pode estar interessado em: Como se assumir como fluido de gênero

O que é gênero?

Pode parecer uma pergunta simples e existem definições simples por aí. No entanto, como é algo que pode ser aplicado a todos os humanos de uma forma ou de outra (mesmo que eles rejeitem qualquer tipo de identidade de gênero), é uma questão que vale a pena responder. Em inglês, gênero era, antes de meados do século 20, uma palavra que tinha mais a ver com a linguagem do que identidade pessoal. Se você estivesse discutindo gênero, normalmente seria em referência à linguagem que você usou para descrever uma pessoa ou substantivo, e.g. ele disse isto, ela disse isso.

A maioria das estruturas sociais tinha uma abordagem binária de gênero, você é um cara ou um mulher, masculino ou feminino. Pessoas que receberam um determinado gênero no nascimento, mas se comportaram de maneiras contrárias a esse gênero, foram vistas por muitos como antinaturais. Isso muitas vezes levaria a exclusão social, ridicularizaram ou até mesmo criaram problemas legais se estivessem ligados a certas leis que discriminam práticas sexuais.

Em parte por causa de uma abordagem binária de gênero, as pessoas que nasceram com características que não se encaixavam nas definições físicas masculinas ou femininas eram frequentemente atribuídas a uma ou a outra, independentemente. Algumas dessas características incluem cromossomos diferentes, mudanças hormonais ou mesmo genitália indeterminada. Isso às vezes envolvia cirurgia para transformar genitais indeterminados em masculinos ou femininos. Como os bebês ainda estavam nos estágios de desenvolvimento, isso geralmente levava a problemas no futuro, especialmente quando um indivíduo sentia que eram um, mas havia sido determinado o outro.

É importante notar que existem muitas exceções históricas a esta definição binária de gênero. Na Roma Antiga, os censos registravam as pessoas como homens, mulheres ou hermafroditas. No entanto, eles receberiam status social de acordo com o gênero ao qual se conformassem mais. No sul da ásia, Hirja é o termo usado para transgênero pessoas que nasceram homens, mas vivem como mulheres. Embora seja reconhecido como um "terceiro gênero" (mais sobre isso mais tarde), eles ainda são frequentemente marginalizados e sofrem perseguição.

Então, se o gênero é visto por muitos como relacionado a identidades especificamente masculinas ou femininas, ainda há muitos que sentem que pertencem mais a um ou a outro e outros ainda sentem que não pertencem a nenhum dos dois, o que é gênero? Para os humanos, é a divisão da espécie entre papéis masculinos e femininos, mas inclui tudo entre e fora deles.

O que significa Genderfluid? - O que é gênero?

Gênero como papel social

Se o gênero de uma pessoa não pode ser garantido pelas características físicas, isso levanta questões sobre como o gênero deve ser qualificado (ou mesmo se deveria ser qualificado). Para ajudar com isso, também é útil discutir o gênero não é. Sexonão atividade sexual) é a diferenciação biológica entre os seres humanos de acordo com a função reprodutiva, i.e. genitália. Gênero é a diferenciação de acordo com a cultura e a sociedade. O sexo de uma pessoa pode ser observado observando-se as características biológicas, mesmo que sejam difíceis de determinar. O gênero é uma identidade que não pode ser determinada fisicamente e tem muitos fatores que podem complicar a forma como alguém se identifica.

Se o gênero é uma identidade, muitas pessoas o veem como um papel. Muitas vezes, esse papel é inicialmente determinado não pelo indivíduo, mas por uma cultura e sociedade mais amplas. Esta cultura atribui certas características aos papéis masculinos e outras a femininos. Tem havido uma pressão social em muitas culturas para se comportar de uma forma que respeite a identidade masculina ou feminina. Seu papel social, status e potencialidade para discriminação dentro de uma sociedade específica podem estar ligados ao gênero. Por esta razão, é quase impossível considerar o gênero sem considerar também estruturas sociais patriarcais.

UMA patriarcado é um sistema social em que os homens detêm o maior poder dentro dessa sociedade. Eles predominam sobre as estruturas de poder político, legal, religioso e até mesmo familiar. Você pode ver isso em muitas sociedades históricas onde o homem recebeu mais poder, exemplificado pela precedência que as famílias deram aos herdeiros homens. Mesmo em muitas sociedades que afirmam trabalhar de acordo com o Declaração universal dos direitos humanos, vemos o domínio masculino em muitos setores públicos e privados.

Como o papel social desempenha um papel importante na identidade de gênero, tem havido um esforço conjunto para reduzir a precedência patriarcal com uma abordagem mais igualitária da sociedade. Ao fazer isso, o gênero se tornaria menos importante, pois todos em uma determinada sociedade teriam os mesmos direitos e privilégios.

O que significa Genderfluid? - Gênero como papel social

Por que o gênero é importante?

