Como saber se os anéis de pistão da motocicleta estão ruins
Contente

O motor da sua motocicleta tem anéis de pistão que não apenas ajudam os pistões a trabalhar com eficiência, mas também os protegem de danos. Se seus anéis de pistão ficarem gastos ou danificados, você começará a encontrar uma miríade de problemas e questões. Se não for supervisionado, isso levará a vários problemas no motor da sua motocicleta e o resultado será um reparo caro do motor. É por isso que é melhor procurar os sinais de alerta para que você possa resolvê-los a tempo. Isto oneHOWTOartigo irá ajudá-lo a saber como saber se os anéis de pistão da motocicleta são ruins.
Sintomas de anéis de pistão ruins em uma motocicleta
Os anéis do pistão se ajustam ao redor da cabeça do pistão, a grande parte no topo do pistão. O pistão se move para cima e descer um cilindro para comprimir o gás e ligue o motor. Para auxiliar neste processo, os anéis de pistão:
- Vede a câmara de combustão para manter o máximo de gás possível no cilindro.
- Manter a qualidade do óleo e regular a quantidade de óleo usado no cilindro.
- Ajuda na transferência de calor.
Os anéis do pistão se movem para cima e para baixo no cilindro, então eles precisam ser robustos. Para reduzir o desgaste, eles são lubrificados com óleo de motor e são feitos de metais duráveis (principalmente ferro e aço). Por mais duráveis que sejam, no entanto, podem se desgastar ou quebrar. A principal razão para isso é o desgaste ao longo do tempo. É possível que eles fiquem soltos ou quebrados por outros motivos, mas eles precisam ser mais específicos.
Se houver um problema com seus anéis de pistão, a motocicleta apresentará vários sintomas. Esses sintomas podem ser semelhantes a outros problemas que você pode observar quando há compressão insuficiente em sua motocicleta. Embora esses sintomas possam não ser um sinal seguro de que os anéis de pistão estão danificados, eles podem ser bons indicadores de que você precisa verificar se há danos ou desgaste nos anéis de pistão. Se for esse o caso, eles podem precisar ser substituídos imediatamente. Alguns dos sintomas a serem observados são:
- Fumaça cinza ou branca do escapamento da motocicleta: cinza ou fumaça branca de seu sistema de exaustão é um sinal claro de queima de óleo. Isso pode acontecer quando o óleo vaza para a câmara de combustão da sua motocicleta e se queima junto com o gás.
- Consumo excessivo de óleo: se os anéis de pistão da sua moto estiverem ruins ou gastos, o óleo começará a fluir para a câmara de combustão da sua moto, o que significa que você precisa substituir o óleo com mais frequência.
- Baixo consumo de energia quando você acelera: quando seus anéis de pistão estão ruins, a compressão se deteriora, o que leva a diminuir a potência do motor de sua motocicleta. O resultado será uma aceleração fraca.
- Deterioração geral no desempenho e potência: embora a perda de potência é algo causado por vários possíveis problemas no motor da motocicleta, anéis de pistão danificados são um deles.
Como verificar os anéis de pistão de uma motocicleta
Quando você notar qualquer um dos sintomas acima, você deve considerar os diferentes problemas possíveis que podem estar afetando sua moto. Anéis de pistão danificados são apenas um deles. O ideal é que você leve a motocicleta a um mecânico qualificado. Um mecânico profissional pode execute um teste de compressão no motor e melhor determinar a causa do problema.
Um teste de compressão, também conhecido como teste de vazamento, funciona introduzindo ar comprimido em um cilindro e calculando a taxa de vazamento. Isso requer um medidor de compressão. É semelhante ao medidor usado para verificar a pressão do pneu, mas geralmente é mais durável e adaptado ao próprio cilindro. Você pode comprar este medidor de compressão sozinho, mas terá que pesar esse custo com o quanto você o usaria.
Se você ou um mecânico são testando a pressão do cilindro da motocicleta, este é o processo:
- Leve a motocicleta à temperatura normal de funcionamento, deixando o motor funcionar por um tempo, mas desligue-o depois.
- Para motores de injeção de combustível, desative a bomba de combustível removendo o fusível da bomba de combustível. Caso contrário, desligue o petcock e libere todo o combustível.
- Remova todas as velas de ignição e o fusível de ignição (se aplicável).
- Anexe o medidor de compressão a um dos cilindros, lubrificando-o primeiro com a graxa fornecida.
- Mantenha o acelerador aberto e dê partida na motocicleta. Você provavelmente precisará de 3 ou 4 impulsos até que a agulha no medidor se mova.
- Registre a leitura e repita com todos os outros cilindros.
Uma vez que as leituras tenham sido registradas, você precisa compará-las com o manual da motocicleta para saber em que nível deveria estar. Se você não tiver um manual, deverá ser capaz de procurar online. No entanto, existem tantas partes complicadas para testar a pressão de um cilindro que um mecânico deve fazê-lo se você não tiver certeza do que está fazendo. Além disso, embora um teste de compressão nos ajude a verificar se os anéis do pistão estão ruins, pode haver outros motivos pelos quais o cilindro perdeu pressão (e.g. um rachado cabeça de cilindro).

