Como ajustar as válvulas do motor da motocicleta

Válvulas em seu motor de motocicleta fechado e aberto centenas de vezes a cada minuto. Feitos de metal, eles esquentam conforme você dirige e se expandem. Como resultado, as sedes das válvulas se desgastam com o tempo, fazendo com que as válvulas se movam para a cabeça de alumínio. Isso reduz a folga entre os lóbulos do came e a extremidade da haste da válvula, afetando assim a maneira como as válvulas fecham e abrem. Quando você compra uma motocicleta nova, a folga da válvula permanece estável pelas primeiras 80-120 horas e, em seguida, começa a se desgastar. Para lidar com isso, você precisa ajustá-los regularmente. Se não forem supervisionadas, as válvulas não irão assentar completamente e você ouvirá o ruído do trem de válvulas com mais clareza. Se você decidiu fazer isso sozinho, este oneHOWTO o artigo vai te dizer como ajustar as válvulas do motor da motocicleta.
1. Antes de descrevermos as etapas que você precisa seguir para ajustar as válvulas do motor da motocicleta, vamos dar uma olhada no sintomas que indicam que sua motocicleta precisa de liberação de válvula ou ajuste:
- Você pode ouvir um tipo de ruído de batida na área da válvula
- Sua motocicleta vai começar a perder potência
- O motor é difícil de ligar
- O som da sua moto muda
2. Reúna as ferramentas necessárias: Algumas ferramentas de que você precisaria para ajustar suas válvulas incluem:
- Conjunto de soquete
- Alicate de ponta fina
- Chave de fenda
- Chave de torque
- Medidor de espessura
- Micrômetro
3. Preparar: Para se preparar para o trabalho, em primeiro lugar você deve saber que a motocicleta precisa estar completamente fria. Portanto, certifique-se de deixar sua motocicleta na garagem durante a noite e não a use antes de tentar ajustar as válvulas.
Remova o tampa da válvula. Use uma chave de fenda para afrouxar os parafusos da tampa da válvula e remova sua cabeça uniformemente de todos os lados.
Além disso, você terá que remova muitas coisas da área da tampa das válvulas da motocicleta, para que você possa trabalhar convenientemente com as válvulas e as árvores de cames. Esses incluem:
- Radiador
- Caixa de ar
- Tanque de gás
- Tanque, carenagens intermediárias e superiores
- Enchimento do radiador
- Termostato e mangueiras
- Bobinas
- Carburador
- Refrigerante e óleo de drenagem
- Linha de entrega de óleo
- Tubo direito
Enquanto você remove essas partes, é melhor continuar clicando nas fotos, para que você possa recuperá-las caso se esqueça de algo.

4. Meça a folga: Depois de remover a tampa, você poderá ver a corrente de cames e as árvores de cames. Agora gire o alternador no sentido anti-horário após remover a tampa do alternador. Você será capaz de ver um `T` perto da linha do cárter. Agora você tem que medir quatro folgas para as válvulas do pistão. Tente com o calibrador de folga mínimo e trabalhe até identificar aquele que simplesmente não entra. A folga que você quer é menor que esta. Faça uma tabela de todas as medidas. Depois de medir seu primeiro pistão, faça-o com outros pistões também, girando-os 180 graus no sentido horário. Depois de fazer isso, você será capaz de identificar quantas válvulas do motor estão desajustadas.
5. Faça os ajustes: Remova as árvores de cames, guias da corrente de cames, tensor da corrente de cames e tampas das árvores de cames até ver os baldes ou elevadores de válvula. Você encontrará um calço sob cada um desses. Retire todos os elevadores que deseja substituir. Coloque-os em uma folha de papel junto com seus calços e observe seu tamanho para que você possa obter uma substituição para eles. Se você não tem certeza do tamanho deles, você pode use um micrômetro para medir sua espessura. Aplique um pouco de óleo de montagem ou graxa moly nos novos calços, coloque-os de volta no motor e cubra com os elevadores que você removeu anteriormente.

6. Junte-os novamente: Pegue a ajuda de suas fotos e coloque tudo de volta no lugar. Volte a colocar as árvores de cames, instale a corrente de volta sobre elas, alinhe os marcadores com as tampas das árvores de cames, aperte as tampas, empurre a corrente de cames entre as duas rodas dentadas, rode lentamente o alternador e certifique-se de que está tudo alinhado. Agora, reinstale o tensor e certifique-se de que todos eles estão perfeitamente executados.
7. Finalizar: Finalmente, reinstalar o alternador e a tampa da válvula. Você pode considerar substituir a bucha de borracha velha e os parafusos por novos, e também reabastecer o líquido de arrefecimento e o óleo drenado. Como você já removeu o refrigerante, é o momento certo para fazer uma lavagem do refrigerante também. Agora, dê a partida na motocicleta e desfrute de um passeio melhor do que antes.
Certifique-se de acompanhar o seu manutenção da motocicleta como, se você deixar as válvulas desajustadas, isso pode causar problemas sérios e caros.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como ajustar as válvulas do motor da motocicleta, nós recomendamos que você visite nosso Manutenção e conserto de motocicletas categoria.