A história original da caixa de Pandora
Contente

A história da caixa de Pandora é semelhante a muitas Mitos gregos. O significado exato da história está aberto à interpretação, mas tem ressonância que ainda existe hoje, milhares de anos depois. Isso é visto no fato de que ainda usamos a frase `abrir a caixa de Pandora` quando queremos dizer que uma ação aparentemente pequena pode ter consequências poderosas e de longo alcance. Também fala sobre a tendência da natureza humana de desejar fazer as coisas que são proibidas de fazer. Por que fazemos isso ainda não está claro alguns milênios depois da Grécia Antiga. No entanto, como olha para a história original da caixa de Pandora, podemos ter alguma ideia de como este conto de fúria desencadeada ainda pode ser útil hoje.
Sumário da história
A história de Pandora se origina de Grego antigo mitologia, particularmente os conjuntos de poemas conhecidos como Teogonia e Trabalhos e Dias por Hesiod. A história foi escrita durante 7º século AC, relacionado à história de como os Deuses criaram a vida na terra, incluindo Pandora. Foi dada muita consideração filosófica, tanto contemporaneamente quanto nos dias modernos. A história original da caixa de Pandora começa com a história de Epimeteu, Prometeu e Zeus. Aqui está a história resumida em etapas:
- Epimeteu e Prometeu eram irmãos e titãs, mas também juraram lealdade aos olímpicos e Zeus. Prometeu tinha um super poder de profecia desde o nascimento e sabia que os Titãs seriam derrotados por Zeus. É por isso que ele decidiu estar no lado dos olímpicos.
- Como recompensa por sua lealdade, Zeus atribuiu a ambos os irmãos a tarefa de criar vida na Terra e povoá-la. Epimeteu criou todas as criaturas e animais e deu alguma forma especial de proteção e qualidades maravilhosas a cada um deles, incluindo velocidade, força, vôo, etc. Enquanto Prometeu estava ocupado criando o homem, Epimeteu distribuiu todas as formas de proteção entre os animais e não sobrou nada para o homem. Para manter o homem protegido, Prometeu pediu a Zeus que desse fogo ao homem, mas Zeus recusou, uma vez que o fogo era o poder que pertencia apenas aos deuses.
- Ignorando Zeus, Prometeu deu fogo ao homem queimando uma tocha do sol e oferecendo-a ao homem. Por isso, Zeus decidiu puni-lo. Ele foi amarrado a uma rocha distante das montanhas do Cáucaso com correntes. Este era um lugar onde ninguém poderia alcançá-lo. Todos os dias, uma águia era enviada a Prometeu por Zeus, que desfrutava de um banquete em seu fígado. Surpreendentemente, o fígado cresceu de volta a cada noite para que a tortura pudesse ser continuada pela águia. Um dia, Hércules alcançou Prometeu, matou a águia e resgatou Prometeu.
- De acordo com Zeus, os humanos eram igualmente punidos por terem aceitado o fogo como um presente de Prometeu. Então, como um castigo para a humanidade, ele criou Pandora, a primeira mulher na terra. Ela era tão bonita quanto Afrodite e foi abençoada com todos os dons de saúde, generosidade, paz, bondade, beleza e sabedoria. Zeus enviou Pandora à terra como esposa de Epimeteu.
- Prometeu advertiu seu irmão sobre o engano de Zeus e pediu-lhe que não aceitasse nenhum presente dos deuses, mas Epimeteu sentiu-se excessivamente atraído por sua beleza e se casou com ela mesmo assim. Em seu casamento, Zeus presenteou Pandora com uma caixa, que era uma grande jarra contendo todos os males do mundo. Zeus pediu a ela para não abri-lo nunca. Infelizmente, por curiosidade, Pandora não conseguiu ficar longe dele e quis abri-lo. Epimeteu ficou com a chave da caixa o tempo todo, mas um dia, quando estava dormindo, Pandora roubou a chave e abriu a caixa.
- Assim que Pandora abriu a caixa, uma série de entidades do mal começou a voar para fora. Estes incluíam ódio, inveja, ganância, doença, pobreza, dor, morte e guerra. Todas essas misérias da vida humana escaparam da caixa e entraram no mundo real. No momento em que Pandora bateu de volta a tampa da caixa, todos os males haviam escapado, exceto a "esperança". Pandora ficou com um pesar muito mais profundo em comparação com a curiosidade que a atormentava. Desde então, a humanidade tem sido capaz de manter viva essa esperança com o objetivo de sobreviver à maldade maligna que escapou da caixa por causa de Pandora.
