Quem é o pai da botânica?
Contente

Botânica, também conhecida como ciência de plantas ou fitologia, é um ramo da biologia. Fundamentalmente, é o estudo das plantas, mas isso engloba muitas áreas e subcategorias. Os humanos têm estudado as plantas em algum grau desde o nosso início, mesmo que em um nível muito básico. O objetivo principal era saber quais plantas sustentariam e quais matariam você. Acredita-se que a botânica moderna começou na Grécia Antiga com o estudo de espécies de plantas, levando a uma categorização atual de cerca de 410.000 plantas terrestres. Com os livros dele Investigação sobre as plantas e Sobre as causas das plantas, Teofrasto é considerado a resposta a `quem é o pai da botânica?`dá uma olhada em sua vida e trabalho para que possamos também responder por que ele é tão.
Uma breve visão geral de sua vida
Lendo sobre Vida de Teofrasto, é fácil se sentir um fracassado. Ele agora seria considerado um polímata, alguém com uma ampla gama de conhecimentos em diversos assuntos. Ele não foi apenas o pai da botânica, mas Teofrasto foi um filósofo. Ele tinha ligações estreitas com Platão e foi considerado um dos sucessores de Aristóteles.
Ele é particularmente lembrado por seu trabalho com plantas, mas talvez seja porque existem cópias remanescentes de seu trabalho sobre o assunto (o Sobre as causas das plantas e Investigação sobre as plantas). Como muitos pensadores antigos, muito de seu trabalho se perdeu no tempo, usando referências e histórias de outras obras existentes para conhecer os assuntos sobre os quais ele escreveu.
Teofrasto foi um filósofo que assumiu o Liceu, a escola de Artista Peripatético ensinamentos filosóficos, após a morte de Aristóteles. O grande pensador ficou tão apaixonado por Teofrasto que também o nomeou guardião de seus filhos e deu-lhe seus escritos. Do próprio Teofrasto escritos filosóficos e as reflexões eram sobre assuntos tão diversos como a lógica e a natureza da felicidade.
Ele também estava profundamente interessado em história geral, escrevendo sobre figuras notáveis, bem como sobre a história natural da Terra. Muitos dos escritos que temos dele são compostos de peças fragmentadas, provavelmente anotações de palestras e, às vezes, fazendo pouco sentido coerente. Isso está em contraste com seu estilo de conversação, que era tão valorizado, é como Aristóteles veio a chamá-lo de Teofrasto, um apelido vagamente descrito como `expressão divina`. Seu nome de batismo era Tyrtamus e ele veio da cidade de Eresos, na ilha grega de Lesbos.
Acredita-se que ele morreu aos 85 anos, por volta de 287 AC. Na época de sua morte, ele era tão popular que recebeu um funeral público em Atenas. Esta foi uma honra reservada apenas aos melhores atenienses e muitos compareceram para lamentar a perda de um grande homem.
Seu trabalho em plantas
Embora o trabalho de Teofrasto sobre botânica permaneça fragmentado, sabemos muito sobre seus pensamentos e descobertas a partir de suas duas obras sobreviventes. Ao dar uma olhada neles, podemos ver como ele moldou o estudo de biologia vegetal para vir e porque ele foi dado o título de pai da botânica.
Investigação em plantas
Originalmente, Investigação sobre as plantas (Latim: Historia Plantarum) foi uma coleção de dez livros, dos quais apenas nove conseguiram sobreviver. Neste trabalho, ele classifica as plantas em várias categorias, dependendo de suas localidades, tamanho, modos de geração e usos práticos:
- 1º livro: partes de plantas
- 2º livro: reprodução de plantas, tempos e métodos de semeadura
- 3º, 4º e 5º livros: árvores, seus tipos, localizações e usos práticos
- 6º livro: plantas espinhosas e arbustos
- 7º livro: ervas
- 8º livro: sementes comestíveis produtoras de plantas
- 9º livro: Plantas produtoras de sucos, resinas e gomas
A razão pela qual livros como estes levaram Teofrasto a ser chamado de pai da botânica é porque não apenas estabeleceu a base do que viria depois em termos de estudo biológico, mas também era preciso sobre muito do que ele descobriu.