Se não houvesse discriminação contra alguém de um determinado gênero, talvez a resposta à pergunta acima fosse "não é". Infelizmente, por toda parte história o homem em muitas sociedades se apropriou do poder sobre todos os outros gêneros. Isso levou à discriminação e processo contra esses outros gêneros, seja abertamente ou de uma forma social mais arraigada.

O feminismo existe porque as mulheres foram discriminado contra por muito tempo. Na maioria das profissões, existe uma disparidade salarial entre os sexos. As mulheres tiveram seus direitos negados na família (e sobre seus próprios corpos) e muitas vezes foram vítimas de violência física e emocional. Se precisar de um exemplo disso, tenha em mente que foi apenas em 1875 que as mulheres da Universidade de Washington.S. foram legalmente reconhecidos como "pessoas" ao invés de propriedade. Se o gênero dita o papel social de um indivíduo, também dita o lugar dentro de uma estrutura de poder social em que essa pessoa deve se encaixar.

Teórico de gênero Judith Butler em seu ensaio marcante de 1988 Atos performáticos e constituição de gênero argumenta que gênero é um desempenho representado pelo indivíduo. Existem socialmente estabelecidos "significados" dado a um gênero particular que leva o indivíduo a se conformar ou reagir contra eles. O ensaio argumenta que gênero não é algo inatamente ou naturalmente pré-existente, mas algo construído por uma sociedade.

Se o gênero é uma performance, então o conceito de que os homens devem dominar em algumas áreas, enquanto as mulheres devem se ater a um papel diferente socialmente atribuído, não é baseado na realidade. Se todos dentro de uma sociedade aceitassem papéis binários de gênero, então talvez não houvesse motivo para questioná-los. No entanto, tentar cumprir papéis de gênero estritos pode muitas vezes levar à confusão, doenças mentais e até mesmo perseguição. É aqui que encontrar diferentes maneiras de identificar de acordo com o gênero é útil. Sendo gênerofluido é um deles.

O que é fluidez de gênero?

Enquanto as identidades binárias de gênero ditam que existem dois gêneros (feminino e masculino), alguns acham que o sexo que lhes foi atribuído no nascimento não é o gênero do qual se sentem mais próximos. Essas pessoas podem sentir que querem viver como um gênero diferente deste sexo atribuído ao nascimento. Eles podem ser descritos como transexuais. Se eles forem submetidos a terapia de reposição hormonal (TRH) e / ou cirurgia para mudar seu sexo de nascimento, eles podem ser considerados transexuais.

Transgênero, embora às vezes seja específico, também pode ser um termo abrangente para muitas pessoas que não se encaixam em papéis binários de gênero. Genderqueer é outro termo que abrange muitos outros. Algumas pessoas sentem que não têm nenhum gênero, algumas podem sentir que às vezes são de um gênero e outras vezes de outro. Alguns podem sentir que se sentem masculinos e femininos ao mesmo tempo, enquanto outros ainda podem sentir que são do terceiro gênero. Alguns estudos propõem que pode haver um quarto ou quinto sexos.

Fluido de gênero se refere a pessoas que sentem que se encaixam em qualquer gênero o tempo todo. Abrange pessoas que sentem que às vezes se encaixam em um gênero, às vezes se encaixam em outro ou às vezes não se encaixam em nenhum. Eles podem até expressar múltiplos gêneros ao mesmo tempo.

O que significa Genderfluid? - O que é fluidez de gênero?

Qual o benefício de se identificar como fluido de gênero tem?

O benefício de ser fluido de gênero é que se você se sente como se expressar diferentes identidades de gênero em momentos diferentes, você não precisa causar problemas a si mesmo ou aos outros, tentando se conformar com algo que não parece correto. Todos os humanos com função cognitiva têm algum tipo de autoconceito, i.e. como nós identificamos. Poderia ser através de visões políticas, grupo cultural, gênero ou muitos outros. A maioria vai se identificar com uma mistura de alguns.

A razão pela qual nos esforçamos por uma identidade é que ela é uma maneira útil e útil de navegar no contexto social e cultural em que nos encontramos. Também ajuda outras pessoas a entender de onde viemos. O gênero não seria um tópico tão importante se afetasse as pessoas no dia a dia. Estabelecer-se como gênerofluido ajuda a promover a ideia de que papéis binários podem ser inúteis e limitantes. Além disso, a adesão a uma visão binária rígida de gênero pode ajudar a apoiar estruturas de opressão e continuar a discriminação contra gênero não binário identificadores.

Percebendo isso fluidez de gênero, A existência de gêneros gêneroqueer, intersex e não binários não impedirá as pessoas de se identificarem como mulheres ou homens. O que vai fazer é começar a aceitação generalizada de que todos merecem ser tratados com o mesmo nível de respeito e dados os mesmos direitos humanos que qualquer outra pessoa. Significará estar livre da depressão e ansiedade causadas por se sentir diferente porque você não se encaixa em ideias rígidas de gênero.

Se você quiser ler artigos semelhantes a O que significa Genderfluid?, nós recomendamos que você visite nosso Cultura & Sociedade categoria.