Simbolismo da Caixa de Pandora
A história da caixa de Pandora simboliza o fato de que todo ser humano precisa de participação ativa contra o mal apenas para sobreviver. Pandora é a representação de uma figura bela, mas destrutiva. Ela simboliza algo que o homem não pode escapar. Ela era a figura quintessencial de uma mulher que Zeus criou para encantar o homem com sua beleza e sexualidade insondáveis. Sua missão oculta era trazer traição, desobediência e falsidade para a vida do homem. Ela foi criada com o objetivo de permitir todos os espíritos malignos escapar e entrar no mundo. Ao mesmo tempo, a esperança foi mantida presa para que pudesse permanecer inacessível para a humanidade.

Moral da história
Na vida moderna também, o consequências da curiosidade são de natureza semelhante aos de Pandora. Quando fazemos algo por curiosidade, pensamos em obter uma excitação inexplicável ou recompensas. Na maioria das vezes, porém, ou recebemos uma lição ou nos arrependemos para o resto da vida. Por curiosidade, o homem criou o fogo e cozinha revolucionada, calor e proteção, mas o mesmo fogo também queimou aldeias e causou guerras. A curiosidade levou a humanidade a fazer ferramentas industriais e arados de metais, mas os mesmos metais foram usados para fazer armas e espadas. A curiosidade intelectual levou ao uso de átomos para energia global e medicina, mas os mesmos átomos foram usados para destruir grandes cidades também. A curiosidade dá lugar à inovação e à exploração, mas às vezes também pode levar a resultados imprevisíveis.
A moral da história de Pandora reside em grande parte no final. Como todos os males escaparam da caixa, Pandora ficou inconsolável devido ao arrependimento. A caixa estava vazia, mas ela ainda podia ver um pequeno espírito de esperança nela. Ela imediatamente soube que este pequeno espírito vai aliviar os problemas que ela infligiu a todos os humanos por curiosidade. Este espírito de esperança ajudará a humanidade a sobreviver aos espíritos ela tinha deixado ir.
Ainda hoje, a esperança é bela e recorremos a ela cada vez que somos engolfados por um espírito maligno como desespero, pobreza, doença ou dor. A história original da caixa de Pandora lembra a humanidade de olhar para o fundo de suas caixas e encontrar aquele pequeno espírito de esperança ainda brilhando. Como moral, podemos encontrar felicidade mesmo durante os tempos mais sombrios, desde que olhemos para trás na caixa e encontremos aquele espírito de esperança.
Significado Literal da Caixa de Pandora
Na linguagem moderna, a caixa de Pandora é usado como uma metáfora para se referir ao tempo, lugar ou coisa que levou a complicações infinitas na vida de uma pessoa. Geralmente indica a origem dos problemas decorrentes de um erro simples e único ou erro de cálculo. Basicamente, refere-se a algo que deve ser deixado intacto, porque você pode nunca saber o que pode resultar disso. Hesíodo descreveu Pandora como uma maldição para o mundo. Ela teve o discurso para contar mentiras e uma mente para planejar traição e fraude. Ela foi uma grande miséria que ficará com os homens o tempo todo e os abandonará nos momentos difíceis. Seu nome `Pandora` significa literalmente `aquele que recebeu todos os presentes`.
Se você leu a Bíblia, você reconhecerá Pandora como Eva, que também era a primeira mulher na terra. Ela também foi responsável por trazer destruição à inocência. Eva e Pandora são mulheres amaldiçoadas que foram responsabilizadas por trazer razão, engano e destruição para a humanidade. Lendo com olhos modernos, há um tom inegável de sexismo, como se a mulher por curiosidade e ignorância espalhasse toda a negatividade para o mundo. Uma lição a aprender com a história original da caixa de Pandora é que qualquer pessoa, Independente de gênero, é capaz de ser curioso ou ignorante, esperançoso ou destrutivo.
Se você quiser ler artigos semelhantes a A história original da caixa de Pandora, nós recomendamos que você visite nosso Graus universitários categoria.