Em vez de uma obra interpretativa, Historia Plantarum é em grande parte um registro de quais tipos de plantas existiam, como se desenvolveram e seus usos. É por esse motivo que um vendedor de livros raros o descreveu como importante "porque toda taxonomia [organização de organismos biológicos] de plantas começa com este livro"[1]. Isso é ainda mais impressionante pelo fato de ele não ter muitas das ferramentas para estudar ou dissecar as plantas, usando técnicas muito mais primitivas.
Sua influência em pesquisas futuras em botânica o torna inestimável e um dos mais importantes textos científicos já escrito.

Sobre as causas das plantas
Esta era originalmente uma coleção de 8 livros, dos quais 6 conseguiram sobreviver. Enquanto Historia Plantarum concentra-se na anatomia das plantas, Sobre as causas das plantas (Latim: De Causis Plantarum) vê Teofrasto indo ainda mais longe em seu crescimento e desenvolvimento. Ambos estão preocupados com o uso de plantas, mas este livro tem uma abordagem mais prática para as funções possíveis de material vegetal.
Importante, De Causis Plantarum discute o processo de germinação e reconhece as condições que as plantas requerem para o crescimento. Embora as pessoas tenham cultivado plantações de antemão, este livro leva muito menos uma abordagem de tentativa e erro, entendendo a importância da nutrição, luz solar e solo nas plantas.
Ambos os livros fazem afirmações totalmente imprecisas, mas como este é, essencialmente, o início da botânica, essas afirmações ainda ajudaram a informar um estudo posterior. Teofrasto foi importante na forma como estudamos as plantas, adotando uma abordagem de método científico inicial para seus compreensão. Sua pesquisa era empírica e usava uma metodologia sistemática que é a progenitora do alto padrão de pesquisa científica que usamos hoje. Ele também obteve informações de pessoas que conheceu em suas viagens, bem como informações coletadas em seu próprio jardim botânico.
Outras contribuições de Teofrasto
Teofrasto era um peripatético e abraçou completamente o filosofias de Aristóteles em termos de física, metafísica, zoologia, fisiologia, ética, botânica, história cultural e política. Ele se esforçou para fortalecer as unidades sistemáticas desses sujeitos e reduziu sua elementos transcendentais. Ele até criticou as teorias ainda não determinadas da biodinâmica, alegando que a posição da lua e as mitologias gerais relacionadas às plantas não eram tão importantes quanto a condição física da vida vegetal.
Ele enfatizou a importância desta condição física na exigência de uma planta para um `local favorável` para crescer. Ele observou como algumas plantas funcionam bem juntas, enquanto outras não encorajam o crescimento quando agrupadas. Isso prenuncia muito estudo ecológico ainda está por vir. Teofrasto ainda escreveu sobre como os pássaros escondiam as sementes que levavam ao seu crescimento no solo.
Para nós que amamos roupas, ele foi o primeiro a escrever sobre o uso de algodão. Os amantes da comida podem se interessar em saber que ele também é o primeiro a escrever um relato sobre pimenta. Ele tem alguns trabalhos contributivos sobre sinais meteorológicos, cheiros, ventos, incêndios e sensações também. Ele escreveu um tratado Nas pedras em que ele classificou joias e pedras dependendo de seu comportamento durante o aquecimento.
Teofrasto também descreveu vários mármores, carvão, minérios de metal, pedras-pomes, pedras preciosas e outros para esclarecer melhor sua classificações. Sendo um aluno e seguidor de Aristóteles, ele seguiu suas doutrinas de perto. Ele também usou seu dom para transmitir informações para defini-los de forma mais clara e precisa.
Embora ele provavelmente sempre caia sob a sombra de Aristóteles, alguns historiadores modernos estão tentando mostrar o quão importante Teofrasto era e que ele "merece licitação igual em qualquer história do naturalismo"[2]. Tudo isso faz de Teofrasto o `pai da botânica`, mas ele era mais do que isso. Ele era um dos pais do método científico e sua influência, embora ainda grande no assunto, vai ainda mais longe do que o estudo das plantas.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Quem é o pai da botânica?, nós recomendamos que você visite nosso Graus universitários categoria.