Quem é Aristóteles e o que ele fez?

Quem é Aristóteles e o que ele fez?

Aristóteles é um dos mais conhecidos Filósofos da Grécia Antiga. Aristóteles era um discípulo de Platão que compartilhou e interpretou as teorias de seu mestre. Aristóteles é uma figura importante na cultura ocidental. Bem como sua influência sobre filosofia, seu trabalho também exerceu grande influência no estabelecimento dos princípios do desenvolvimento científico que foram relevantes para a história recente. Ele também foi o pioneiro de lógica moderna ou linguagem científica. Seus ensinamentos foram fundamentais na jornada para alcançar nossa compreensão atual do mundo. Nisso OneHowTo artigo que explicamos quem era Aristóteles e quais foram suas contribuições.

Você também pode estar interessado em: A Origem da Filosofia: A Transição do Mito ao Logos

Platão e Aristóteles

Aristóteles começou como um discípulo de Platão, e quando Platão morreu, Aristóteles tinha 36 anos. Ele entrou na escola platônica aos 17 anos e depois de alguns anos ele de fato se tornou um dos maiores críticos desta filosofia idealista que fala sobre o alegoria da caverna. Enquanto Platão e seus contemporâneos buscavam explicações do mundo baseadas no idealismo e na fantasia, Aristóteles defendia uma mais realista e naturalista interpretação. Primeiramente, Aristóteles argumentou contra a separação de Platão em dois mundos, o mundo real e aquele projetado na caverna.

Aristóteles argumentou que havia apenas um mundo (ao contrário de Platão que falou de dois) e que era possível compreender essa realidade por meio da experiência e da contemplação. Para Aristóteles, as idéias universais não estão separadas da matéria, mas estão imersas nela. Por esta razão, Aristóteles deu grande importância à estudando ciência e para a observação direta da natureza.

Quem é Aristóteles e o que ele fez? - Platão e Aristóteles

Metafísica de Aristóteles

O Ética de Aristóteles foi baseado em um conceito particular de virtude humana. Para ele, a atitude que o homem desenvolve ao longo da vida deve ser regida pela prudência ou pela virtude. Ele determina que há duas maneiras de se atingir essa ética, a primeira é pelo uso do intelecto (dianoética) e a segunda pela sensibilidade e afeto (ética). Entre todas as virtudes que podem existir a justiça é a maior.

Metafísica de Aristóteles é conhecido como o `primeira filosofia`, eu.e. um pensamento profundo que busca estudar Deus e o mundo divino e imaterial. O que Aristóteles pretendia fazer com seu estudo era compreender os princípios e as causas que levaram à vida humana, portanto, este ramo da filosofia também é considerado uma pedra angular nas ciências do divino.

Ele concluiu que o movimento é o princípio básico que governa todo o universo: tudo está sujeito ao movimento, tudo se transforma de um estado de antes para um de depois. Existe um motor principal que dá movimento ao Universo, um motor imutável que é Deus a causa de tudo. O universo é um sistema fechado cheio de matéria e fora disso não há nada, é eterno. Aristóteles acreditava que a Terra estava no centro e todos os planetas giram em torno dela.

Quem é Aristóteles e o que ele fez? - A metafísica de Aristóteles

Filosofia de Aristóteles

Filosofia aristotélica é um dos legados mais importantes do pensamento antigo que, junto com Platão, podemos usar para explicar a evolução de nossa compreensão do mundo e a diferença entre idealismo e realismo naturalista. Aristóteles incorpora o espírito empírico em que tudo é questionado e onde as respostas só podem ser alcançadas por meio de uma experiência direta da realidade. Ele questionou tudo e não ficou satisfeito até que pudesse verificar suas teorias e argumentos.

Em sua obra, o filósofo grego determina que as substâncias sensíveis se dividem em duas: matéria (o material de que é feito) e forma (a estrutura do mesmo). Para ele não havia separação real do homem em matéria e alma, como preconizado pela maioria das teorias até aquele momento. Para Aristóteles, a felicidade só poderia ser alcançada desfrutando da contemplação direta da vida, porque, em sua opinião, o homem não está dividido em dois lados, mas a alma e a matéria são um único todo.

Além de seu estudo sobre as origens do mundo e o papel dos seres humanos no universo, Aristóteles também se preocupou com outros estudos como lógica, ética, política e estética. Até o final de sua vida ele havia criado uma coleção de 170 obras, embora apenas 30 tenham sobrevivido até hoje.

Com Aristóteles, a ciência não lida com questões universais e se concentra em aspectos específicos: a verdade só pode ser alcançada por meio de particulares. Ele considerou a experiência o único conhecimento certo, que decorre de lidar com o indivíduo. Ele distinguiu entre ciências dedicadas a assuntos teóricos como matemática, metafísica ou física e as ciências que estudam elementos práticos como ética ou política.

Quem é Aristóteles e o que ele fez? - Filosofia de Aristóteles

Se você quiser ler artigos semelhantes a Quem é Aristóteles e o que ele fez?, nós recomendamos que você visite nosso Graus universitários categoria.

Pontas
  • Estude Platão para compreender Aristóteles.
  • Compreender a importância histórica da Teoria do Universo de Aristóteles.