Por que os gatos têm bigodes?
Contente

Cada detalhe do rosto de um gato é simplesmente adorável. Seus olhos com seu olhar intenso, seu narizinho rosado e, claro, seu bigodes fofos que lhes dá tanta personalidade. Mas embora para nós possam parecer pêlos normais, fazem parte da anatomia felina, deves saber que não existem por acaso e que desempenham funções importantes para o animal. Você sabe por que os gatos têm bigodes?? Se você não tem idéia, continue lendo, porque em nós iremos explicar em detalhes.
Os bigodes do gato são como os cabelos normais?
O anatomia de um gato é uma máquina perfeita: eles sempre podem pousar em pé graças ao seu corpo flexível e sentidos aguçados, eles são rápidos, furtivos para caçar melhor e, claro, eles têm um senso de direção único. E claro que tudo isso se deve a um corpo desenhado para isso, então fica claro que os bigodes do gato não são simples fios de cabelo.
Esses cabelos, também conhecidos como vibrissas são na verdade uma parte principal do senso de direção de um gato. Seus bigodes são rígidos e nas pontas eles têm um órgão sensorial conhecido como proprioceptores, enquanto os folículos têm um grande número de terminações nervosas que se conectam aos músculos, cérebro e sistema nervoso do animal, tudo o que o gato sente através de seus bigodes viaja para o cérebro e permite que eles ajam e se movam de certas maneiras.
Através de seus bigodes, os gatos podem sentir qualquer mudança em seu ambiente e se mover evitando os perigos, entrando em locais apertados sem ficar presos e sem perder a direção. Embora obviamente essas vibrissas também sejam conhecidas como bigodes, os gatos também têm esses pêlos táteis em áreas como as sobrancelhas, orelhas, mandíbulas e patas dianteiras, o que lhes permite manter um senso de direção aguçado.

A ferramenta perfeita para orientação
Se algo caracteriza os gatos, é o seu poderoso sentido de direção, que lhes permite mover-se pela sala mesmo na escuridão total, tudo isso graças às suas vibrissas, entre outras coisas. Uma das razões pelas quais os gatos têm bigodes é porque eles servem para detectar qualquer mudança em seu ambiente por meio de detalhes simples como o vento, permitindo que eles vejam se há um objeto que eles têm que desviar ou como chegar ao ponto que desejam alcançar.
Eles podem sentir as correntes de ar em uma sala ou em seu ambiente e, graças aos sensores na ponta de seus bigodes, detectar onde móveis, obstáculos ou perigos potenciais estão localizados e se mover de acordo com o que estão sentindo. Isso certamente os torna os reis indiscutíveis da noite.

Seus bigodes os ajudam a saber onde podem se esgueirar
Se você mora com um gato, você já sabe disso: os gatos adoram entrar em todos os tipos de lugares apertados nos esconderijos mais intrincados, algo para o qual seus bigodes são muito úteis.
Uma das funções mais importantes dos bigodes de um gato é permitir que o animal determine se esta lacuna, esconderijo ou espaço em que eles querem entrar é adequado para eles. Os pêlos desta zona têm quase a mesma largura do corpo, de modo que quando o animal põe a cabeça no espaço que deseja entrar várias vezes como normalmente o fazem, pelos bigodes, sente se é adequado para o seu tamanho e forma.

Os bigodes dos gatos podem mostrar como eles estão se sentindo
Outra razão por que os gatos têm bigodes é porque eles são tão úteis para este animal em termos de movimento e localização, não é surpreendente que eles também os usem para expressar seu humor ou sentimentos. Por exemplo, quando um gato caça ou brinca de caça, é normal ver seus bigodes apontando para a frente, na direção da presa que deseja capturar. Da mesma forma, se o gato está feliz ou calmo, seus bigodes ficam para fora do rosto e não se movem, enquanto se ele se sentir ameaçado ou chateado, pode incliná-lo para trás, perto de seu rosto.
Sentir essas mudanças será importante para saber o humor do seu animal de estimação, mas isso não é tudo o que é interessante saber sobre eles. Se você quiser saber mais sobre gatos, não perca nossos artigos:

Nunca corte seus bigodes!
Depois de descobrir tudo para o que os bigodes do gato são importantes, a ideia de cortá-los é claramente maluca. Ao fazer isso, você estará tirando do animal uma ferramenta importante que permite que ele se mova e se instale em seu ambiente, diminuindo assim seus sentidos. Esta é uma área muito importante para o animal, por isso é melhor nunca manuseá-la para evitar causar problemas para o seu gato.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Por que os gatos têm bigodes?, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.