Outras maneiras de verificar os anéis do pistão
Uma maneira mais direta de verificar se o anéis de pistão são ruins é dar uma olhada neles. Como dissemos antes, os anéis do pistão estão localizados ao redor da cabeça do pistão. Você pode observar a qualidade deles, vendo se eles têm algum dano evidente. Embora sejam feitos de metais duráveis, eles podem ser usados.
Infelizmente, verificar os anéis de pistão diretamente não é uma tarefa fácil. Isso exigirá a remoção de toda a extremidade superior da motocicleta. Quando isso acontecer, é possível que os anéis do pistão pareçam bem, mas na verdade estão deixando o óleo escorregar ou danificando o cilindro. É por isso que você experimenta qualquer um dos sintomas acima, você deve verifique a pressão primeiro. Se a pressão estiver boa, é provável que seja outro problema. Por exemplo, fumaça branca pode ser emitida devido a um problema na linha de combustível.
Como substituir os anéis de pistão da motocicleta
Se os anéis de pistão da sua motocicleta estiverem ruins, você precisará substituí-los assim que você identificar o problema. O preço que você terá que pagar depende de uma série de fatores. O mais importante é a marca e o modelo da sua motocicleta. O tipo e a condição do motor da sua motocicleta também determinarão o custo geral que você terá que pagar.
Substituir os anéis de pistão da motocicleta pode ser muito caro. A razão para isso é porque é muito trabalhosa. Se um mecânico estiver cobrando cerca de US $ 100 por hora, o trabalho pode custar $ 500 a $ 1000 ou ainda mais. O processo pode levar um dia, pois a extremidade superior precisa ser separada. Você poderia chegar a um acordo, mas cabe a você obter uma cotação e avaliar o custo.
Se um mecânico tiver certeza de que os anéis de pistão são o problema, eles precisarão ser substituídos. Se eles fizerem esse trabalho, você deverá examinar qualquer outro problema enquanto o topo estiver desligado, como verificando as válvulas. Isso é porque é um trabalho grande e caro, então você pode também diminuir as chances de ter que fazer de novo.

Conclusão
Pode haver vários motivos pelos quais seus anéis de pistão ficam danificado ou desgastado. Mas com manutenção e serviço regulares de sua motocicleta, os componentes receberão danos mínimos. Motocicletas com manutenção insuficiente irão desgastar os anéis de pistão mais rapidamente. Por exemplo, não substituindo o óleo do motor regularmente significará que os anéis do pistão não são lubrificados e danificarão mais facilmente.
Se você deseja garantir que sua motocicleta tenha uma vida longa e saudável, siga estes 10 dicas de manutenção de motocicletas para manter sua motocicleta saudável. Você também precisará ter sua motocicleta verificada regularmente. Em alguns países, a motocicleta exigirá um teste de viabilidade todo ano. Alguns países não, mas são uma boa ideia independentemente.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como saber se os anéis de pistão da motocicleta estão ruins, nós recomendamos que você visite nosso Manutenção e conserto de motocicletas categoria.