Como verificar se há desgaste nas juntas esféricas
Contente

A junta esférica é simplesmente uma junta esférica que consiste na esfera, alojamento, tampa e, em alguns, uma arruela ou mola está incluída. Mesmo sendo bastante simples, eles têm uma função importante no carro: permitindo que a suspensão se mova para cima e para baixo. As juntas esféricas também permitem que as rodas girem para a esquerda e para a direita, o que é muito importante no veículo. No entanto, com o tempo, essas juntas esféricas podem se desgastar devido ao uso constante. Quando isso acontecer, você começará ouvir alguns ruídos, especialmente quando o carro passa por lombadas. Uma manutenção adequada das juntas esféricas é necessária para um veículo em bom funcionamento. Neste artigo, vamos explicar como verificar se há desgaste nas juntas esféricas, para que você possa ver a condição de suas articulações e decidir se precisa trocá-las ou não.
Primeiros sinais de que as juntas esféricas podem estar desgastadas
Para verificar o desgaste das juntas esféricas, você pode tentar localize a junta esférica e inspecione-a.
Em automóveis, como carros, você precisa primeiro localizar a junta esférica. Ele está situado sob o carro, abaixo da junta de direção. Normalmente existem duas juntas esféricas, uma superior e outra inferior, que estão localizadas nas suspensões. A junta esférica inferior é a que está mais sujeita a desgaste, uma vez que recebe a maior parte do abuso.
Em primeiro lugar, verifique se há excesso de lubrificante vazando da junta esférica. Se assim for, você precisa substituir a tampa de borracha. Em seguida, verifique as botas de borracha nas juntas. Se as botas de borracha sumiram ou estão rasgadas e não inteiras, é melhor substituir a junta esférica.
Se você localizar algum Desgaste irregular na borda externa ou interna do pneu dianteiro eu.e. eles estão desgastando mais rápido do que o resto da banda de rodagem do pneu, então é mais provavelmente devido à junta esférica desgastada.
Outros sinais de que as juntas esféricas do seu carro estão gastas
Normalmente, as juntas esféricas estão escondidas no carro e é muito difícil saber se elas estão gastas olhando para elas. No entanto, alguns sinais em nosso veículo nos permitirão saber que há algum tipo de problema com as juntas esféricas. A seguir, vamos explicar algumas das maneiras mais comuns de verificar se as juntas esféricas do seu carro podem estar gastas.
Ouça o som da suspensão
Se você não quiser ir embaixo do seu veículo e inspecionar as juntas esféricas, preste muita atenção ao som feito pela suspensão durante a condução. Se sua suspensão estiver fazendo algum som anormal, como ruído de batida, ruído de raspagem ou barulho de chocalho, isso significa que a suspensão está com problemas. A principal causa deste problema é o desgaste das juntas esféricas. Então, é melhor substituir as juntas esféricas sempre que qualquer som anormal vier da suspensão.
Teste a suspensão e direção
Se você não consegue ouvir nenhum som anormal em sua suspensão e não consegue encontrar qualquer desgaste, simplesmente olhando para as juntas esféricas, então você precisa teste a suspensão e direção. Para o teste, você precisa ir embaixo do veículo novamente. Então, em primeiro lugar, levante a parte dianteira do veículo e prenda-o em suportes. Em seguida, usando a mão, mova a junta ao redor. Se ele se mover, então definitivamente está estragado.
Você também pode tentar mover o pneu ao longo do eixo vertical. Se ele se mover, exceto movimento lateral, então as juntas esféricas estão desgastadas.

Olha os pneus
Também é possível verifique as juntas esféricas olhando para os pneus do seu carro. Se os pneus estiverem desgastados de forma irregular, pode ser um indicador de que as juntas esféricas estão ruins. Para verificar isso, dê uma olhada em seus pneus. Se eles estiverem mais desgastados nas bordas externas ou internas do que o resto do pneu, há uma chance de que a junta esférica esteja ruim. Se ambas as bordas (interna e externa) estiverem igualmente gastas, isso não é mais um problema da junta esférica. Neste caso, este é um indicador de uma inflação insuficiente do pneu.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como verificar se há desgaste nas juntas esféricas, nós recomendamos que você visite nosso Manutenção e conserto de automóveis categoria.