Por que os bigodes do gato caem?? - Todas as razões possíveis
Contente
- O que exatamente são bigodes de gato?
- Por que os bigodes do meu gato caem? - Todos os motivos
- Ciclo de cabelo normal e muda
- Estresse e ansiedade
- Alergias de pele e parasitas externos
- Os bigodes do gato voltam a crescer??
- O que acontece se você cortar os bigodes de um gato?
- Mitos sobre bigodes de gato

Se o seu gato se comporta de uma maneira diferente ou faz algo que você nunca viu antes, certamente irá surpreendê-lo. Por isso é bom consultarmos sobre o assunto e consultar nosso veterinário se algo realmente nos preocupa. Uma coisa que surpreende muitas pessoas que vivem com gatos é encontrar bigodes no chão ou na cama ou ver que eles falham ao escovar o gato.
Como queremos que você conheça melhor seu animal de estimação para que ele coexista de maneira mais eficiente e aproveite ao máximo seu animal de estimação, em gostaríamos de lhe dar a resposta à sua pergunta. Continue lendo se quiser saber porque bigodes de gato caem.
O que exatamente são bigodes de gato?
Esses cabelos são chamados vibrissas e são encontrados em todo o corpo de um felino, mas podemos encontrá-los em maior quantidade nas laterais do focinho. Vibrissae são cabelos como os do resto do corpo, mas são muito mais grosso, mais duros e podem ser principalmente brancos ou pretos (geralmente são brancos no focinho ou na área da boca e aqueles no resto do corpo podem ser bicolores).
O bigodes, ou vibrissas de focinho, geralmente medem exatamente a mesma largura do corpo do gato e são utilizadas medir o espaço e inconscientemente calcular se eles podem passar bem por essa área ou, por outro lado, é muito estreita. Da mesma forma, também são usados como sensores para saber se vão atingir um objeto ou perceber os movimentos de outros animais Ao redor deles. Tudo isso graças ao fato de que na base do vibrissas existem muitas terminações nervosas que são muito sensíveis e comunicam todas essas informações ao cérebro do animal, dependendo da pressão que sentem.
Além disso, esses pelos faciais também servem para expressar seu humor. Se os bigodes estiverem relaxados, um pouco para baixo e alguns retos para os lados, é sinal de que também estão relaxados, ou pelo menos estão calmos. Mas se eles os colocarem para frente, para trás ou para baixo de forma que fiquem no focinho, significa que eles estão alertas, com medo ou com raiva.
Normalmente, os gatos têm entre 16 e 24 bigodes no total, entre os dois lados do focinho, e são uniformemente distribuídos entre os dois lados em duas ou três fileiras cada.

Por que os bigodes do meu gato caem? - Todos os motivos
Como vimos, bigodes são um tipo de cabelo que se encontra por todo o corpo de seu companheiro felino, mas são principalmente visíveis em maior número nas laterais do nariz. Então, realmente, o principal razões pelas quais os bigodes de um gato caem são os mesmos que caem do resto do pelo, como bigodes encontrados acima dos olhos:
Ciclo de cabelo normal e muda
Os gatos domésticos podem mudar algumas vezes por ano, quando o clima muda de quente para frio e vice-versa para aumentar ou reduzir sua pelagem. Mas também podem mudar porque o aquecimento está sempre ligado na casa em que moram e isso faz com que o corpo do gato acredite que está quente ou o contrário com o ar condicionado. A questão é que alguns vibrissas vai cair quando estiver muito quente e eles tiverem que renovar o casaco.
Além disso, o ciclo natural do cabelo é exatamente o mesmo no caso das vibrações do focinho: nascem, crescem, amadurecem e caem.
Estresse e ansiedade
Esta é uma das principais causas da queda do bigode do gato e pode ser identificada, entre outras canta e sintomas, com queda excessiva de cabelo além de perder os bigodes. Portanto, se você observar que seu parceiro felino tem muitos pelos e também pelos grossos no focinho e tem comportamentos como ficar muito ansioso, correr e miar muito mais do que o normal e se esconder, ele pode estar sofrendo de ansiedade e estresse. Consulte seu veterinário para encontrar a melhor solução para você.
Alergias de pele e parasitas externos
Outra causa importante de queda dos bigodes do seu gato é que ele tem alergias de pele, algum tipo de dermatite em gatos ou tem parasitas externos como pulgas, piolhos ou carrapatos.
Em ambos os casos, seu gato sentirá muita coceira e desconforto, a ponto de coçar muito na área mais afetada e isso ocasionar seu pelo e o vibrissas cair excessivamente. O veterinário terá que examinar o gato de perto para diagnosticar corretamente e então prescrever o melhor tratamento para alergia em gatos ou a melhor forma de desparasitar seu gato, dependendo do tipo de parasita, grau de infestação e saúde geral de seu animal de estimação.

