Como tratar um gato estressado

A maioria dos humanos imagina os gatos como um animal de estimação relaxado, sempre deitado em uma almofada, cama ou sofá, vago e silencioso. No entanto, os gatos são um dos animais que ficam mais facilmente estressados. Os gatos são particularmente sensíveis às mudanças na rotina e quando se sentem oprimidos, o animal pode sofrer muito. No pr.comcorpx.info nós te ensinamos como tratar um gato estressado.
1. A primeira coisa que você deve saber é como identificar um gato estressado e embora você possa não acreditar, existem algumas manifestações muito comuns que vão nos orientar sobre a saúde do nosso gato e nos dar alguns sinais. Se você acha que seu gato pode sofrer de estresse, não hesite em pedir ajuda ao seu veterinário.
2. Sintomas comuns de gatos sob estresse incluem:
- Marcação territorial, tanto de urina quanto de arranhões, às vezes apesar de ser castrado.
- Mudanças no apetite, de anorexia a compulsão alimentar.
- Agressividade.
- Mudanças no pelo, como queda excessiva de cabelo, calvície ou até mesmo arrancamento do pelo.
- Personagem evasivo, se escondendo e evitando o contato.
- Miado constante.
- Hiperatividade e nervosismo.
- Fazendo seus negócios fora da bandeja sanitária.
3. Outras manifestações físicas de gatos estressados são várias problemas de saúde:
- Diarreia frequente.
- Tremores.
- Vômito.
- Pupilas dilatadas.
- Cistite intersticial idiopática.
- Infecções recorrentes.
- Problemas de pele.
- Asma.
4. Gatos estressados também costumam parecer diferentes para um gato saudável. Geralmente suas orelhas caem, eles têm uma expressão triste e abatida, seu rabo está abaixado e eles parecem assustados. Precisamente porque esses sintomas podem ser típicos de outras doenças, é muito importante consultar o seu veterinário para descartar outras condições.
5. O melhor caminho para prevenir o estresse em gatos é acostumá-los a se socializarem como gatinhos, assim eles se acostumarão com a presença de outros humanos e animais. Lembre-se que apenas a presença de outros gatos e as rivalidades que ocorrem entre eles é um dos principais motivos para os gatos ficarem estressados.
6. É essencial para evite mudanças repentinas na rotina como viagens, muitos gatos na mesma casa ou muitos visitantes. Os gatos ficam muito presos em seus caminhos e variar sua rotina vai acabar deixando-os ansiosos. Portanto é necessário que você respeita seus tempos e seus hábitos, e se forem de natureza negativa, podem ser alterados com paciência e educação.
7. Dando-lhes um espaço adequado, o mais espaçoso e confortável possível, que pode ser isolado quando necessário, dará ao seu animal de estimação espaço para respirar e relaxar um pouco. Como dono de um gato, você deve se colocar no lugar dele e pensar como um gato, porque os gatos precisam de seus momentos, e mesmo que sejam amorosos, também devemos respeitar quando o animal quer ficar sozinho e fora de vista.
8. Para tratar um gato estressado, você também pode fornecer ao seu amigo brinquedos para entretê-lo e pontos para arranhar o gato para ajudá-lo a liberar a tensão e marcar em um objeto apropriado. Não os deixe sozinhos por longos períodos, pois são animais que anseiam por seus donos. Se apesar de todas essas práticas, seu animal não melhora, você deve consultar seu veterinário sobre a possibilidade de um tratamento com drogas.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como tratar um gato estressado, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.