Minha geladeira não esfria, o que devo fazer?
Contente
- Regulação do termostato ruim
- Classe climática
- Abertura constante da porta
- Espaço estreito de ventilação
- Geladeira desconectada
- Problemas técnicos
- O que fazer se sua geladeira não esfriar
- Regulação do termostato
- Mudar a geladeira para uma área fria
- Abra menos a porta
- Ventilação
- Limpando o ventilador e condensador
- Descongelar a geladeira
- Chame um técnico para o termostato quebrado

O frigorífico é um dos eletrodomésticos mais importantes em uma casa. A conservação dos alimentos depende fundamentalmente do seu bom funcionamento, pois se não realizarmos o processo de refrigeração de forma correta, muitos produtos se estragam. Por esse motivo, é muito importante realizar ações básicas para o cuidado e manutenção do refrigerador.
Se sua geladeira não estiver esfriando, continue lendo este artigo, onde explicamos as diferentes causas por que uma geladeira não esfria, e o que fazer sobre isso.
Regulação do termostato ruim
Uma das razões pelas quais uma geladeira não esfria é um incorreta configuração do termostato. Quando o aparelho é liberado pela primeira vez, há a tentação de diminuir o termostato o suficiente para que a geladeira possa esfriar muito rapidamente. Em contraste, o gasto de energia é maior e, portanto, algumas pessoas decidem aumentar a temperatura da geladeira. Com esta ação e em ambientes mais quentes, o eletrodoméstico pode apresentar problemas de resfriamento, principalmente no estado dos alimentos.

Classe climática
O termo classe climática em uma geladeira é aquele que estabelece o temperatura do quarto no qual funciona normalmente. Embora dependa das indicações de cada fabricante, em termos gerais estipula-se que o refrigerador deve estar a uma temperatura que varia entre 16 o C e 32 o C.
Em cozinhas ou copas com temperaturas superiores às indicadas, provavelmente o refrigerador terá problemas de resfriamento.
Abertura constante da porta
Se você já pensou “minha geladeira não esfria, mas o freezer sim", prestar atenção em quantas vezes você abre a porta da geladeira. Se você fizer isso com frequência, é a causa mais provável.
Em épocas de muito calor, a abertura constante da porta da geladeira faz com que o calor entre no interior da mesma, enquanto o frio sai, e retarda o processo de resfriamento. Por isso, você encontrará comida e bebida quente ou ligeiramente fria.

Espaço estreito de ventilação
Otimizar ao máximo a capacidade e os espaços do refrigerador é fundamental para que ele resfrie bem. Você tem que otimizar o espaço, o que não significa preenchê-lo ao máximo. Se você enchê-lo excessivamente, o frio não conseguirá atingir todos os alimentos bem.
Além disso, você dificultará o resfriamento do aparelho obstruindo algumas aberturas de ventilação. O ventilação da geladeira é essencial para otimizar o poder de resfriamento. Se você não tiver espaço suficiente para expelir todo o ar quente, o desempenho será ineficaz e não esfriará adequadamente.
Geladeira desconectada
Você já pensou "minha geladeira não esfria ou congela”? Neste contexto, é muito importante que você verifique se o aparelho está devidamente conectado ao corrente elétrica. Pode parecer absurdo, mas às vezes o plugue é desconectado ou afrouxado por algum tipo de movimento.
Se isso está desconectado, será impossível para a geladeira esfriar e congelar. Para verificar isso, você pode ver se os controles e lâmpadas estão funcionando corretamente, fazer os ruídos habituais devido ao resfriamento, ver se o cabo está conectado na parede ou se há alguma peça quebrada de onde sai da geladeira ou ao longo do comprimento do próprio cabo. Mesmo que tudo pareça estar bem, certifique-se de que a corrente elétrica nesta parte da sua casa funciona. Para isso, experimente conectar outro dispositivo e verificar se funciona ou não, ou se há alguma outra diferença.
Você também pode estar interessado em nosso artigo sobre quanto tempo esperar para ligar uma nova geladeira.

Problemas técnicos
Outros problemas que podem fazer com que você perceba que sua geladeira não esfria e tem um desempenho ruim são problemas técnicos. Congelamento das juntas, vazamentos de gás refrigerante, ventilador entupido ou sujeira no condensador são alguns dos principais problemas técnicos da geladeira.
Quando você detecta isso a geladeira não esfria e faz barulho, é provavelmente devido a uma dessas causas técnicas. É quando é hora de ligar para um profissional.

O que fazer se sua geladeira não esfriar
Agora que vimos as principais causas por que uma geladeira não esfria, é hora de ver o que você deve fazer sobre isso. Aqui estão nossas dicas:
Regulação do termostato
Abaixe a temperatura da geladeira para resfriar os alimentos. Ajuste o termostato para um nível intermediário, na maioria dos tipos de geladeiras você deve regulá-lo entre 4º e 5º. Consulte as instruções de uso de sua geladeira para ter certeza de que fez isso da maneira certa.
Mudar a geladeira para uma área fria
Se o problema for uma temperatura ambiente muito alta, mude a localização da geladeira e coloque-a em um local mais fresco. Evite expô-lo ao contato direto com o sol e fontes de calor, como aquecedor, forno e lava-louças.
Abra menos a porta
Uma ação tão simples como abrir a porta da geladeira com menos frequência ajudará a resfriar adequadamente. Esta medida é especialmente útil no verão: pense sobre os alimentos que você precisa ou o que vai beber com antecedência para abrir a porta da geladeira menos vezes.
Isso pode ser complicado se você tiver crianças que estão constantemente abrindo e fechando a porta da geladeira para ver o que podem comer. Devemos simplesmente comunicar a eles que podemos obter o lanche que desejam, para que possam parar de abrir e fechar a geladeira, fazendo com que não esfrie.
Ventilação
Para resolver problemas de ventilação na geladeira, tente destacá-la bastante da parede por um tempo. Em seguida, reinstale-o, deixando mais espaço entre a parede e a parte traseira do aparelho. Além disso, não encha demais as prateleiras para deixar espaço para que o ar interno possa se mover melhor.
Limpando o ventilador e condensador
Embora não seja fácil acessar o ventilador e o condensador da geladeira, tente limpá-los de vez em quando para otimizar seu desempenho. Remova a grade do ventilador para verificar se ela não está obstruída e, no caso do condensador, leia o manual do fabricante para localizá-la e limpá-la adequadamente.
Descongelar a geladeira
Se estiver produzindo gelo, é melhor descongelar a geladeira. Caso contrário, o alimento não será resfriado adequadamente e não será armazenado de forma adequada.
Chame um técnico para o termostato quebrado
Se a geladeira estiver ligada e o motor não estiver fazendo barulho, é provável que o termostato tenha quebrado e, portanto, a geladeira não resfrie. Para solucionar este problema, ligue e contrate os serviços de um técnico especializado.
Agora que você sabe por que sua geladeira não esfria ou não esfria o suficiente e o que pode fazer a respeito, você também pode aprender como limpar uma geladeira fedorenta.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Minha geladeira não esfria, o que devo fazer?, nós recomendamos que você visite nosso Manutenção e segurança doméstica categoria.