Os bigodes do gato voltam a crescer??
Sem dúvida, esta é uma das perguntas que ainda se ouvem com frequência em relação a esses pêlos de gato. Os donos que veem os bigodes do gato caírem, e principalmente se ele cair muito, perguntam-se se os bigodes vão sair de novo ou não.
Se isso acontecer, você pode ficar calmo porque a resposta é SIM os bigodes dos gatos voltam a crescer. Se caíram devido ao seu ciclo normal, os bigodes não demorarão a crescer de volta ao seu comprimento original, se for devido a doenças como o estresse ou uma alergia, até que este problema não seja resolvido eles não começarão a crescer novamente, mas assim que for resolvido, vamos vê-los crescendo novamente ao redor do focinho .
O que acontece se você cortar os bigodes de um gato?
Você pode cortar os bigodes de um gato? Algumas pessoas podem pensar que um gato com bigodes longos e irregulares não parece bom e decidir cortar ou aparar seus bigodes para dar ao gato uma aparência mais estética. Por outro lado, existem aqueles que jamais fariam tal coisa, pois pensam que, por serem os bigodes mais grossos e duros que o cabelo normal, contêm nervos por dentro e, portanto, cortá-los pode causar dor, danos e sangramento ao o gato.
A verdade é que os bigodes são iguais ao resto do corpo do animal e não têm nervos no interior, por isso apará-los não causará dor nem sangramento. Mas isso não significa que cortar os bigodes de um gato passe despercebido ou mesmo seja bom para os gatos ou qualquer uma das outras vibrissas que eles têm ao redor do corpo.
Na verdade, é ruim cortar bigodes de gatos já que o que acontece ao torná-los mais curtos é que o animal perde sua capacidade de se guiar e se orientar adequadamente em seus arredores e terá dificuldade em detectar as coisas de perto, pois eles não têm uma visão tão boa quando se trata de distâncias curtas como eles fazem com a visão de longa distância. Tudo isso facilmente o deixará muito desajeitado e causará colisões, estresse, quedas e outros acidentes que podem ser evitados simplesmente deixando seus bigodes no lugar. Portanto, NÃO recomendamos cortar bigodes de gato em qualquer circunstância.

Mitos sobre bigodes de gato
Como vimos, o vibrissas no focinho e no resto do corpo felino são muito importantes e especiais. Além das dúvidas que já resolvemos neste artigo, descobrimos que existem muito mais sobre o assunto bigodes de gato, e muitos deles são na verdade crenças falsas:
- Os gatos sentem a dor e sangram se você cortar seus bigodes.
- Eles não podem crescer novamente depois de cair, rasgar ou serem cortados.
- Nada acontece se você cortá-los, o animal não sofre e nada acontece com ele.
- Eles perdem a capacidade de cair de pé ao pular ou cair de uma certa altura.
- Gatos com bigodes aparados não saem de casa.
- Se as pessoas cortarem os bigodes, com certeza voltarão para casa depois de saírem.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Por que os bigodes do gato caem?? - Todas as razões possíveis, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.