Por que meu carro está rangendo ao passar por colisões - possíveis causas
Contente
- Possível causa do chiado
- Articulações esféricas ou buchas de borracha
- Peças de suspensão defeituosas
- Braço de controle do volante
- Como identificar o problema
- Como consertar o som estridente
- Para articulações esféricas rangentes
- Para buchas de borracha quebradas
- Para outros problemas relacionados à suspensão
- Se o som persistir, leve o carro para a mecânica

Quando você passa por lombadas na estrada, às vezes pode ouvir um barulho de guincho vindo de ambos os lados do carro. Da mesma forma, você pode ouvir um rangido embaixo do chassi. Esse barulho não é apenas constrangedor, pois todos ao seu redor viram a cabeça para ver seu carro, mas pode ser um sinal de que há algo muito errado. Isso pode causar danos ao veículo ou até mesmo resultar em um acidente. Leia este artigo se quiser saber a razão pela qual esse problema acontece e descubra por que seu carro range quando você passa por lombadas.
Possível causa do chiado
Articulações esféricas ou buchas de borracha
Um som estridente pode ser causado pelo desgaste da junta esférica de conexão ou da bucha de borracha. As juntas esféricas são conexões nas quais uma bola de metal fica presa dentro de um copo lubrificado com graxa. A maioria das juntas esféricas não são lubrificadas externamente. Se a graxa envelhecer ou vazar, as juntas podem começar a chiar.
As buchas são projetadas para evitar que peças individuais vibrando e causando danos. Buchas de borracha são comuns na suspensão de um carro. Se eles estiverem com defeito, quebrados ou inexistentes, as vibrações podem causar danos que levam a rangidos. A maioria das buchas de borracha não são lubrificadas e precisam trabalhar apenas a seco. Com o tempo, a borracha encolhe, racha ou seca e começa a ranger sempre que a suspensão se move. Verificar suas buchas regularmente é útil na prevenção de danos mais adiante na linha.
Peças de suspensão defeituosas
Outra causa possível é que outra parte da suspensão esteja danificada ou quebrada, o que é um problema mais sério do que o primeiro. A suspensão é composta por muitas peças menores que são conectadas por eixos, dificultando o acesso. Se alguma dessas peças estiver com defeito, isso pode levar a sons de chiado vindo da suspensão.
Suspensão defeituosa é o motivo pelo qual o carro pode ranger ao passar por lombadas. A suspensão existe para impedir choques que danifiquem o veículo ao passar por lombadas ou terrenos irregulares. Se estiverem com defeito, os solavancos causarão problemas. Absorventes de impacto fazem parte da suspensão do carro. Se não funcionarem, podem causar chiados.
O problema vai depender do tipo de absorvedor. Se forem hidráulicos, podem ter problemas de ar, vazamento de óleo ou outro problema. Os amortecedores da mola podem ter enferrujado ou quebrado em um alto impacto. Isolar o absorvedor e confirmar o problema é vital. Se você quiser saber mais, leia sobre como substituir um amortecedor no seu carro.
Braço de controle do volante
Embora o problema mais provável quando o seu carro range ao passar de lombadas seja devido à suspensão, há outros problemas. O problema pode realmente estar perto de onde você está sentado. O braço de controle do volante pode estar solto ou com defeito. Quando você vai sobre uma colisão, a força faz a roda ranger. Você pode tentar ouvir mais atentamente o volante, embora seja difícil saber de onde vem o guincho.

