O que faz com que seu volante não seja reto - todas as razões possíveis
Contente

Quando seu o volante não está sendo reto, provavelmente está fora de alinhamento e seus sistemas de direção e suspensão não estão funcionando nos ângulos adequados. Isso geralmente resulta em desgaste irregular e rápido da banda de rodagem, e você pode precisar substituir seus pneus muito mais cedo. Rodas desalinhadas causam desgaste irregular do pneu, economia de gás pobre e direção desconfortável ao dirigir. Aqui no oneHOWTO, nós identificamos o que faz com que seu volante não fique reto, junto com outros aspectos relacionados.
Causas do volante não reto
O primeiro passo é conhecer o causas do volante não estar reto, pois existem alguns outros sintomas que diferem e podem indicar a origem do problema. Verifique esses sinais para determinar por que seu volante não está reto:
O volante não está reto após bater no meio-fio
O forte impacto ao bater em algo durante a movimentação pode fazer com que as rodas fiquem desalinhadas. Se você pisar no freio de repente e o carro bater em um meio-fio, um buraco ou uma árvore com um solavanco, isso pode atrapalhar o sistema de suspensão do volante e o carro pode começar a virar em uma direção. Isso também pode acontecer após um acidente.
Carro para de lado
Com o tempo, as peças automotivas podem se desgastar e o carro pode começar a apresentar sinais de desgaste. As peças automotivas, como as molas de suspensão, ficam frouxas e desgastadas, devido ao qual o alinhamento das rodas pode puxe para um lado, e o carro pode começar a dirigir de forma anormal. Para evitar desgaste excessivo, leve seu carro para verificações regulares de serviço e aparafuse os parafusos sempre que necessário. Para obter mais informações, dê uma olhada em nosso artigo: Por que meu carro está puxando?
Modificação de altura
A modificação da altura pode ser um motivo para o seu o volante não está reto. Quando você modifica a altura do seu carro, o sistema de suspensão também precisa ser modificado para se adequar às mudanças. O sistema de suspensão de um carro é customizado para funcionar em certas alturas. Se você modificar a altura do seu veículo sem modificar a suspensão também, a roda do seu carro pode sofrer um sério desalinhamento.
Meu volante não está reto, mas as rodas estão
Se você recentemente levou seu carro para um alinhamento real das rodas, alguns mecânicos irão apenas corrija o alinhamento da roda e esqueça o volante. Se, após um test drive, você perceber que suas rodas estão retas, mas o volante não, certifique-se de levá-lo de volta ao mecânico, é muito rápido de consertar.

Sintomas de volante não estar reto
Se seu o volante não está reto, procure estes sintomas de desalinhamento das rodas:
- O desalinhamento das rodas ocorre quando suas rodas são posicionadas em ângulos diferentes. Pode haver uma pequena diferença, mas o suficiente para causar desgaste irregular em seus pneus. Verifique se os pneus estão desgastados e se os pneus dianteiros e traseiros parecem iguais, o problema provavelmente não é o desalinhamento. Se um pneu estiver mais gasto do que o outro, provavelmente precisa de alinhamento
- Se você tem dificuldade em manter o volante reto enquanto dirige e o veículo tende a se mover para a esquerda ou para a direita sozinho, provavelmente ele está desalinhado
- Enquanto dirige, deixe o volante manobrar o carro por conta própria. Se o carro derrapar para a esquerda ou direita, é um sinal de desalinhamento
- Quando seus pneus estão desalinhados, eles tendem a puxar um contra o outro, devido ao qual você pode sentir uma pequena vibração no volante. Quanto mais forte a roda vibrar, mais seriamente os pneus estarão desalinhados. Clique aqui para descobrir Por que o volante vibra?
Como resolver o problema
Depois de verificar o alinhamento, o mecânico ajustará os ângulos na ponta do pé, rodízio e curvatura usando ferramentas e máquinas apropriadas. Em primeiro lugar, certifique-se de que todos os pneus estão calibrados corretamente. Em seguida, siga estas instruções para corrigir o problema:
- Desconecte o fio negativo da bateria para desativar os airbags
- Gire o volante para revelar dois parafusos nos cantos superior direito e superior esquerdo
- Remova esses parafusos e puxe a tampa de plástico
- Desaparafuse os parafusos Torx que você encontrará dentro também
- Remova a porca que prende o volante em seu lugar. Você encontrará esta porca bem no centro
- Remova o volante
- Gire para a posição desejada
- Empurre a coluna para trás
- Substitua a porca e aperte para fixar o volante no lugar
- Substitua o air bag
- Substitua as tampas de plástico
- Substitua as tampas da coluna de direção e todos os parafusos
- faça um test drive e ajuste novamente, se necessário
É recomendado para verifique o alinhamento das rodas pelo menos uma vez por ano. Ao fazer isso, seus pneus durarão mais, seu veículo consumirá muito menos combustível e sua direção permanecerá tão confortável quanto nova.
Se você quiser ler artigos semelhantes a O que faz com que seu volante não seja reto - todas as razões possíveis, nós recomendamos que você visite nosso Manutenção e conserto de automóveis categoria.