Como identificar o problema
É muito difícil identificar qual bucha ou junta esférica está causando o barulho de chiado. Na maioria das vezes, quando o veículo está parado, a suspensão não se move como quando está em funcionamento. Isso torna muito mais difícil identificar a parte que está causando o problema.
Aqui está uma ajuda para tentar identificar um problema de suspensão em seu carro:
- Estacione seu carro em uma superfície nivelada.
- Bloqueie todas as 4 rodas para se certificar de que o carro não rolar.
- Peça a um amigo para pular em todos os cantos do veículo. Certifique-se de que o painel da carroceria do carro não seja danificado ou amassado durante o processo.
- O carro deve balançar para que você possa ouvir o barulho do rangido. Você pode precisar bater, empurrar, puxar e pular para realmente criar o guincho que ouve enquanto dirige.
Ao fazer isso, você será capaz de, pelo menos, diminuir a área de onde o ruído está vindo. Se você ouvir um ruído quando a roda for girada, é possível que tenha um problema com um braço de controle desgastado. Peça a alguém para virar o volante com o carro estacionado em segurança. Se você ouvir um rangido vindo daqui, então é mais provável que seja um problema de suspensão (embora seja possível que eles estejam acontecendo ao mesmo tempo).
Você pode dizer se articulações esféricas são ruins ou estão desgastados observando se você tem desgaste irregular em seus pneus. Isso levará ao seu puxando carro em uma direção ou na outra. O desgaste irregular pode ser um sintoma de vários problemas, não apenas suspensão. Verifique com seu mecânico para confirmar o que pode ser.
Como consertar o som estridente
Uma vez que você tenha estreitou a localização, você pode começar a verificar o componente exato que está causando o ruído.
Para articulações esféricas rangentes
As articulações esféricas geralmente são resistentes, mas podem ficar soltas ou danificadas se a suspensão sofrer muitos golpes. Da mesma forma, eles podem ser danificados por intemperismo ou substâncias cáusticas atingindo-os. A própria bola fica dentro de um invólucro que precisa ser bem lubrificado. Se houver um vazamento ou algum outro problema, você não só precisará lubrificar a junta, mas também consertar o vazamento.
Uma das razões pelas quais a junta esférica pode vazar é por causa de um capa de borracha / proteção contra poeira. Muitas pessoas pensam que precisarão de uma nova junta esférica, mas você pode comprar novas botas de borracha facilmente. Eles vêm em embalagens de vários tamanhos, então você só precisa tentar aquele que se encaixa melhor. Lubrifique a junta enquanto remove a proteção de borracha velha e, em seguida, coloque a nova.
Para buchas de borracha quebradas
Semelhante à capa de borracha para a junta esférica, as buchas de borracha podem ser substituídas. Se a própria bucha não estiver quebrada, pode precisar de lubrificação. Você pode dizer olhando para a escova e ver se está seca ou rachada. Lubrifique a bucha com um pouco de óleo, usando um bico que permite que você penetre em pequenas fendas. O ideal é tirar a bucha e lubrificá-la por dentro.
Se o barulho de chiado vai embora, então o problema pode ser resolvido por enquanto. No entanto, se as buchas de borracha estiverem rachadas ou danificadas, elas só continuarão a se desgastar. Eventualmente, você provavelmente precisará substituí-los. Isso é algo que é facilmente feito. Aparafuse a tampa com uma chave e, em seguida, retire a bucha. Você deve ser capaz de ver a bucha e quão danificada ela está. Simplesmente substitua a bucha e aparafuse a tampa de volta. Para obter informações mais detalhadas, dê uma olhada em nosso artigo sobre como lubrificar buchas de borracha.
Para outros problemas relacionados à suspensão
Se você descartou as juntas esféricas ou buchas como a fonte do problema, é melhor não tentar investigar mais a fundo de onde vem a fonte devido à dificuldade de acesso às peças. É melhor você levar seu carro para uma garagem quando puder, para que um mecânico profissional posso ver por que seu carro está rangendo. Alterando a braço de controle do volante é algo que vai dar muito trabalho e não deve ser feito por não iniciados.

Se o som persistir, leve o carro para a mecânica
A suspensão do carro tem muitas peças e algumas exigirão um mecânico treinado para consertar ou substituir. No entanto, você deve sempre tentar ver se consegue ter uma ideia do problema primeiro. Desta forma, você pode evitar mecânicos inescrupulosos que tentam cobrar por mais trabalho do que o necessário (embora estes sejam, felizmente, uma minoria).
Para ajudá-lo a saber o que está errado, você deve descobrir quando trocar a suspensão do seu carro. Se, independente do que você fez, você ainda ouve o som, é melhor levar seu carro a um mecânico profissional para um serviço completo.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Por que meu carro está rangendo ao passar por colisões - possíveis causas, nós recomendamos que você visite nosso Manutenção e conserto de automóveis categoria.